A burrinha e o boi são os dois principais personagens dessa encenação, por serem os animais que estavam no local do nascimento de Jesus. Mas, no Reisado " boi dos caretas de são gonçalo são inclusos e a ema e o jumento. Além dos animais, participam 7 caretas entre eles o Canjari, conhecido como "cabloco do boi".
Essa festa é uma manifestação folclórica que sempre ocorre no Ciclo Natalino, tendo seu início geralmente no dia 24 de dezembro, se estendendo até o dia 6 de janeiro, dia de Santos Reis. Reisado trata-se de um cortejo composto por dois cordões, tendo como personagens principais o rei e a rainha.
O Reisado, também chamado de Folia de Reis, é uma manifestação popular que celebra o nascimento do menino Jesus e rememora a visita do três reis magos a Belém. Em Santa Maria da Boa Vista, no sertão pernambucano, um grupo realiza esse festejo há várias décadas.
Na estreia de Reis — A Decadência, o público acompanhou e sofreu com o desfecho de Abisague (Barbara França). Após uma briga com Naamá (Ingrid Conte), a jovem entrou em trabalho de parto e não resistiu. Agora, os fãs da série vão descobrir como esta morte vai impactar a amonita e Salomão (Guilherme Dellorto).
Uma personagem misteriosa está deixando os telespectadores com a pulga atrás da orelha na novela Reis. A atriz Claudia Mauro assumiu o papel de narrar a nova temporada com a morte de Naamá (Ingrid Conte), que era responsável por orientar o público sobre os principais acontecimentos desde o primeiro capítulo.
No Nordeste, o Reisado acontece em estados como Alagoas, Sergipe e Bahia. Comumente a festa é composta por músicos, cantores e dançarinos com roupas típicas coloridas e estandartes que, guiados por um mestre, percorrem as ruas das cidades, de porta em porta, fazendo louvações e recebendo prendas dos donos das casas.
Veste-se de preto, traz um pano amarrado na cabeça, o rosto pintado de preto e um chicote nas mãos, com o qual corre atrás das moças e crianças. As outras figuras formam o coro do Reisado, que participam ativamente apenas nas batalhas, nas danças e no canto, quando respondem ao solo do Mestre.
O Reisado é formado por dois cordões que disputam a simpatia da platéia e são liderados pelas personagens centrais: o “Caboclo” ou “Mateus” e a “Dona Deusa” ou “Dona do Baile”. Também se destaca a figura do “Boi”, cuja aparição representa o ponto alto da dança.
O Jaraguá possui uma boca enorme e costuma brincar com as crianças, encenando engolir as mesmas. . O boneco que representa o Jaraguá na brincadeira do reisado, por vezes possui a cabeça em madeira, gerando no movimento da mandíbula um som forte e marcado. .
A Folia de Reis ou Reisado como é conhecido em grande parte do Brasil, reúne folclore e religiosidade e é celebrado no período de 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, a 6 de janeiro, Dia de Reis.
O Reisado nasceu no Egito, como festa de adoração a Festa Sol Invencível. Os foliões fazem uma procissão, indo de casa em casa para receber presentes e dinheiro. Essa parte da festa foi integrada ao passar dos anos. Os católicos a explicam como sendo o período da andada dos reis até a visita para Jesus.
Por volta de 1941 o jovem Rafael Ferreira Ramos, nascido em Crôa Grande, Acaraú – Ceará em 18 de janeiro de 1927 fundou seu Grupo de Reisado em São Gonçalo - Bela Cruz - Ceará.
No nordeste, diversas expressões culturais são parte da agenda natalina. É o caso do reisado, no Ceará, formado por um cortejo composto por dois cordões, em comemoração ao nascimento do menino Jesus e em homenagem aos reis magos, tendo como personagens principais o rei e a rainha.
Quais os personagens que fazem parte de um reisado?
A burrinha e o boi são os dois principais personagens dessa encenação, por serem os animais que estavam no local do nascimento de Jesus. Mas, no Reisado " boi dos caretas de são gonçalo são inclusos e a ema e o jumento. Além dos animais, participam 7 caretas entre eles o Canjari, conhecido como "cabloco do boi".
Para quem sabe, ele representa um dos Reis Magos, que se ocultavam, disfarçados desse jeito, para enganar os soldados de Herodes na busca pelo Menino Jesus recém-nascido.
Bianka Fernandes assumiu o papel de Luana Camaleão e deu vida a Maalate na décima primeira temporada de Reis, A Divisão. A atriz trouxe ao público uma versão madura da primeira esposa de Roboão (Henrique Camargo/Heitor Martinez) após uma passagem de tempo na trama.
Ezequias foi o 13º rei de Judá e adoeceu misteriosamente, sendo curado pelo profeta Isaías. Nesse caso, a personagem de Cláudia Mauro seria a rainha-mãe Abias.
Ricardo Vianna, que viveu Abda na décima primeira temporada de Reis, A Divisão, relembrou os figurinos do personagem em uma publicação no Instagram. Aos fãs, o artista classificou o sudomita como “envolvente, persuasivo e com uma história de vida forte”.