Quais são os dois tipos de superdotação?

Renzulli (2004) explica que há dois tipos de superdotação: 1. Escolar ou acadêmica, que integra competências identificadas nos testes cognitivos; 2. Produtiva-criativa, que envolve atividades e a participação humana, o que implica o desenvolvimento de ideias, produtos, expressões artísticas e áreas do conhecimento.
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Quais são os tipos de superdotação?

Mais concretamente, quando aplicada à sobredotação, a Teoria Triárquica da Inteligência, distingue três tipos de sobredotação intelectual: analítica, criativa e prática.
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O que é ah e sd?

Superdotação, ou Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), é um termo usado para descrever indivíduos, frequentemente crianças, que mostram capacidades significativamente acima da média em uma ou mais áreas de desenvolvimento cognitivo, criativo, artístico ou de liderança.
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Qual é a causa da superdotação?

Alguns estudiosos acreditam que há fatores ligados à genética e a estímulos externos para o desempenho cerebral dos superdotados, sendo que a diferença entre um indivíduo normal e um superdotado são as conexões cerebrais complexas e não a quantidade de neurônios como alguns pensam.
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O que é superdotação segundo Renzulli?

“São aqueles aspectos da atividade e do envolvimento humanos nos quais se incentiva o desenvolvimento de ideias, produtos, expressões artísticas originais e áreas do conhecimento” (RENZULLI, 2004, p. 83).
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O que são altas habilidades e superdotação?

Qual a teoria de Renzulli?

A Teoria dos Três Anéis (Renzulli, 1986) compreende a superdotação como resultado da interação de três componentes: habilidade acima da média, criatividade e envolvimento na tarefa. Nenhuma dessas componentes, por si só, será suficiente para a expressão da superdotação.
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Qual a diferença entre altas habilidades e superdotação?

A superdotação é caracterizada por alta performance inata, enquanto as altas habilidades se manifestam após a aprendizagem. Ambas resultam em desempenho elevado, mas diferem na origem da criatividade: a superdotação traz uma criatividade natural, enquanto as altas habilidades podem desenvolver criatividade aprendida.
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Qual o QI de uma pessoa superdotada?

Pontuação de QI Acima de 130 : A maioria dos especialistas concorda que uma pontuação de QI acima de 130, que coloca a pessoa no percentil 98 ou superior da população, é um indicador de superdotação. Isso significa que a pessoa está entre os 2% mais inteligentes da população.
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Quais as dificuldades de uma pessoa superdotada?

Em resposta a esta complexidade, pessoas com altas habilidades podem exibir comportamentos sociais desajustados, hostilidade, agressão, baixo autoconceito, insegurança, frustração, raiva e sentimentos de inadequação.
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É possível perder superdotação?

A superdotação assim como ela pode permanece em várias gerações, também pode desaparecer da família ou mudar de área muito bruscamente.
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Quem faz laudo de superdotação?

O laudo de superdotação é dado pela avaliação neuropsicológica que deve ser realizado por uma neuropsicóloga.
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Quem dá laudo de altas habilidades?

A avaliação e o diagnóstico de altas habilidades e superdotação são realizados por profissionais especializados, como psicólogos e neuropsicólogos. Eles utilizam testes psicométricos, como o teste de QI, para identificar as habilidades e o potencial desses indivíduos.
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Qual profissional diagnostica superdotação?

Diagnóstico: Avaliação Neuropsicológica e testes de QI

Qualquer pessoa pode ser submetida a uma avaliação de QI, basta passar por um neuropsicólogo ou psicólogo habilitado a fazê-la. Testes de QI podem nos auxiliar ainda a diferenciar Altas habilidades/ superdotação de crianças apenas talentosas ou prodígios.
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Qual exame detecta superdotação?

O diagnóstico é feito pelo profissional neuropsicólogo por meio de uma bateria de exames que não se restringe apenas ao teste de QI. "É importante ressaltar que a pessoa não necessariamente é boa em tudo ou não precisa de orientação na aprendizagem.
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Quais são os sintomas de superdotação?

Dito isto, algumas características apontadas pela Secretaria da Educação Especial do MEC (2006) podem indicar uma eventual superdotação. Estas são:
  • Curiosidade aguçada;
  • Vocabulário avançado para a idade;
  • Facilidade de aprendizagem e potencial intelectual muito elevado;
  • Raciocínio rápido;
  • Liderança e autoconfiança;
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Como identificar superdotação?

Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente. Aprende facilmente novas línguas. Trabalhador independente. Tem bom julgamento, é lógico.
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Tem CID para superdotação?

Ela é importante porque substitui o nome das doenças por códigos alfanuméricos (com letras e números). Dessa forma, a classificação se torna mundial. A superdotação/altas habilidades é uma condição, não é uma doença, deficiência ou transtorno! Por isso, não tem CID.
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Quais são as três características de uma criança superdotada?

Principais características dos superdotados

A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner destacou as três características fundamentais da superdotação. Capacidade acima da média; Criatividade; Comprometimento com a tarefa.
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Como uma pessoa superdotada se comporta?

Curiosidade, elevado grau de criatividade, facilidade e rapidez para aprender são características de pessoas superdotadas ou portadores de altas habilidades.
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Como funciona a mente de uma pessoa superdotada?

A vasta gama de interesses e o pensamento profundo são características de superdotados. A mente de uma criança superdotada funciona de maneiras únicas e complexas, frequentemente diferindo de seus pares na forma como percebem, processam e interagem com o mundo ao seu redor.
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Quais são os testes para superdotação?

Testes de QI: Testes de Quociente de Inteligência são frequentemente usados para avaliar habilidades cognitivas. Uma pontuação significativamente mais alta do que a média pode indicar superdotação. Exemplos incluem o WISC (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças) e o Stanford-Binet.
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Quem tem altas habilidades tem autismo?

Superdotados são geralmente autistas? Não necessariamente. Pessoas com altas habilidades podem ser autistas, mas isso não é uma regra, pois são duas condições distintas que podem ocorrer separadamente ou em conjunto.
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É possível perder a superdotação?

Muitos pais e educadores perguntam: "É possível perder a superdotação?" A resposta curta é não, mas vamos aprofundar um pouco. Superdotação, ou altas habilidades, não é uma condição temporária. É como um rio caudaloso que corre através da mente da criança, cheio de potenciais e possibilidades.
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Quais os níveis de superdotação?

Estes níveis são:
  1. Nível 1 (QI 120-129): Moderadamente superdotado.
  2. Nível 2 (QI 130-135): Altamente superdotado.
  3. Nível 3 (QI 136-140): Excepcionalmente superdotado.
  4. Nível 4 e 5 (QI 141+): Profundamente superdotado, com diferenças sutis baseadas no grau das características.
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Quando é considerada superdotação?

O que podemos dizer, de forma resumida, é a seguinte classificação: inteligência superior ou altas habilidades: quem apresenta um QI entre 121 e 130; inteligência muito superior (superdotação): quem apresenta QI acima de 130.
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