“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5:22,23). “Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor” (Efésios 5:9,10).
Desse povo, Deus exige frutos de amor, de paz, de justiça, de bondade e de misericórdia. Na primeira leitura (Is 5,1-7), o profeta Isaías dá conta do amor e da solicitude de Deus pela sua “vinha”. Esse amor e essa solicitude não podem, no entanto, ter como contrapartida frutos de egoísmo e de injustiça.
Quais frutos espera de nós? Ele, o proprietário, espera de nós frutos de amor e de justiça. Sem a produção desses frutos, não é possível pertencer ao Reino de Deus.
O apóstolo Paulo, em sua carta aos Gálatas, nos ensina que “O Fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23).
Esses termos são também usados simbolicamente na Bíblia. A Bíblia comumente utiliza "fruto" para se referir a ações e pensamentos das pessoas. Assim como frutos de uma árvore demonstram o tipo de árvore a que pertencem, da mesma maneira, as ações e palavras de uma pessoa revelam como é o seu caráter.
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5:22,23). “Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade); Aprovando o que é agradável ao Senhor” (Efésios 5:9,10).
Essa é a essência de produzir frutos: uma vida completamente rendida ao Senhor, que frutifica para a glória de Deus. O apóstolo João nos lembra da conexão entre amor e entrega: “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos” (1 João 3:16).
O Povo de Deus tem de deixar-se transformar pelo amor sempre fiel de Deus e produzir os frutos bons que Deus aprecia – a justiça, o direito, o respeito pelos mandamentos, a fidelidade à Aliança.
Um fruto verdadeiro é originário do ovário de uma planta, e que fica no interior de sua flor. Já o falso fruto é gerado de um tecido vegetal próximo à flor, e que, consequentemente, sustenta o fruto verdadeiro. A maçã é o pseudofruto, mas dentro dela está o fruto verdadeiro da macieira.
É a Ele que devemos prestar contas do que fazemos com tão grande dom: nossa própria existência. A orientação é simples: cultive sua alma, ela se tornará bela pelas virtudes, mas, sobretudo, deve produzir frutos ou obras que retornarão ao próprio Deus.
Podemos cultivar todos os aspectos do fruto do Espírito de uma maneira muito prática — focando no amor e no domínio próprio, o primeiro e o último item da lista. Todos os aspectos do fruto se baseiam no amor, e na verdade são uma forma de amor, mas eles são mantidos no lugar pelo domínio próprio.
Mas, além de derramar os 7 dons, o Espírito Santo também concede ao cristão 12 frutos, que são a Caridade, a Alegria, a Paz, a Paciência, a Benignidade, a Bondade, a Longanimidade, a Mansidão, a Fé, a Modéstia, a Continência e a Castidade. É o amor a Deus acima de todas as coisas e aos outros por causa de Deus.
Para frutificar, é preciso passar por um árduo processo de plantação, enraizamento, desenvolvimento, poda e cuidado. Por isso, para a vida cristã desenvolver-se de acordo com o caminho de Jesus, é preciso disposição para aprender com Ele e imitar o seu estilo de vida.
Penso que na ânsia de frutificar mais rápido, muitos não produzem frutos ou frutos não amadurecem. O Salmos 1.2 diz que “quem tem prazer na Lei do Senhor, terá raízes profundas, o Espírito Santo diz que vai trazer o alimento, ele frutifica”.
A Bíblia nos mostra que somos chamados a dar bons frutos, ou seja, oferecer ao mundo coisas boas e que resplandeçam o amor do nosso Deus. Os frutos que oferecemos são reflexos da transformação que Cristo faz em nossas vidas. Muitos de nós buscamos ter uma vida próspera e bem-sucedida.
Os frutos simples são os mais numerosos e divididos em tipos de acordo com suas características. Os principais tipos de frutos simples são frutos secos e deiscentes, frutos secos e indeiscentes e frutos carnosos indeiscentes.
Mateus 7:17-20 ARC. Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
Que tipo de fruto requer Deus de nós? “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade. A mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei.” Só podemos produzir frutos permanecendo fiéis a Jesus Cristo.
Sabedoria: nos ajuda e compreender e a apreciar tudo que é de Deus. A sabedoria nos faz encarar os bens terrestres como degraus para alcançarmos a santidade. Entendimento: auxilia-nos a compreender as verdades de fé e como colocá-las em consonância com nossas necessidades.
Deixe o Senhor o renovar para produzir o fruto da luz. Paulo escreve em Efésios 5, verso 9: “Porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade”.