Fungicidas protetores
- Inorgânicos: cúpricos e sulfurados,
- Orgânicos: ditiocarbamatos, nitrogenados, aromáticos, a base de estanho, derivados do dinitrofenil, derivados do diclorofenil, derivados da antraquinona, fosforado.
O que é fungicida protetor?
Os fungicidas protetores, também conhecidos como preventivos, são aqueles que conseguem evitar a penetração do fungo na planta. Ao serem aplicados, os produtos que se encaixam nesta categoria conseguem formar uma barreira protetora antes que o fungo se instale ou se desenvolva no vegetal.Quais são os fungicidas curativos?
Os principais fungicidas de contato são os cúpricos, sulfurados, ditiocarbamatos (Mancozeb) e isoftalonitrila (Clorotalonil). Eles têm amplo espectro de ação, tendo atividade em multi-sítios.Quais são os fungicidas erradicantes?
Exemplos: azoxystrobin, kresoxim-methyl, trifloxystrobin, metominostrobin, pyraclostrobin.Quais são os fungicidas naturais?
Óleos e extratos de mostarda, trevo, cássia, pimenta e manjericão podem atuar contra fungos. A atividade antimicrobiana também já foi comprovada em óleos essenciais de menta, canela e nim. No caso do nim, a molécula responsável pelo seu efeito fungicida é um terpeno, chamado azadirachtina.Fungicidas: o que considerar na escolha e quando aplicar
O que mata os fungos?
Os fungicidas, assim como herbicidas e inseticidas são todos genericamente chamados de “pesticidas”. Os fungicidas podem ser aplicados em campo, após a colheita ou durante a fase de estocagem. Ou seja, um controle que pode se dar em várias etapas da produção do alimento.Qual o melhor fungicida?
No caso da antracnose, a BASF recomenda o fungicida Blavity®, que promove a melhor performance de mercado contra a doença. O Blavity® precisa ser incorporado na segunda aplicação, feita sempre de forma preventiva ou bem no início da ocorrência da Colletotrichum truncatum.O que é um fungicida sistêmico?
Os fungicidas sistêmicos são aqueles que, uma vez aplicados sobre a lavoura, conseguem penetrar nos tecidos internos e, em seguida, se deslocar de um ponto a outro dentro da planta. Isso significa que são absorvidos no local da planta em que são aplicados.Quais são os fungicidas multissítios?
Fungicidas multissítiosEx: Mancozebe, Manebe, Tiram, Metiram, Propinebe, Zinebe, Ziram, Clorotalonil, compostos estanhados, sulfúricos, cúpricos, entre outros. Esses fungicidas geralmente inibem a germinação de esporos e devem ser aplicados antes que a infecção ocorra.
O que é fungicida de amplo espectro?
São produtos capazes de penetrar na planta e serem tóxicos com processos vitais inerentes aos fungos.Quais são os fungicidas triazois?
Os triazóis incluem uma vasta lista de ingredientes ativos comercializados no Brasil sendo os mais utilizados em soja e outras grandes culturas o ciproconazol, difenoconazol, epoxiconazol, metconazol, propiconazol e tebuconazol.Quantos fungicidas existem?
Uma grande variedade de fungicidas estão disponíveis no mercado, com diferentes ingredientes ativos e finalidades de uso. De acordo com dados do AGROFIT, existiam no mercado brasileiro em 2021 o registro de: 88 ingredientes ativos de fungicidas químicos (e um total de 639 produtos formulados);Pode misturar enxofre com fungicida?
Não misturar o enxofre com óleo mineral ou vegetal.Qual fungicida tem tebuconazole?
Excalia Max® é um fungicida inovador para controle de doenças da soja. O novo fungicida da Sumitomo Chemical traz a combinação de Tebuconazol com um novo ingrediente ativo do grupo das Carboxamidas, o impirfluxam, oferecendo mais confiança e flexibilidade na proteção contra as principais doenças da soja.O que é oxicloreto de cobre?
O fungicida oxicloreto de cobre é recomendado para o controle de antracnose, requeima, ferrugem, míldio e outras doenças de diversas culturas, tais como o algodão, a batata, o café, a cana, os citrus, o feijão e o tomate (ANDREI, 1993).Quais são os tipos de fungicida?
Tipos de fungicidas que podem ser utilizados
- Fungicidas protetores. Os fungicidas protetores são preventivos, evitando a penetração do fungo na planta. ...
- Fungicidas curativos. ...
- Fungicidas erradicantes. ...
- Fungicidas antiesporulantes. ...
- Fungicidas sistêmicos. ...
- Fungicidas de contato. ...
- Eficácia de controle. ...
- Espectro de ação.