O registro da marca protege os interesses da empresa. A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é o principal elo entre o negócio e o cliente.
Ter uma marca registrada traz inúmeros benefícios para o seu negócio, além proporcionar segurança jurídica, ajuda a aumentar a credibilidade e a rentabilidade da sua organização.
A marca é o DNA de uma empresa e é o que conecta o cliente ao produto. Por isso, ela precisa demonstrar a capacidade do negócio para atender às necessidades do consumidor, garantindo satisfação e melhor experiência a quem escolhe o seu empreendimento e os produtos.
Consequentemente, o registro traça novos horizontes que podem alavancar qualquer empreendimento. Ele abre portas, por exemplo, para as franquias, que deixam de parecer um sonho distante. Contudo, isso só será possível se a marca tiver sido registrada.
A formalização e o registro da empresa geram oportunidades e ganhos para o negócio. Além disso, seu empreendimento tem mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, exportar e receber subsídios do governo.
Ao contrário do que se imagina, o registro de uma marca é relativamente acessível: R$ 355 para registrar no INPI, mais o pagamento de taxas que variam de R$ 298,00 a R$ 745,00. No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Consulte as marcas já registradas. Antes de pensar em sua marca e em seu registro, é importante fazer uma consulta ao Sistema de busca de marcas do INPI. ...
A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, que pode ser estendido para mais 137 países, pois o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica.
O melhor momento sempre vai ser antes de qualquer investimento em identidade da marca. Verificar se ela está disponível e estando ela disponível, já entrar com o pedido de registro.
Como já mencionamos, o registro da marca garante o uso exclusivo do dono contra o uso de terceiros, da mesma forma que protege a identidade da sua empresa, ou seja, a maneira que ela será conhecida no mercado.
O valor de marca é a soma total das percepções, sentimentos e experiências que os consumidores associam à sua empresa e aos seus produtos ou serviços. É a reputação que você constrói ao longo do tempo, a confiança que você ganha e a diferenciação que o destaca da concorrência.
Marca é um sinal distintivo cujas funções principais são identificar a origem e distinguir produtos ou serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins de origem diversa.
Este é um serviço do(a) Instituto Nacional da Propriedade Industrial . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo. O registro tem validade por 10 anos renováveis sucessivamente (Códigos 374 e 375).
A proteção conferida pelo registro assegura ao titular da marca ou ao depositante o direito de: - ceder seu registro ou pedido de registro; II - licenciar seu uso e; III - zelar pela sua integridade material ou reputação.
A marca registrada garante ao seu titular o direito de uso exclusivo no território nacional em seu ramo de atividade econômica pelo período de dez anos, a partir da data da concessão. O registro pode ser prorrogado por sucessivos períodos de dez anos.
Qual o principal objetivo de criação de uma marca?
O propósito da marca é a razão para a marca existir além de possibilitar o ganho monetário. É o principal ou os principais motivos que levam as pessoas a trabalhar em torno dos objetivos da empresa.Se você quer um propósito de marca realmente poderoso, ele precisa estar relacionado ao produto ou serviço em si.
Ela transmite os valores empresariais e fornece uma identidade ao negócio. Mais que mostrar ao público-alvo que determinado produto ou serviço possui a capacidade de satisfazer suas necessidades e desejos, a marca é responsável pela identificação do cliente com o que ela representa e também com o que ela entrega.
A missão se refere à atividade da empresa, o motivo pelo qual o seu negócio existe. Em outras palavras, a missão é a razão pela qual você arregaçou as mangas para tirar a sua marca do papel. A missão aponta a solução que você deseja oferecer aos seus clientes.
Patente é a proteção de uma invenção que garante a exclusividade por determinado tempo a quem a criou, independente se for uma empresa, pessoa física ou universidade. A patente protege o inventor, garantindo a ele o uso exclusivo da invenção, para que possa ser mantida, vendida ou licenciada.
Titularidade de marca, portanto, é a certificação legal da posse de uma marca. Quem é titular, tem a segurança de que nenhuma outra empresa poderá fazer o uso indevido de sua identidade, estando protegido por lei em caso de descumprimento.
O valor inicial a ser pago ao INPI é de R$142,00 caso você tenha direito a taxas reduzidas (PF, ME, MEI e EPP), ou R$355,00 para quem não tem o mesmo benefício.
É preciso de um advogado para iniciar o registro da marca?
Qualquer cidadão pode realizar pedido de registro de marcas ou patentes no INPI, sem que seja necessária a contratação de um advogado ou dos chamados agentes de propriedade industrial, nos casos em que o pedido não é feito pessoalmente.
O órgão responsável por fazer essa avaliação e validação é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e a média de tempo para registro de marca é de aproximadamente um ano a um ano e meio.