Os países que fazem parte do Extremo Oriente são: China (as províncias de Tibete, Qinghai e Xinjiang ficam na Ásia Central), Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan. Algumas vezes são considerados parte do Extremo Oriente: a Mongólia e o Vietnã bem como algumas das subregiões asiáticas da Rússia.
Localização: A Ásia situa-se entre os continentes europeu, americano, africano e a Oceania, tendo boa parte do território localizado no hemisfério Norte. Países: 51 países (sendo 10 deles, transcontinentais), 2 territórios não reconhecidos, 5 dependências e 2 entidades internacionais reconhecidas. Área: 43.810.582 km².
PAÍSES E CAPITAIS DA ÁSIA | ENSINO FUNDAMENTAL | EF09GE14
Qual é a origem do povo asiático?
Os primeiros humanos chegaram à Ásia Central a partir do Oriente Médio há mais de 40 mil anos e ali originaram a população conhecida como Antigos Eurasiáticos do Norte, geneticamente relacionados às populações da Europa e Oriente Médio.
Quais são os países que fazem parte do Extremo Oriente?
O Extremo Oriente abrange os seguintes países: Parte da China, Japão, Coreia do Norte, Mongólia, Coreia do Sul e Taiwan. Além dos países que compunham a ex-União Soviética: Tadjiquistão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão, Cazaquistão e Rússia asiática.
Taiwan. Localizado na Ásia Central, Taiwan aparece com frequência nos rankings de melhores lugares para morar. O fato se deve muito aos excelentes benefícios que o país oferece, como: qualidade de vida, saúde pública eficiente e segurança.
A maioria dos brasileiros asiáticos têm raízes na Ásia Oriental, a maioria deles japoneses. Os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil em 1908. Até a década de 1950, mais de 250 mil japoneses imigraram para o Brasil. Atualmente, a população japonesa do Brasil está estimada em 1,5 milhões de pessoas.
De modo geral, podemos definir o mundo oriental como a porção da Terra formada pelas nações da Ásia e do Oriente Médio, enquanto o mundo ocidental engloba a Europa e grande parte dos territórios que foram colonizados pelos europeus, notadamente a América, a Austrália e a Nova Zelândia.
Os países que fazem parte do Extremo Oriente são: China (as províncias de Tibete, Qinghai e Xinjiang ficam na Ásia Central), Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan. Algumas vezes são considerados parte do Extremo Oriente: a Mongólia e o Vietnã bem como algumas das subregiões asiáticas da Rússia.
O ponto situado mais ao leste do país é a Ponta do Seixas, na Paraíba. O ponto mais ao oeste é a Serra Contamana, no Acre. A distância entre esses dois pontos é de 4.319 km.
Aos pés das montanhas dos Himalaias, na Ásia, o Butão costuma ser apresentado como "o país mais feliz do mundo", graças a seu Índice de Felicidade Interna Bruta, criado pelo antigo rei Jigme Singye Wangchuck, em 1972.
O Japão é um dos países mais seguros de toda a Ásia. Segundo o relatório do Global Peace Index, apenas 3% dos japoneses já sofreram ou conhecem alguém que sofreu algum tipo de violência.
A Indonésia, com certeza, é um dos países mais bonitos do mundo. Não somente pelas lindas paisagens, mas também por ser um país cheio de espiritualidade, com uma cultura mística e principalmente, por ter um povo muito hospitaleiro.
O Haiti sempre foi o país mais pobre da América Latina. Devastado por terremotos e imerso em crises políticas, o país se acostumou com o poder do crime organizado e com o colapso econômico permanente, uma fábrica de refugiados. Mas, quando o ano acabar, o primo mais pobre dos latino-americanos será a Venezuela.
Segundo a consultora Mercer, Hong Kong, Cingapura e Zurique são as cidades no mundo mais caras para se viver em todo o mundo, numa lista de 227 localidades.
→ Ásia. O continente asiático é o mais extenso e mais populoso do mundo. A sua área de 44.614.000 km² corresponde a quase 30% de toda a área continental do planeta, além de reunir 4.679.661.000 de habitantes, número que equivale a 59,4% da população mundial.