Quais são os obstáculos ao perdão dentro do ser humano?
Um dos grandes desafios a ser superado pelo ofensor é o sentimento de vergonha, que, atrelada ao sentimento de desvalor, impede o pedido de perdão. Já o sentimento de culpa facilita o pedido de desculpas porque direciona a censura a um ato específico e auxilia no desejo de reparação deste ato (ALENCAR; ABREU, 2019).Quais são os problemas causados pela falta de perdão?
Diferente do ato de perdoar, a falta do perdão pode trazer consequências negativas, tais como: Carregar ressentimento dentro de si: o ressentimento origina diversos sentimentos negativos, como amargura, tristeza, raiva e baixa autoestima.Qual a maior dificuldade em perdoar?
Perdoar é difícil pois remete sempre a algo que aconteceu que trouxe mágoa. E quando a pessoa pensa em perdoar ela geralmente tem o pensamento de que ao perdoar, ela estará beneficiando aquele que a magoou, ou que estará concordando com o mal que fizeram à ela. Na verdade o maior beneficiado é para quem perdoa.O que nos impede de perdoar?
O que impede você de perdoar é sua rigidez e orgulho próprio, afinal você nunca pode sair por baixo, não é mesmo? Perdão não é sinônimo de aceitação cega dos atos de outra pessoa, muito menos o esquecimento do passado (habilidade que só quem tem Mal de Alzheimer tem).Quais São Os Obstáculos Face Ao Perdão
O que impede o perdão?
O mesmo orgulho também nos impede de pedir perdão quando cometemos algum erro. A falta da capacidade de perdoar ou de pedir perdão está longe dos preceitos de Deus para nossas vidas. Portanto, quando você é orgulhoso, involuntariamente você se afasta de Deus.O que acontece quando a pessoa não consegue perdoar?
Alguns estudos comprovam que a "falta" de perdão pode trazer muitos prejuízos a saúde física. É fundamental seguir a vida, seguir em frente sem olhar para trás. Nada poderá mudar o que já aconteceu. A depressão é uma doença grave que não pode ser confundida com a tristeza, e, ela tem sido muito confundida sim.Quais são as fases do perdão?
Enright explica que o processo do perdão tem quatro fases: reconhecimento da raiva, decisão de perdoar, entendimento sobre as dificuldades do agressor e libertação da dor emocional. O perdão depende de uma decisão, mas ele é um processo que pode demorar algumas estações.Por que é difícil perdoar alguém?
Perdoar não tem a ver apenas com as outras pessoas, mas também com você. É comum termos a mania de nos prendermos às partes negativas de nossos atos e isso faz com que acumulemos culpa dentro de nós. Mas é preciso entender que somos todos falhos e estamos sempre sujeitos a errar.O que é o verdadeiro perdão?
O perdão é o ato de se desprender do ressentimento. Vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.O que Jesus ensina sobre perdoar?
“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).Quais as consequências do perdão?
“Os benefícios do perdão são muitos para a saúde emocional e física. Algumas pesquisas mostram que o perdão nos ajuda a viver mais. Auxilia na redução do estresse e nervosismo, regula a pressão arterial, cardíaca e melhora a qualidade do sono”, explica Gustavo Arns.O que Deus fala sobre a falta de perdão?
Foi o que Jesus revelou na oração do Pai Nosso: “Perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6.12). Como o inimigo sempre almeja nos afastar de Deus e do nosso destino em Cristo, ele insiste em tentar plantar sementes de ofensa em nossa mente e coração para gerar uma raiz de amargura.O que a falta de perdão provoca?
Outros estudos também apontam que a falta de perdão pode desencadear em sérias doenças emocionais e físicas como depressão, dores musculares, hipertensão, reações alérgicas, enxaquecas, dores no corpo e até câncer. A falta de perdão nos faz sentir torturados.O que acontece com a falta do perdão?
As consequências da falta de perdão para quem não o libera são as mais variadas possíveis, aprisionamento de alma, doenças na alma, doenças físicas e privação de progresso espiritual. “Quanto menos perdoamos, mais erramos com os outros.Quais são os tipos de perdão?
Worthington, um renomado líder no campo da pesquisa do perdão, acredita que existem quatro tipos de perdão: perdão divino, perdão de si mesmo, perdão de pessoa para pessoa e perdão social (esta série do Church News examina o perdão de pessoa para pessoa).O que a psicologia diz sobre o perdão?
Para Enright (2008), perdoar é mais do que aceitar o que aconteceu, ou deixar de sentir raiva, ser neutro em relação ao outro, ou ainda, fazê-lo apenas por se sentir bem. Pode-se dar seguimento à vida mesmo com frieza e indiferença em relação ao ofensor.Como realmente perdoar alguém?
Como aprender a perdoar?
- Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
- Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
- Expresse suas emoções. ...
- Redefina seus limites. ...
- Deixe ir.
O que fazer quando não conseguimos nos perdoar?
Para facilitar as desculpas, veja a seguir seis dicas:
- Não encare como fraqueza. Esqueça a ideia de que pedir perdão é uma atitude de fraqueza. ...
- Entenda que toda história tem dois lados. ...
- Tente ver lado humano. ...
- Pense nas consequências em longo prazo. ...
- Dê uma chance para explicações. ...
- Perdoe-se primeiro.