Concordância Nominal
- Regra geral: ...
- Concordâncias especiais: ...
- 1- Pode ser feita a concordância gramatical ou a atrativa. ...
- 1- Um substantivo acompanhado (determinado) por mais de um adjetivo: os adjetivos concordam com o substantivo. ...
- 2- Bastante - bastantes. ...
- 3- Anexo, incluso, obrigado, mesmo, próprio. ...
- Dicas: ...
- Dicas:
Quais os dois tipos de concordância nominal temos?
Nesse caso, também há duas formas de concordância nominal, entretanto, o que comandará a escolha não é o gênero do substantivo, mas sim o tipo dele, ou seja, se é comum ou próprio. Veja a regra: Adjetivo anteposto a dois substantivos comuns: deve concordar com o adjetivo mais próximo.Quais são as concordâncias nominais?
Na concordância nominal, como regra geral, o substantivo (ou pronome substantivo) concorda em gênero e número com o adjetivo, artigo, numeral, pronome adjetivo ou particípio a ele relacionados. Veja os exemplos: Basquiat era um pintor americano. Basquiat e Warhol eram artistas americanos.Quais são os elementos da concordância nominal?
Embora algumas palavras da língua portuguesa não sigam a terminação mais comum (-o, -a, -os, -as), a regra da concordância nominal tende a ser a mesma sempre: o gênero e o número do substantivo definem o gênero e o número dos termos que o modificam. Não pare agora...Quais são as regras da concordância nominal?
Regra geral de concordância nominalArtigo, adjetivo, pronome adjetivo e numeral devem concordar em gênero (masculino e feminino) e em número (singular e plural) com o substantivo ao qual se referem. Portanto, o substantivo é o núcleo/guia em relação a essas outras palavras.
Concordância Nominal - Aula 01 [Prof Noslen]
Quais são os tipos de concordância verbal?
Casos específicos de concordância verbal
- → Concordância com pronomes relativos.
- → Concordância em orações sem sujeito.
- → Concordância na locução verbal.
- → Concordância com verbo haver.
- → Concordância com pronome “se”
- → Sujeito representado por porcentagem.
Como saber se é concordância nominal?
Concordância nominal: regras gerais
- O pronome “aquela” concorda em gênero e número com o substantivo “moça”;
- O numeral “duas” e o adjetivo “complicadas” concordam em gênero e número com o substantivo “perguntas”;
- O artigo “o” concorda em gênero e número com o substantivo “rapaz”.
O que é exemplo nominal?
O complemento nominal pode ser representado por um substantivo, por um pronome, por um numeral e por uma oração subordinada substantiva completiva nominal. Exemplo de complemento nominal representado por um substantivo: Prédio: Já terminou a construção do prédio.O que é caso nominal?
A concordância de gênero e número entre um substantivo (núcleo da oração) e os outros termos que o modificam (adjetivo, artigo, pronome adjetivo e numeral) é a chamada concordância nominal.Quais são as concordâncias nominal e verbal?
Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.É necessária concordância nominal?
Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.O que são concordâncias nominais?
A concordância nominal é a relação de harmonia que se estabelece entre os substantivos e os seus determinantes (adjetivos, artigos, numerais e pronomes). Basicamente, ela faz com que essas palavras concordem em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).É ou são exemplos?
Ex.:"É uma hora"; São duas horas"; "É um quilômetro daqui até lá"; "São dois quilômetros daqui até lá"; "É vinte e nove de agosto"; "São vinte e nove de agosto".Que frase não apresenta concordância nominal?
Resposta verificada por especialistas. A concordância nominal NÃO está correta na frase "Estou quites com meus compromissos".Como identificar um nominal?
Para identificar o predicado nominal, é preciso excluir o sujeito da oração, localizar o verbo de ligação e localizar o predicativo do sujeito. São três os tipos de predicado: nominal, verbal e verbo-nominal.Quando é nominal?
No universo da gramática, a concordância verbal e nominal ocorre quando um verbo varia em número e pessoa, de acordo com o sujeito (concordância verbal), ou quando o adjetivo precisa variar em gênero e número em relação a um substantivo (concordância nominal).Quais são as 7 regras de concordância nominal?
Confira quais são:
- Um substantivo + um adjetivo.
- Mais de um substantivo + um adjetivo.
- Concordar com o substantivo mais próximo.
- Concordar com todos os substantivos.
- Inserir o artigo antes do último adjetivo.
- Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.
Quais são os tipos de concordância?
Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.Como não errar concordância verbal?
Dicas para não errar mais a concordância
- Fique de olho no sujeito. Encontrar o sujeito na frase ajuda muito a escrever de modo correto, inclusive possibilita escrever na ordem direta: sujeito + verbo + objeto. ...
- Cuidado com o verbo SER. ...
- Concorde com o núcleo do sujeito. ...
- Verbo HAVER com valor existencial. ...
- Partícula SE.