IGP-M, taxa Selic, taxa DI e IPCA são os principais indexadores econômicos no mercado brasileiro: Taxa Selic: taxa básica de juros da economia brasileira, ela é referência para as outras taxas de juros do mercado e é um importante instrumento do Banco Central para controlar a inflação.
O CDI, portanto, é um indicador usado como referência para os investimentos pós-fixados, incluindo: Certificado de Depósito Bancário (CDB); LCI (Letra de Crédito Imobiliário) LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
Qual a diferença entre CDI e CDB? A diferença entre estes dois índices financeiros é, principalmente, quanto a sua classificação: o CDI atua como uma taxa para os rendimentos de valores aplicados em operações entre instituições financeiras; enquanto o CDB é um tipo de investimento de renda fixa.
Entre os investimentos que rendem mais que o CDI, temos ativos de Renda Fixa, Variável, internacionais e Fundos . Também é preciso considerar o prazo da aplicação e o nível de risco que a aplicação está sujeita. No mercado financeiro, maior rentabilidade também significa maior risco.
Não há uma resposta única para determinar o melhor indexador, pois depende do perfil do investidor, objetivos financeiros e do cenário econômico. Cada indexador tem suas características específicas. O CDI e a Selic são frequentemente utilizados em títulos pós-fixados, enquanto o IPCA é comum em títulos híbridos.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA é produzido pelo IBGE desde dezembro de 1979. A partir de novembro de 1985, de acordo com o Decreto n. 91.990, o IPCA passou a ser utilizado como indexador oficial do País, corrigindo salários, aluguéis, taxa de câmbio, poupança, além dos demais ativos monetários.
No Boletim Focus divulgado no dia 17 de junho, a expectativa da taxa básica de juros para o final de 2024 se elevou para 10,50%. Dessa forma, com a Selic em alta, a tendência do CDI também é de elevação.
O valor do CDI hoje é de 11,68% ao ano. Já o CDI acumulado no ano de 2024 foi de 5,92% e o acumulado em 2023 foi de 13,04%. Pode ser interessante procurar investimentos que renda no mínimo 100% do CDI, para que o investidor não perca dinheiro com a inflação do país.
Quando avaliamos os últimos 12 meses, o retorno de IPCA+6% ao ano acumulou um retorno equivalente a 76,5% do CDI. Este resultado tem levado muitos investidores a preferirem o CDI.
"Mesmo com uma taxa menor, e portanto uma rentabilidade bruta menor, a LCI vale mais a pena que o CDB para esse prazo e com essas taxas por ser isenta de imposto", diz Haddad. Neste período de um ano (365 dias), o investidor de CDB paga 17,5% sobre os rendimentos.
Ao tratar de investimentos seguros e rentáveis, os títulos do Tesouro Direto costumam ser os primeiros a aparecer na lista. Em janeiro de 2024, havia 5 alternativas, no total: Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA+, Tesouro RendA+ e Tesouro Educa+.