O polegar é o dedo mais importante da mão, sendo responsável por 40 a 60% da sua função1 (Figura 1), e sua perda provoca importante incapacidade funcional, estética e psicológica2.
O polegar, o indicador e o médio seguram o lápis. O dedo médio serve de suporte e a coordenação entre os outros dois garante a precisão do movimento. Para agarrar objetos maiores, entram em ação os dedos mínimo e anular.
Os dedos compridos e o polegar oposto aos outros dedos é o que tornam as mãos uma parte única do nosso corpo, permitindo-nos, por meio do tato, manusear objetos, determinar temperaturas, texturas e até o nível de rigidez daquilo que tocamos. Quer saber um pouco mais sobre a importância desse membro do nosso corpo?
O polegar é o dedo mais importante da mão, sendo responsável por 40 a 60% da sua função1 (Figura 1), e sua perda provoca importante incapacidade funcional, estética e psicológica2.
Segundo Bruce Pinker, cirurgião de pé e tornozelo Progressive Foot Care, em Nova York, o dedo mindinho serve para "fornecer equilíbrio e propulsão". Segundo o médico, nosso pé toca ao solo primeiro com a parte do mindinho e depois com os demais, até chegar o dedão.
Dedo mindinho – expressão – significa intelecto e habilidades de comunicação. Dedo anelar – estado de relacionamento – é onde usa a sua aliança de casamento. Dedo médio – individualidade – comunica ordem e propósito. Dedo indicador – lealdade – liderança e ambição – usado principalmente para anéis de pertença.
De todos os dedos, só o polegar faz rotação e é capaz de ficar na posição perpendicular. Por causa dessas particularidades, ele é o responsável por mais de 40% da mobilidade manual. A Associação Médica Americana avalia que sua perda equivale à amputação simultânea e completa dos dedos médio, anular e mínimo.
Aperto de mão fraco pode indicar riscos graves, enquanto o comprimento dos dedos pode prever problemas como doença arterial coronariana. Mudanças de cor e bolhas nas mãos também sinalizam alertas de saúde, como má circulação e alergias alimentares. Fique atento aos sinais!
Os valores de indenizações por danos morais em casos de perda de dedo variam. Em média, costumam ser fixados entre 8 mil a 100 mil reais, a depender da gravidade do acidente, número de dedos atingidos, e altura do corte.
O estudo deixa a entender que o dedo médio é o mais forte e, por isso, deveria ser priorizado no momento da escalada. Além disso, por ser o mais forte, é também o mais exigido, sendo necessário um trabalho particular de fortalecimento dos tendões e músculos antagonistas.
O anel do dedo anelar simboliza principalmente o amor e a união, pois é conhecido como o dedo em que se coloca a aliança de namoro, noivado e casamento.
O dedão do pé é um componente vital da nossa mobilidade, desempenhando um papel crucial na maneira como caminhamos, corremos e nos equilibramos. Portanto, quando surgem inchaços nesta área, podem não apenas causar desconforto significativo, mas também impactar nossa capacidade de realizar atividades diárias comuns.
Paulo - Livro alerta para risco de levantar o polegar - 10/9/1995. Um gesto aparentemente simpático, como levantar o polegar querendo dizer que está tudo bem, pode ter consequências desastrosas.
O indicador está ligado à autoridade e liderança. O dedo médio é frequentemente associado à individualidade e à expressão pessoal. O anelar é tradicionalmente usado para alianças, simbolizando compromisso e união. Por fim, o dedo mínimo está associado à comunicação e habilidades interpessoais.
Os cientistas concluíram que homens com dedo anelar maior do que o dedo indicador são 57% mais propensos à “promiscuidade” do que aqueles com o indicador maior. Nas mulheres, a situação é inversa. As que têm o dedo anular maior são 53% mais inclinadas à fidelidade.
Teoria aponta que protagonistas da 3ª temporada vivem romance. Entenda! As fortunas dos atores de 'Bridgerton', da mais baixa à mais alta (e o mais rico tem um patrimônio de 153 milhões!)
O equilíbrio do nosso corpo está baseado em um tripé de estruturas: o calcanhar, o dedo mindinho e o dedão. Remover qualqer uma dessas partes promove um grande abalo no equilíbrio. É claro que é possível andar mesmo sem o dedo mindinho do pé.