Barriga de suíno com pele, água, sal, regulador de acidez lactato de sódio, estabilizantes trifosfato pentapotássico, trifosfato pentassódico, pirofosfato tetrapotássico e pirofosfato tetrassódico, antioxidante eritorbato de sódio, aromatizante, conservador nitrito de sódio.
Os principais ingredientes para a fabricação de bacon são a barriga suína, sal, condimentos, nitrito e nitrato – para sua conservação. O processamento da barriga em bacon envolve operações de adição dos ingredientes, homogeneização e cozimento com defumação.
O bacon original é feito de barriga de porco e segue as seguintes etapas: primeiro ele é salgado, depois passa pela cura, que consiste em usar ingredientes adicionais, como sal e açúcar, para aumentar a conservação do alimento. E por último passa pela defumação, onde é exposto a fumaça para conservar o seu sabor.
O bacon necessita de um tempo de defumação de, aproximadamente, quatro horas para ser defumado, a uma temperatura constante de 75°C. O tempo de defumagem pode ser aumentado ou diminuído, dependendo da espessura e do diâmetro da peça. Quanto mais espesso, mais tempo exigirá de defumação e vice-versa.
“Tanto o bacon quanto a panceta são feitos da barriga do porco, mas o primeiro é defumado e o outro, curado. Já o guanciale é a papada do animal, que também é curada”, diz Fábio Lazzarini chef do Varanda D.
COMO FAZER BACON CASEIRO NO FORNO DE CASA SEM DEFUMADOR FÁCIL PASSO A PASSO FICA UMA DELÍCIA👍👍👍👍👍
É saudável comer bacon?
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
Bacon e embutidos são conhecidos como processados, alimentos em que se adicionam aditivos químicos para a conservação e maior sabor. Isso estimula a recomendação de cautela no consumo. Para se tornar processado, o alimento é submetido a processos como a salga, cura, defumação e fermentação.
Este corte carne pode ser extraído de ambos animais, porco e boi. O segredo para se obter uma boa peça de bacon é que quanto mais gordura no corte, mais saborosa vai ser a carne. E sim, pode ser feito bacon do boi!
Pode comer bacon cru? Algumas receitas sugerem o consumo de bacon cru, mas cozinhar ou fritar o alimento ajuda a realçar o sabor da carne, tornando o bacon mais apetitoso. Para isso, basta fazer o bacon frito, caramelizado, crocante ou cortado em cubinhos.
O bacon tem um aspecto bem mais curado e defumado, tem mais a aparência de carne seca e tons mais avermelhados.” Já durante o cozimento da carne, o sabor, a textura e o visual também podem ajudar a identificar o produto original. “O bacon tem textura firme e sabor mais intenso.
A razão pela qual o bacon tem um sabor e aroma tão deliciosos pode ser atribuída à mesma coisa que dá torradas, café, cebola frita e outros um cheiro tão agradável e atraente: a reação de Maillard. No início do século 20, o médico e químico francês Louis-Camille Maillard descobriu uma certa reação química.
O bacon normalmente é tirado da barriga e do lombo do porco. Essa carne é salgada e depois defumada, e assim é feita essa saborosa carne! O mais interessante é que esse processo de defumar a carne existe há mais de 4 mil anos.
O porco criado solto possui até mesmo mais ômega-3 do que o criado preso - explica Fabiana. A especialista esclarece ainda que esse tipo de corte é bem mais saudável, pois na produção artesanal, a defumação acontece com a utilização de lenha.
De acordo com Rondó, o bacon artesanal é a melhor opção para manter a alimentação saudável. Isso porque, o bacon artesanal é feito de forma mais natural, com menos aditivos químicos e conservantes.
Bacon – O Bacon é um tipo de carne de porco em que o corte é feito da barriga ou costas do animal, quando se procura um corte com menos gordura. Geralmente é defumado ou curado e pode ser usado como topping em lanches e porções.
Apenas no século XVII que o bacon começou a ser sinônimo do que conhecemos atualmente. Ou seja, um pedaço das costas do porco desidratada com sal e depois defumada. Seja dito, que o bacon vem de “back”, na tradução do inglês significa costas. A receita é dita como inglesa pela Oxford Company to Food.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
O Ministério da Agricultura determinou que o bacon tradicional é feito com a barriga do suíno, enquanto os outros cortes (paleta, lombo e costela) devem levar o nome junto da embalagem.
Bacon nada mais é do que um corte da barriga do porco que passa pelo processo de cura e defumação - isto é, depois de cortada, a peça é salgada e exposta à fumaça, fazendo com que o sabor da carne seja modificado.
Na hora de comprar, o bacon é preparado a partir da parte interna da barriga do porco, que é em seguida curada e defumada. Para garantir um produto de maior qualidade, fique de olho na proporção de carne para gordura da peça: o ideal é que ela tenha dois terços de carne para um de gordura.
Segundo o médico Rodrigo Schröder, o bacon é uma fonte de gordura saturada, aquela associada ao aumento do colesterol LDL. “O excesso de gordura saturada pode levar a problemas como aterosclerose, resistência à insulina e inflamação crônica, todos fatores de risco para doenças cardíacas e metabólicas”, explicou.
"A maioria das carnes processadas contém carne suína ou bovina, mas também pode conter aves e miudezas, como o fígado, ou subprodutos de carne, como sangue", diferencia Dirce Maria Lobo Marchioni, professora do Departamento de Nutrição da FSP/USP (Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo).