Já os países mais poluídos do mundo em 2023 foram: Bangladesh, Paquistão, Índia e Tajiquistão. Apenas 10 nações e territórios apresentaram qualidade do ar considerada “saudável”: Finlândia, Estônia, Porto Rico, Austrália, Nova Zelândia, Bermudas, Granada, Islândia, Ilhas Maurício e Polinésia Francesa.
A China, muito pela sua dimensão e população, lidera o ranking dos mais poluentes, com 10.175 Mt CO2 (tonelada métrica de dióxido carbono, medida padrão para quantificar as emissões de CO2), seguida pelos Estados Unidos, com 5.285 Mt CO2 - e que lidera nas emissões per capita -, e pela Índia, com 2.616 Mt CO2.
China, Estados Unidos, Índia e União Europeia possuem os totais de emissões mais altos do mundo. No entanto, entre os 10 maiores emissores, EUA e Rússia são os que possuem as emissões per capita mais altas, com 17,6 toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) por pessoa e 13,3 tCO2e/pessoa respectivamente.
O Brasil ocupa a quarta colocação no ranking de nações que mais emitem gases poluentes no mundo, quando é considerada a emissão de gases poluentes desde 1850, conforme a União Nacional da Bioenergia (UDOP).
Uma pesquisa realizada recentemente, sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.
O pior caso nesse sentido é a Índia, que possui o maior problema sanitário do mundo, aproximadamente 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiro e rede de esgoto.
A cidade de Acrelândia registrou uma média de 23,3 μg/m3 de PM2. 5 em 2022. De acordo com as diretrizes de qualidade do ar da OMS, a concentração segura das partículas no ar devem ser iguais ou inferiores à 5 μg/m3.
Com 1.010 km², nasce em Salesópolis, na serra do Mar, e atravessa o estado de São Paulo, banhando 62 municípios. Ocupa o topo do ranking por receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da capital.
São Paulo é a cidade mais poluída do mundo e única com ar “insalubre” para todos. São Paulo é a única cidade do mundo com o ar não saudável para toda sua população, segundo registro da IQAir.
Embarque conosco nesta emocionante jornada por Bangladesh, um país que enfrenta desafios monumentais enquanto busca seu lugar no mundo contemporâneo. Das tumultuadas ruas das cidades lotadas às serenas paisagens naturais, este vídeo oferece uma visão abrangente das complexidades e encantos deste país asiático.
A campeã foi Baku, a capital do Azerbaijão, com índice 27,6. Em seguida vieram Daca, Bangladesh, e Antananarivo, Madagáscar, completando o pódio espúrio. Entre os maiores perigos, o texto chama atenção para o perigo da poluição do ar, que costuma ser a principal fonte de intoxicação por chumbo.
Que países atingem níveis seguros de qualidade do ar? Os sete países que cumpriram a diretriz de segurança de cinco microgramas por metro cúbico de ar (µg/m3) ou menos foram a Austrália, a Estónia, a Finlândia, Granada, a Islândia, as Maurícias e a Nova Zelândia.
Segundo essa análise, os franceses tomam em média um duche por dia, o que contraria o mapa de higiene na Europa, em que França aparecia como um país em que menos de 65% da população tomava banho diariamente. Os "últimos da lista" são a China, a Turquia, a Alemanha, o Reino Unido e o Japão.
Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.
Indonésia e México vêm logo atrás, com cerca de sete banhos cada. Na lanterninha dessa pesquisa estão os chineses que, aparentemente, só tomam banho uma vez a cada dois dias. Os franceses, norte-americanos e espanhóis ficam na média da ducha diária.
Além dessas vantagens, Natal é considerada a cidade que possui o ar mais puro da América do Sul el possui um dos mais belos litorais do Brasil, que se estende por mais de 400 Kms e um povo hospitaleiro que recebe os visitantes de braços abertos.
No Brasil, outras capitais que não são metrópoles têm índices ainda piores. Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) estão no topo do ranking nacional, com índices de 205 AQI e 193 AQI respectivamente.
Conforme esse novo ranking, os cinco países que mais poluíram desde a Revolução Industrial, de 1850 a 2021, são: EUA, China, Rússia, Brasil e Indonésia.