Qual foi o primeiro país a ser descoberto por Portugal?
Resumo sobre o descobrimento do Brasil
Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
1. Egito. O Egito é amplamente reconhecido como o país mais antigo do mundo, com a fundação datando de 3150 a.C. com o reinado do faraó Narmer, o primeiro rei da Primeira Dinastia do Egito.
Com a visita de naus menores, em 1504, a ilha de Vera Cruz passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Em 1511, os portugueses se referem ao local como a Terra dos "Brasilis" e, mais tarde, Terra dos Brasis, devido à presença do pau-brasil na região.
A Origem MILENAR dos portugueses | De Onde Vieram?
Qual povo fundou Portugal?
O povo português tem sua origem nos celtiberos, um povo que habitava as regiões próximas aos rios Tejo e Douro, principalmente nas porções mais montanhosas. Pelos registros históricos, estas zonas eram habitadas pelos celtiberos, há pelo menos, 2600 anos (desde o século VI a.C.).
Portugal foi fundado em 1143, ano da celebração do Tratado de Zamora. O Tratado, assinado entre D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e Afonso VII de Leão e Castela, reconhece o estatuto jurídico de Portugal como reino independente. Em 1179 esse estatuto foi confirmado pelo Papa Alexandre III.
O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, representando um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV. Esse acontecimento também é chamado por alguns de “DESCOBRIMENTO DO BRASIL”.
Quais países estavam sob o Império português? O império português controlava os Açores, Madeira, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe na costa da África; Cochim, Goa e Colombo no subcontinente indiano; Macau e Nagasaki na Ásia Oriental; Moçambique e Angola na África; e Brasil.
Desse modo, surgiram as possessões portuguesas de Goa, Cochin, Malaca, na Índia e regiões do Índico e Macau, na China. Havia um comércio ativo entre essas regiões onde os portugueses iam, principalmente, buscar as especiarias (pimenta, cravo e canela) e as trocavam, na China, por seda e porcelanas.
Como pioneiro da exploração marítima na Era dos Descobrimentos, o reino de Portugal expandiu os seus territórios entre os séculos XV e XVI, estabelecendo o primeiro império global da história, com possessões em África, na América do Sul, na Ásia e na Oceania.
A data de 25 de abril fica conhecido como a Revolução dos Cravos. 1974-75 - As colônias portuguesas de Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola conquistam a independência. Portugal retira-se do território de Timor Português, hoje Timor Leste, que em seguida é invadido pela Indonésia.
A Península Ibérica, onde se localiza Portugal, era habitada, em tempos pré-históricos, pelos iberos, tribos originárias da região. A partir do século 10 a.C., povos celtas chegaram à península e se miscigenaram com a população local, dando origem aos chamados celtiberos.
O termo “descobrimento da América” é utilizado para a chegada dos espanhóis ao continente americano, em 12 de outubro de 1492. Isso aconteceu por meio da expedição liderada pelo navegante genovês Cristóvão Colombo.
Com o estabelecimento do Reino de Portugal em 1139, cuja independência foi reconhecida em 1143, e a estabilização das fronteiras em 1249, Portugal tornou-se o mais antigo Estado-nação da Europa.
En breve. O nome Portugal, segundo o Dicionário Onomástico e Etimológico de José Pedro Machado, vem do latim Portucale, que foi a primeira designação da cidade do Porto. Portucale resultou da aglutinação de Portu- + Cale-, do acusativo "Portum Calem", forma vulgar de "Cales Portus".
Portugueses são em grande parte descendentes de judeus, ainda mais os que vieram para o Brasil. Os judeus começaram a emigrar para a Península Ibérica durante o Império Romano. Sabe-se que no século III DC já se encontravam na Lusitânia.
Portugal foi fundado em 1143, ano da celebração do Tratado de Zamora. O Tratado, assinado entre D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e Afonso VII de Leão e Castela, reconhece o estatuto jurídico de Portugal como reino independente. Em 1179 esse estatuto foi confirmado pelo Papa Alexandre III.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
O Brasil, oficialmente, comemora 524 anos de descobrimento (pelos europeus) nesta segunda-feira (22). A data faz referência à suposta chegada dos portugueses onde hoje é a cidade de Porto Seguro, na Bahia, onde supostamente avistaram o Monte Pascoal.
No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.