Quais são os quatro tipos de conteúdos?
Segundo Zabala (1998) os conteúdos se constituem em quatro tipos: os conceituais, os factuais, os procedimentais e os atitudinais que possibilitam aos docentes, saber o tipo de conteúdo, as estratégias de ensino e a sistemática de avaliação.O que é aprendizagem factual?
APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS FACTUAISOs conteúdos factuais são o conhecimento de fatos, de situações, de acontecimentos, de fenômenos e de dados. Este tipo de conteúdo é explorado tradicionalmente em provas e concursos, mas, pela disponibilidade na rede, cada vez mais tem sua importância diminuída.
O que são os conteúdos procedimentais?
É aquele que inclui regras, técnicas, métodos, destrezas ou habilidades, estratégias, procedimentos. Ações ordenadas e com um fim, dirigidas para a realização de um objetivo. Exemplos gerais: ler, desenhar, observar. Exemplo: Elaborar um nó – Conteúdo procedimental de caráter motor, de poucas ações e algorítmico.Qual a diferença entre as aprendizagens factual e conceitual?
O conhecimento factual inclui elementos isolados de informação, como definições de vocabulário e conhecimento de detalhes específicos. O conhecimento conceitual consiste em sistemas de informação, como classificações e categorias.Conteúdos Factuais, Conceituais, Procedimentais e Atitudinais | Pedagogia para Concurso
O que é um conteúdo conceitual?
Os conteúdos conceituais fazem parte da construção do pensamento, nele o indivíduo aprende a discernir o real do abstrato; ou ilusório. Abrem-se as portas da dúvida, esta dúvida estimula a descoberta do conhecimento, gerando novas duvidas possibilitando descobertas infinitas.Quais são os conteúdos conceituais procedimentais e atitudinais?
Conteúdos Conceituais – Saber o nome de um rio, a data de uma revolução ou conhecer o processo digestivo no ser humano. Conteúdos Procedimentais – Saber abrir um frasco, saber escrever ou 'saber deduzir'. Conteúdos Atitudinais – Saber cumprir uma regra, seguir uma norma ou ser solidário.Quais são os conteúdos conceituais?
O conteúdo conceitual é, para o autor, descritivo e concreto. Assim, podemos perceber que esses conteúdos estão sempre presentes na sala de aula. Podemos tomar como exemplo: fatos, nomes, códigos.O que são os conteúdos atitudinais?
Os conteúdos atitudinais envolvem valores, atitudes e normas. Os valores são as ideias éticas que auxiliam na avaliação das condutas.. As atitudes são a forma como cada pessoa atua de acordo com seus valores.O que são conteúdos procedimentais exemplo?
Os conteúdos procedimentais expressam um saber fazer que envolve tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta.O que é o conhecimento procedimental?
Os procedimentos, também denominados habilidades, técnicas ou destrezas foram classificados na categoria de conhecimento procedimental. Já as normas, atitudes e valores são os elementos integrantes da categoria atitudinal.Quais são os três tipos de aprendizagem?
Existem três formas principais de aprendizado: aprendizado cinestésico, aprendizado auditivo e aprendizado visual. Talvez você nunca tenha dado muita atenção à maneira com que você aprende, mas isso é muito importante. De fato, saber o seu estilo de aprendizagem pode inclusive te ajudar a se tornar um estudante melhor.O que é uma aprendizagem conceitual?
A aprendizagem conceitual é um processo unitário que envolve conceitos cotidianos, os quais podem ser desenvolvidos durante as interações sociais como também ser intencional e desenvolvidos na escola, neste caso os conceitos científicos, que direcionam o desenvolvimento mental e a tomada de consciência dos fatos e das ...Quais são os três tipos de conteúdo?
Tipos de conteúdo
- Conteúdo para Inspiração;
- Conteúdo de Engajamento;
- Conteúdo para Ensinar.
O que é conteúdo pedagógico?
O conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK, do inglês Pedagogical Content Knowledge) é um conhecimento desenvolvido ao longo da formação docente e no exercício de sua profissão, caracterizando-se como um conhecimento próprio do professor.O que é o conteúdo de um plano de aula?
Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).O que é um objetivo conceitual?
Os objetivos referentes a conceituais são formulados usualmente mediante os seguintes verbos: identificar, reconhecer, classificar, descrever, comparar, conhecer, explicar, relacionar, situar (no espaço ou no tempo), lembrar, analisar, inferir, Page 6 generalizar, comentar, interpretar, tirar conclusões, esboçar, ...O que é avaliação formativa na educação?
A avaliação formativa é um método contínuo que ajuda os professores a monitorar o progresso dos alunos e identificar quaisquer desafios que eles estejam enfrentando à medida que aprendem. Nesse sentido, inclui uma série de testes rápidos que fornecem feedback pontual sobre o desempenho dos estudantes.O que é atitudinal e atitudinais?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.