Quais são os direitos do trabalhador que sofreu um acidente de trabalho?

Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
  • Estabilidade no emprego;
  • Afastamento remunerado.
  • Recolhimento do FGTS;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.
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O que a Lei garante a quem sofre algum acidente de trabalho?

Auxílio-doença

O auxílio-acidente, conforme disposto no artigo 86 da Lei 8.213/1991, é um benefício destinado aos trabalhadores que sofreram lesões de qualquer natureza resultando em uma redução de sua capacidade laborativa. Nele, o INSS concede uma indenização mensal correspondente a 50% do salário de benefício.
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Quais os direitos de um trabalhador que sofreu acidente de trabalho?

Auxílio-doença acidentário: Caso o trabalhador fique incapacitado temporariamente em decorrência do acidente, ele tem direito a receber o auxílio-doença acidentário, que corresponde a 91% do salário de benefício.
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Quais os benefícios para quem sofre acidente de trabalho?

Dentre os direitos garantidos ao trabalhador após sofrer um acidente de trabalho, está o auxílio-doença acidentário ou por incapacidade permanente, pagamento do FGTS e estabilidade após retornar ao trabalho. Saiba mais neste artigo.
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Quais os benefícios que o trabalhador acidentado tem direito?

O empregado acidentado tem direito ao auxílio-doença, auxílio-acidente e a aposentadoria por invalidez, acrescida do abono anual (13º salário dos aposentados).
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11 Direitos de quem sofre Acidente de Trabalho

Quais os direitos do trabalhador após um acidente de trabalho?

Quais os direitos do trabalhador que sofre acidente de trabalho?
  • Estabilidade no emprego;
  • Afastamento remunerado.
  • Recolhimento do FGTS;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Pensão por morte.
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Quais as obrigações da empresa em caso de acidente de trabalho?

Em caso de acidente de trabalho, é dever da empresa:
  • Prestar os primeiros socorros.
  • Abertura do CAT.
  • Fornecer os EPI'S – Equipamentos de Proteção Individual.
  • Oferecer treinamentos.
  • Estabilidade empregatícia.
  • Recolhimento do FGTS.
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Qual é o valor de uma indenização por acidente de trabalho?

ofensa de natureza leve: até 3 salários; ofensa de natureza média: até 5 salários; ofensa de natureza grave: até 20 salários; ofensa de natureza gravíssima: até 50 salários.
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Qual o valor da indenização por sequela?

O valor dessa indenização é de 50% do valor de seu salário de benefício (que deu origem ao Auxílio-Doença). Exemplo: Se você recebia 2.000,00 reais no seu Auxílio doença que fora cessado, o seu Auxílio Acidente será no valor, aproximado, de 1.000,00 reais.
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O que a empresa deve fazer em caso de acidente de trabalho?

3) O QUE FAZER APÓS O ACIDENTE? Como já visto, o primeiro passo a ser dado é buscar um médico ou hospital e avisar o empregador. Se a empresa tiver médico próprio, o ideal é avisá-lo do acidente. Qualquer pessoa pode comunicar o acidente à empresa, caso o trabalhador não tenha condições.
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Qual o valor do auxílio acidentário?

A servidora ressalta que o auxílio-acidente é uma indenização mensal, que corresponde a 50% do salário-de benefício que deu origem ao benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença do segurado.
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Quais os direitos de quem sofre um acidente no percurso do trabalho?

O acidentado terá o direito à estabilidade no emprego por doze meses, independentemente do gozo do auxílio acidente (artigo 118 da Lei nº 8.213/91).
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Quais as vantagens de se ter um CAT?

Assim, ter a CAT em mãos pode trazer diversas vantagens ao trabalhador, como a garantia de benefícios previdenciários perante o INSS, proteção jurídica em ações trabalhistas, direito a indenizações, acesso a tratamento médico adequado, reconhecimento do acidente de trabalho, estabilidade provisória e proteção contra ...
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Quem sofre acidente de trabalho pode pedir demissão?

A princípio, sim, o empregado poderá pedir demissão mesmo com estabilidade acidentária.
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O que a CLT diz sobre acidentes no trabalho?

Art. 3º Acidente do trabalho será aquêle que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da emprêsa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Parágrafo único.
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Quem paga o salário em caso de acidente de trabalho?

Cabe à empresa pagar a remuneração integral do dia do acidente e dos 15 dias seguintes. Quando o acidentado não se afastar do trabalho no dia do acidente, os 15 dias de responsabilidade da empresa pela remuneração integral são contados a partir da data do afastamento.
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O que é auxílio sequela?

Como já disse antes, é concedido quando há lesões (de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho ou não) permanentes que reduzem a capacidade de trabalho do segurado. O benefício é concedido como forma de indenizar o trabalhador que não tem capacidade total igual aos demais.
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Qual o prazo para pedir indenização por acidente de trabalho?

Por isso, assim que o auxílio-doença terminou, em abril de 2016, o trabalhador passou a receber auxílio-acidente. O Código Civil prevê um prazo prescricional de três anos.
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Quanto o INSS paga de indenização?

Como o benefício não possui carência, pode ser solicitado mesmo que o segurado tenha começado recentemente a trabalhar em uma empresa. O pagamento do auxílio-acidente será mensal no valor de 50% do salário de benefício apurado do segurado, até a data da aposentadoria ou do seu óbito.
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Quanto recebo do INSS por acidente de trabalho?

Também é preciso comprovar a qualidade de segurado (o vínculo com o INSS) e a carência mínima de doze meses (salvo exceções). O valor do benefício é de 91% do salário-de-benefício; não pode ser cumulado com atividade laborativa, pois tem caráter alimentar; e tem natureza temporária.
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Quem sofre acidente de trabalho tem direito a indenização do INSS?

O Auxílio-Acidente é um benefício de natureza indenizatória pago ao segurado do INSS quando, em decorrência de acidente, apresentar sequela permanente que reduza definitivamente sua capacidade para o trabalho.
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O que ganha com acidente de trabalho?

O mais famoso direito de quem sofre acidente de trabalho é a indenização por danos morais. Essa indenização tem o objetivo de compensar a vítima pelo sofrimento e punir a empresa, para que ela garanta condições seguras de trabalho. Mas calma, essa indenização não é paga para todos que se acidentam no trabalho.
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Quais os direitos de um funcionário que sofreu um acidente de trabalho?

Vejamos alguns dos principais direitos dos trabalhadores:
  • Assistência médica e hospitalar. ...
  • Auxílio-doença acidentário. ...
  • Estabilidade provisória. ...
  • Aposentadoria por invalidez. ...
  • Pensão por morte. ...
  • Indenização. ...
  • Primeiros socorros. ...
  • Comunicação de Acidente de Trabalho.
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Quando um funcionário se machuca dentro da empresa o que deve ser feito?

O trabalhador que sofre um acidente de trabalho possui uma série de direitos que são: Direito à emissão da CAT comunicação de acidente de trabalho, caso precise se afastar do serviço por mais de 15 dias; Recebimento de um benefício chamado auxílio doença acidentário; Estabilidade na volta do final do benefício.
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Qual a responsabilidade da empresa Quando um empregado sofre um acidente de trabalho?

Por serem acidentes ocorridos no efetivo exercício do trabalho, a empresa é considerada responsável para prevenir/diminuir essas ocorrências, é dever da empresa fiscalizar se o empregado está cumprindo as normas de segurança e higiene e usando os equipamentos de segurança, quando necessários, porém não é apenas o ...
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