Com efeito, há tantas portas do inferno quantas espécies de pecados mortais; mas há entre elas algumas mais largas e mais perigosas: são as da impureza, da injustiça, da profanação do domingo, da embriaguez, da má educação dos filhos, do protestantismo, do espiritismo, da demora da conversão.
A Cratera de Darvaza ou "Porta do Inferno": onde fica e como foi criada essa chama infinita? No inóspito deserto de Karakum, a quase 300 quilômetros da capital do Turquemenistão, encontra-se esta misteriosa cratera que arde há mais de 50 anos e cuja origem pode ser explicada por erro humano.
Eles estão confinados em túmulos abertos de onde sai o fogo eterno (é um paralelo de Dante á punição que a Igreja dava aos hereges: serem queimados em fogueiras). Em cada túmulo há mais de mil condenados.
No clássico da literatura A Divina Comédia, o italiano Dante Alighieri descreveu os nove andares do inferno, descendo de Jerusalém até o cafofo do demo.
E foi para este último lugar, especificamente, que desceu Nosso Senhor Jesus Cristo: Há quatro infernos: o inferno dos condenados, o purgatório, o limbo das crianças e o limbo dos justos ou seio de Abraão.
É atribuído a Dante Alighieri, em sua obra clássica A Divina Comédia, a popularização do conceito de inferno como local de fogo, onde os demônios atormentam as almas condenadas. Essa visão veio a se tornar a ideia popular entre cristãos e não cristãos de como é o inferno.
Azazel também é comumente conhecido como o responsável pelo pecado da Ira entre os Sete Príncipes do Inferno (que correspondem aos sete pecados capitais).
Na Bíblia satânica de Anton LaVey, Lúcifer é um dos quatro príncipes herdeiros do inferno, particularmente o do Oriente, o "senhor do ar", e é chamado de portador da luz, estrela da manhã, intelectualismo e iluminação.
Purgatório é o estado e o processo de purificação temporária em que as almas daqueles que morrem em estado de graça são preparadas para o Reino dos céus.
No deserto de Karakum, no Turcomenistão, perto da aldeia de Darvaza – que tem apenas 350 habitantes –, existe um buraco de 70 m de diâmetro em chamas há mais de 50 anos.
De acordo com a descrição de Dante, o inferno consiste em nove círculos concêntricos que se afunilam conforme ficam mais profundos, até chegarem ao centro da Terra. Para qual deles você é enviado depende do pecado cometido, com círculos destinados aos glutões, hereges e fraudadores.
O inferno é governado por Deus e existe para a sua glória. Precisamos enfatizar que o inferno é governado por Deus, pois existe uma idéia popular de que o inferno está, de algum modo, fora do alcance e da presença de Deus.
Agramon é o demônio do medo e portanto assume muitas formas, geralmente ele lembra um atleta musculoso, ele possui pele amarelada, olhos verdes, cabelo preto na altura dos ombros. Ele usa roupas diversas e tem suas asas a mostra apenas quando deseja.
A "Porta do Inferno", que fica na República de Sakha, no nordeste da Sibéria, Rússia, é uma formação geológica que se formou com o derretimento do permafrost. O enorme buraco no solo também é conhecido pelo nome Batagaika Crater.
“O inferno está embaixo” (Pv 15.24). “foi preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41). Há quem diz que o inferno não existe; ou que o inferno é aqui mesmo, em cima da terra, no mundo em que vivemos. Quem afirma isso, fala sem conhecimento de Deus e não crê no evangelho, nem na Bíblia toda como a Palavra de Deus.