O urucum é rico em antioxidantes, encontrados em vários compostos vegetais, como carotenoides, terpenoides, flavonoides e tocotrienois, que auxiliam na neutralização dos radicais livres, moléculas nocivas que podem provocar o surgimento de doenças crônicas, distúrbios cerebrais e doenças cardíacas.
Os tocotrienois presentes no urucum, por sua ação antioxidante potente, ajudam na redução do colesterol ruim que é responsável por formar placas de gordura nas artérias e, assim, esta planta ajuda a prevenir e reduzir o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, infarto ou derrame cerebral.
Já para uso caseiro, é da semente do urucum que são extraídas as substâncias ativas e, desta forma, é possível consumi-lo por meio de chás preparados a partir das folhas secas ou frescas, no óleo para a culinária ou como corante na alimentação.
Uma das formas de se aproveitar as propriedades do urucum é ingerindo a iguaria em forma de chá. A bebida pode ser preparada com as folhas ou sementes do fruto, possuindo um modo de preparo diferente em cada um dos casos.
O Urucum, planta tipicamente brasileira, ajuda a reduzir a gordura do fígado. É o que diz uma nova pesquisa realizada pela faculdade de engenharia de alimentos da Universidade de Campinas. Os pesquisadores descobriram que o extrato da semente diminui a inflamação do fígado, e ajuda, inclusive, a controlar o colesterol.
Os sintomas da alergia ao urucum incluem coceira, inchaço, pressão arterial baixa, urticária, dor de estômago e sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII) (confira aqui estudos a respeito: 16, 17).
Em doses muito elevadas podem causar um efeito purgante e hepatotóxico. Contra-indicações: O consumo das sementes ou da raiz pode ser abortivo. Posologia e modo de uso: Infusão: 10g de raiz ou sementes para 1 litro de água. Tomar 1-3 xícaras ao dia.
O uso do urucum em banhos rituais ou em cerimônias de purificação ajuda a eliminar energias negativas e a revitalizar a pessoa espiritualmente. Conexão com as Divindades: O urucum é muitas vezes oferecido às entidades espirituais na Umbanda como uma forma de honrá-las e estabelecer uma conexão mais profunda.
A Semente de Urucum é conhecida por proporcionar diversos benefícios para a saúde. Entre elas, por auxiliar na boa saúde do fígado, para a saúde do sistema respiratório e é indicada para desconfortos no sistema digestivo. Pode ser consumida como chá ou então em receitas!
- Coloque as sementes em um copo de água e deixe em imersão por um dia. - Retire as sementes com um coador. A bebida é usada para cicatrização de feridas estomacais e diminuição do colesterol. - Coloque as sementes em uma chaleira com água fervente.
Cabelos: O óleo de urucum é rico em betacaroteno e ajuda a reestruturar os fios auxiliando na proteção dos raios ultravioleta. o óleo é extraído do fruto do urucuzeiro, aquele de tom avermelhado típico da Amazônia. É ótimo para quem está com os cabelos fracos, pois provoca uma “reforma estrutural” nos fios.
A semente de urucum é utilizada na culinária como condimento e como substituto de corantes artificiais na indústria de panificação, bebidas, sorvetes e massas. Tem, também, aplicação na indústria de cosméticos, como protetor da pele contra a ação de raios solares.
Para a nutróloga, o urucum melhora os receptores da insulina, o que promove uma baixa da glicose sanguínea e estimula a redução de gordura periférica, favorecendo, assim, o emagrecimento corporal.
Ele tem propriedades medicinais, dá cor e sabor na comida e faz parte de rituais da cultura indígena", explica. O fruto é uma importante fonte de vitamina E que ajuda a fortalecer o sistema imune e previne doenças como alzheimer. Ele também possui ações anti-inflamatórias e antioxidantes.
O Colorau, também conhecido como Urucum, é uma semente de pequena árvore nativa das regiões tropicais da América do Sul. Atualmente o Brasil e as Filipinas são os maiores produtores mundiais do Colorau. O Colorau (Urucum) é uma especiaria de sabor forte, terroso, delicado e um pouco apimentado, com um toque amargo.
Afirma-se que o extrato obtido do urucum também consegue diminuir a proliferação de células cancerígenas, bem como levar à morte celular células de câncer de próstata, pâncreas, fígado e pele, dentre outros tipos de câncer. Em relação aos olhos, por ser rico em carotenoides, o urucum garante melhor saúde aos olhos.
O colorau é um condimento feito a base de pimentão ou urucu, mas pode acentuar refluxo gastroesofágico e gastrite caso seja usado em excesso. Melhore o tratamento do Refluxo com outros fitoterápicos, vitaminas, minerais e enzimas, bem como dieta específica.
O urucum serve também para o acabamento de objetos tradicionais, com pontas de flecha e cestos. Alguns indígenas, saindo em viagem pela mata, habitualmente esfregam a tinta de urucum no corpo, ou apenas nas pernas e coxas, para afastar pulgas e outros insetos.
O urucum possui dois corantes principais: a bixina, de coloração vermelha e solúvel em óleo, e a norbixina, também denominada orelhina, éster da bixina, de coloração amarela e solúvel em água.
Usamos urucum para espantar espiritual mal nas pessoas, para não invelhecer mais rápido, para não ter problema de saúde mental, não ser atacado pelo vários donos diferentes e outra...
1 colher de sopa de sementes de urucum . 60 ml de óleo vegetal (soja, milho, girassol, canola...) Juntar sementes e óleo numa panela pequena e levar ao fogo mínimo. Deixar até pegar cor (uns 10 a 15 minutos).