Fiat: Mobi 1.0 (2016 a 2023), Argo 1.0/1.3/1.8 (2017 a 2023), Toro 1.8/2.4 (2016 a 2021), Strada 1.4 (2013 a 2023); Jeep: Renegade 1.8 (2015 a 2021), Compass 2.0 (2015 a 2021); Nissan: Kicks 1.6 (2016 a 2022), Sentra 2.0 (2010 a 2020), Versa 1.6 (2012 a 2020), March 1.0/1.6 (2012 a 2020).
Quantos km posso rodar com óleo 5w30? A quilometragem que você pode rodar com óleo 5W30 varia, mas de acordo com o fabricante, a troca do óleo deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou a cada 6 meses, dependendo do que ocorrer primeiro.
Óleo sintético avançado para motores a gasolina e a diesel veículos de passeio, caminhonetes e SUVs, projetado para proporcionar excepcional poder de limpeza, proteção antidesgaste e máxima performance.
Para o Gol G4 1.0 8V, o óleo recomendado deve atender às especificações API SL ou superior, com viscosidade SAE 5W-30 ou 5W-40. Essas especificações asseguram a proteção adequada do motor em diversas condições ambientais e de uso.
5W30 10W40 20W50? Qual é o melhor óleo para o motor do carro? | Entenda a diferença entre eles 📺 180
Qual carro usa o óleo 5W30?
Aplicável nos seguintes veículos: Chevrolet/GM: Ônix 1.0/1.4 (2012 a 2019), Ônix Plus 1.0 (2019 a 2023), Cruze 1.4/1.8 (2012 a 2022), Cobalt 1.4/1.8 (2011 a 2020);
Qual é o óleo recomendado para o Gol G5 1.0 8v? Para o Volkswagen Gol G5 1.0 8v, modelos de 2008 a 2012, recomenda-se o uso do óleo SAE 5W30 com classificações API SN/SM e ACEA A3/B3.
Em contrapartida, um lubrificante 5W-30 irá ter maior vantagem em temperaturas mais baixas, em especial na partida, quando comparado à um 10W-30, por ter um grau SAE à frio menor, ele se torna mais fluido e garante uma lubrificação inicial mais rápida.
Essa instituição criou o parâmetro SAE para padronizar e classificar o grau de viscosidade dos óleos lubrificantes. 5W30 -o número 5 representa um grau de viscosidade medido a baixas temperaturas, simulando as condições de circulação do lubrificante durante a partida a frio do motor.
Em geral, o 5w30 é um ótimo óleo multigraduado para diferentes espectros de temperatura. Também é mais eficiente em termos de combustível. 5W40 é um óleo de motor que penetra mais rapidamente nos mecanismos ativos e proporciona uma excelente lubrificação no arranque.
O preço médio de oleo sintetico 5w30 depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar oleo sintetico 5w30 por valores entre R$ 35,99 e R$ 59,90.
Possui em sua fórmula óleos básicos, sintéticos e minerais. Promove maior desempenho do veículo e possui aditivos que atendem uma boa lubrificação. Indicado para sistemas flex fuel e etanol. Também pode ser usado em automóveis com motores turbo.
Uma delas é a Castrol Edge 5W-30, que é conhecida por sua tecnologia de ponta e por oferecer uma proteção superior para o motor. Outra opção interessante é o Shell Helix Ultra 5W-30, que é formulado com tecnologia sintética para garantir um desempenho excepcional.
Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Havoline Sintético SAE 5W-30 é um óleo lubrificante de última geração da Texaco, 100% sintético, desenvolvido para atender aos mais recentes requerimentos de lubrificação, principalmente da GM, Fiat e Ford, para os modernos motores de quatro tempos Flex, a gasolina, etanol ou GNV.
Embora possa funcionar normalmente em temperaturas mais altas, o óleo 5w30 é especialmente adequado para veículos que operam em climas frios. Geralmente é recomendado para carros a gasolina ou motores diesel leves devido à sua menor viscosidade.
Qual o óleo que substitui o 5W30? Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
Trata-se, portanto, de um produto multiviscoso. O primeiro número, 5W, indica a viscosidade em baixa temperatura, crítica para a partida do motor. Quanto mais baixo este número, maior será a fluidez do óleo lubrificante em baixa temperatura, o que proporcionará maior proteção nas partidas à frio.
A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. Sendo assim, o primeiro número indica a viscosidade do óleo em baixas temperaturas, quando o motor ainda está em repouso. Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
O óleo 5w30 é tecnicamente mais fino que o 5w40. Isso significa que ele tem uma menor resistência ao fluxo, especialmente em temperaturas mais baixas, o que pode ser benéfico em ambientes frios ou durante a partida inicial do motor.
O óleo 20W50 é uma opção comum para motores com mais de 100 mil km. Sua viscosidade mais alta é benéfica para carros com motores que já apresentam algum nível de desgaste. Esses óleos ajudam a reduzir o consumo de óleo e a manter a lubrificação eficiente, essencial para o bom funcionamento do motor.
Se você está se perguntando qual óleo escolher entre 5w30 e 5w40, é melhor escolher 5w30. Mas no caso de não estar disponível ou ser demasiado caro, pode sempre optar pela 5w40, que é igualmente boa e não causa danos no motor.