O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril.
Eclipse solar e chuva de meteoros: veja os principais eventos astronômicos em 2024. Entre os principais eventos astronômicos que iluminarão os céus em 2024 estão dois eclipses lunares penumbrais, chuvas de meteoros e a passagem de dois cometas.
Quais eventos astronômicos irão acontecer em 2024?
Até agora, o ano de 2024 tem sido bom para quem gosta de acompanhar grandes eventos astronômicos, como o eclipse solar total em abril e a tempestade solar que ocorreu em maio.
Em 2024, o Sistema Solar vive um novo ápice de seu astro central. Na prática, isso significa um aumento significativo de eventos como a Ejeção de Massa Coronária (EMC) e a Erupção Solar. Estes eventos podem surtir grandes efeitos para as sociedades humanas.
Como informado pela Nasa, o ano de 2024 marca o momento em que o Sol alcançará um ponto de atividade máxima, chamado também de “máximo solar” (momento em que a estrela apresenta seu maior número de manchas solares). Este evento ocorre a cada 11 anos, aproximadamente.
Coincidentemente, o 2024 MK passará próximo à Terra bem no Dia do Asteroide, em 29 de junho. A data, aprovada pela ONU, marca a maior colisão de um asteroide com nosso planeta: a colisão de 1908 em Tunguska, na Sibéria, em uma área praticamente deserta, que derrubou cerca de 80 milhões de árvores.
O eclipse solar de 2024, que ocorrerá no dia 8 de abril, fará com que partes do México, dos Estados Unidos e do Canadá experimentem breves momentos de escuridão semelhantes aos do amanhecer ou do anoitecer em plena luz do dia.
A passagem dos meteoros Eta Aquariids (ou Eta Aquáridas) de 2024 poderá ser vista a olho nu nos céus do Brasil entre a noite deste sábado (4) e a madrugada do domingo (5). O pico está previsto para a partir das 2 horas da madrugada de domingo.
NASA Lançará Missão ESCAPADE para Estudar Magnetosfera de Marte em 2024. A missão ESCAPADE (Escape and Plasma Acceleration and Dynamics Explorers) da NASA representa um marco significativo na exploração espacial, especialmente no estudo da magnetosfera de Marte e sua interação com o vento solar.
A próxima tempestade solar de alta intensidade pode acontecer a qualquer momento entre hoje e 2025, aponta monitoramento da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). Neste fim de semana deve acontecer uma de menor intensidade, conforme alerta da instituição.
Os dados mais recentes sugerem que 2024 poderá superar 2023 como o ano mais quente desde que os registros começaram, depois das alterações climáticas causadas pelo homem e do fenômeno climático natural El Nino terem empurrado as temperaturas para máximos recordes no ano até agora, disseram pesquisadores.
Qual o motivo e como irão afetar a vida na Terra? O Sol está se aproximando de um pico de atividade que está previsto para acontecer entre 2024 e 2025. O pico está associado com explosões solares mais intensas e frequentes.
A NASA prevê a explosão da estrela T Coronae Borealis (também chamada de T CrB) entre fevereiro e setembro deste ano. O fenômeno será visível a olho nu, e é possível que dure até uma semana no céu. Essa estrela faz parte da constelação Corona Borealis, visível no hemisfério norte e localizada a.
O que vai acontecer com a Terra no dia 2 de junho de 2024?
No dia 2 de junho, o cometa vai fazer sua aproximação máxima da Terra, ficando a 224 milhões de quilômetros do nosso planeta — a distância é cerca de 50% maior que aquela entre o Sol e a Terra.
'Cometa do Diabo' será visível da Terra no Hemisfério Sul a partir do dia 21 de abril. O “Cometa do Diabo”, cuja nomenclatura oficial é 12P/Pons-Brooks, poderá ser visível do Hemisfério Sul e, consequentemente, de todo o Brasil, a partir do dia 21 de abril.
O eclipse lunar penumbral de 2024 está previsto para começar após o nascimento da Lua cheia, às 1h53 (horário de Brasília). O fenômeno será visível em grande parte dos hemisférios ocidental e oriental.
Êxodo 10:21-23 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) O SENHOR disse a Moisés: “Estenda a mão em direção ao céu, e a terra do Egito ficará coberta de escuridão tão densa que poderá ser apalpada”. Moisés estendeu a mão em direção ao céu, e uma escuridão profunda cobriu toda a terra do Egito por três dias.
Num vídeo com mais de um milhão de acessos, o tal homem do futuro fez a previsão de que a Terra cairá sobre total escuridão durante três dias a partir de zero hora do dia 6 de junho de 2026, portanto daqui a pouco menos de 2 anos. “Acreditem ou não algo muito ruim aconteceu em 6 de junho de 2026.
O que a NASA fala sobre os três dias de escuridão?
Além disso, o site oficial da Nasa também não disse nada sobre essa história. Outro detalhe que revela que está história de que a NASA confirmou que a Terra experimentará 6 dias de escuridão quase completa é FALSA. Podemos encontrar no próprio texto dizendo que o fenômeno está previsto para ocorrer em dezembro.
De acordo com o Observatório Nacional, ele é classificado como um cometa do tipo Halley, conhecidos pelo curto de período de tempo que precisam para da uma volta em torno do Sol. Trata-se de um intervalo de tempo que vai de 20 a 200 anos. O Cometa do Diabo demora cerca de 71,3 anos para fazer o trajeto.
É verdade que vai cair um meteoro na Terra em 2024?
As chuvas de meteoros são fenômenos periódicos que podem acontecer anualmente, à medida que diversas rochas espaciais entram na atmosfera da Terra em determinados momentos do ano. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou os meses em que algumas dessas chuvas devem acontecer em 2024.
O ano de 2024 é previsto como um período de complexidade e desafios em escala global, com uma das principais preocupações sendo o potencial para conflitos e guerras de grande magnitude.