A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
Em alguns casos, a sinusite crônica pode agudizar, e originar sintomas de sinusite aguda também. A sinusite crônica também pode estar relacionada com a exacerbação da asma e complicações potencialmente graves, como abscessos cerebrais e meningite, o que leva a um aumento significativo na morbidade e mortalidade.
Ele recomenda evitar o consumo de farinhas refinadas, açúcar, queijo e derivados do leite. O ambiente também é um fator importante. Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.
Sintomas de Sinusite [SINAIS PERIGOSOS PARA PRESTAR ATENÇÃO]
Quando a sinusite se torna preocupante?
A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa.
Como saber se a sinusite se espalhou para o cérebro?
No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.
Inalação de vapor, toalhas quentes umedecidas sobre os seios paranasais afetados e bebidas quentes podem ajudar a aliviar a inflamação das membranas e promover a drenagem. Instilar solução salina no nariz (irrigação nasal) ou usar um spray de salina também pode ajudar com os sintomas.
Como saber se estou com sinusite viral ou bacteriana?
Cor do muco: O muco na sinusite viral costuma ser claro ou branco, enquanto na sinusite bacteriana, pode ser amarelado ou esverdeado. Gravidade dos sintomas: A sinusite bacteriana tende a causar sintomas mais graves, como febre alta e dor facial intensa.
"Então, está com os sintomas nasais persistentes por mais de cinco dias, com febre e com alterações já na pele e com um agravamento dos sintomas, tem que procurar sempre o médico", reforça.
Em cerca de 90% dos casos, a inflamação na mucosa que reveste internamente os seios da face acontece na esteira de um resfriado ou gripe. Quando a sinusite é aguda, com duração inferior a 12 semanas, pode haver dor de cabeça, mas com intensidade de leve a moderada.
A dor de cabeça da sinusite é facilmente confundida com a de quadros de enxaqueca, já que ambas são igualmente fortes. Mas na hora de diferenciar essas duas doenças, procure saber se há uma região dolorida do seu rosto (seios paranasais) e se existem outros sintomas da própria enxaqueca.
Câncer de células escamosas – ocorre quando há alteração nas células epiteliais escamosas. É o tipo de câncer mais comum na cavidade nasal e seios paranasais.
O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. A técnica identifica mesmo inflamações profundas ou obstruções físicas que dificilmente seriam percebidas por outros meios.
Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
Dor de cabeça e dor no rosto, principalmente na região dos maxilares (abaixo dos olhos) e na região da testa; Perda completa ou parcial do olfato; Tosse seca ou com secreção.
É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.
Para aliviar a sinusite, o bom é uma intervenção adequada, com remédios para tratamento de sinusite, que devem ser indicados por um médico. Além de medidas como: beber bastante água, manter os ambientes limpos, utilizar umidificadores de ar e inalar vapor quente do banho, ajudam nesse alívio.
De qualquer forma, em casos graves, a pessoa com a infecção apresenta sintomas severos como dor, febre alta, confusão, mudanças na visão e rigidez no pescoço. Na presença desses sintomas, é altamente recomendado buscar um(a) médico(a) o quanto antes.
Em casos mais graves, observa-se os olhos vermelhos com limitação da movimentação, alteração visual, visão dupla e olho mais saltado na órbita (proptose). Nestes casos mais graves, é chamada de Celulite Orbital ou pós-septal.
Cerca de 1 a 3% das sinusites podem evoluir com algum tipo de complicação. Dentre as complicações mais temidas encontram-se aquelas "intracranianas" como o abcesso cerebral, a meningite e o empiema subdural.