Ações ordinárias, preferenciais e units Elas funcionam como um pacote com os dois tipos de ação. As units também são chamadas de Certificados de Depósito de Ações.
Ao longo do texto, vimos que existem dois tipos de ações principais na bolsa de valores: as ordinárias (ON) e as preferenciais (PN). E que cada ação ordinária confere um voto ao acionista durante as assembleias gerais e principais decisões da empresa.
Quanto aos direitos e obrigações as ações são classificadas em: a) ordinárias, que conferem direitos normais ao seu titular; b) preferenciais, que conferem preferência ou vantagem ao seu titular, e c) de fruição, que conferem apenas direitos de gozo ao seu titular.
Ações representam frações de companhias de capital aberto, ou seja, aquelas que são negociadas na Bolsa de Valores. As ações ordinárias (ON) garantem o direito ao voto ao sócio nas assembleias da empresa. As preferenciais (PN) não têm direito a voto, mas tem prioridade no momento de receber os proventos.
Os três principais tipos de ações encontrados no mercado financeiro são as preferenciais, as ordinárias e as units. Lembrando que ações são valores mobiliários que podem ser ofertados na bolsa ou não.
MAS COMO PROFESSOR DE DIREITO NÃO POSSO DEIXAR DE ME INDIGNAR
Como são as ações?
Ações são papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa que emitiu essa ação, passando a correr os riscos dos negócios junto com a empresa e tendo participação nos lucros e prejuízos da mesma.
Simplificando, os acionistas preferenciais não têm controle sobre o futuro da empresa, enquanto os acionistas ordinários podem exercer algum controle sobre a empresa.
Sob essa ótica, uma ação é um investimento em um título patrimonial, que concede aos seus titulares, os acionistas, os direitos e deveres de um “sócio”, no limite das ações possuídas, conforme estabelecido na legislação.
As ações listadas na bolsa de valores têm um código com 4 letras maiúsculas que costumam representar o nome da empresa. Após as letras há um número que representa o tipo de ação que está sendo negociado.
Uma das principais características das ações é a alta volatilidade, ou seja, a variação no preço. Quanto mais pessoas compram uma determinada ação, maior tende a ser o preço do ativo. Quanto mais pessoas venderem, maior a desvalorização. Esse movimento de compra e venda pode ser influenciado por inúmeras razões.
Quem já entende um pouco sobre ações, ou já investe nesse mercado, sabe que existem dois tipos de ações mais conhecidos: ações ordinárias e preferenciais.
ação nominativa escritural: é um ativo mantido somente em contas de depósito. Ou seja, não existe negociação física dos documentos nem certificado; ação nominativa não escritural: tem movimentação material, ou seja, depende de documentos físicos e do certificado.
Quais ações são recomendadas para iniciantes? Para iniciantes, é recomendável investir em ações de empresas sólidas, com boa governança corporativa e histórico de resultados consistentes. Mesmo assim, isso pode depender de vários fatores e descobrir o seu perfil de investidor vai te ajudar a entender um pouco mais.
As ações ordinárias são aquelas cujo acionista que as detém pode exercer o direito ao voto nas assembleias de acionistas. Ou seja, você tem um poder maior de decisão na gestão da companhia. Nesse sentido, a origem da palavra ordinária deriva de “ordem”, sendo que elas também são chamadas de ON.
Vale pontuar que a PETR3 permite ao acionista o direito a voto nas assembleias, enquanto a PETR4 garante ao investidor prioridade no recebimento de proventos. Entenda com mais detalhes as diferenças entre os dois tipos de papel. Apesar disso, as ações não votantes da Petrobras têm apresentado um desempenho superior.
As ações Ação Ordinária têm algumas vantagens em relação a outros tipos de investimento, como: Potencial de retorno: as ações Ação Ordinária têm um alto potencial de retorno a longo prazo. O valor das ações pode crescer à medida que a empresa se expande e melhora seu desempenho financeiro.
Ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) se diferem pelo direito a voto em assembleias e prioridade no recebimento de proventos. As ações ON, que terminam com 3 (ITUB3), dão direito a voto, já as PN, que terminam com 4 (PETR4) tem preferência no recebimento de dividendos.
Existem algumas razões para isso. Ao comprar ações, o investidor se torna sócios da empresa e tende a ganhar junto com ela conforme a receita cresce e os resultados aparecem. Isso, é claro, não acontece de um dia para o outro. Demanda algum tempo de maturação.
A empresa acaba se a ação zerar? Se acontecesse de fato de uma ação de uma empresa cair 100% e chegar a R$ 0, esta seria apenas a sua precificação no mercado, que pode ser tão fictícia quanto o preço disparar e chegar a R$ 1.000.
Os códigos de final 11, na maioria das vezes, servem para indicar que os papéis são BDRs (Brazilian Deposit Receipts – Certificados de depósitos de ações de companhias do exterior) ou Units, que são pacotes de ações preferenciais e ordinárias negociadas em grupo.