As crianças da geração Alpha são ágeis para lidar com equipamentos eletrônicos e conseguem encontrar facilmente na internet as informações de que necessitam, além de conseguirem ensinar às pessoas mais velhas como resolver problemas tecnológicos.
A geração alfa valoriza mais o mercado de beleza do que nunca. Embora o valor e a qualidade sejam os principais impulsionadores de compra do resto do mercado, a geração alfa se destaca por priorizar a estética, a experiência e a compra recomendada.
A geração Alfa se caracteriza por ser nativa digital e passar horas e horas em frente às telas. Os avanços tecnológicos que a humanidade vem experimentando ao longo do século XXI estão mudando o planeta e seus habitantes tanto do ponto de vista social quanto econômico.
A Geração Alpha, com suas habilidades tecnológicas avançadas, espera um nível ainda maior de flexibilidade e inovação. São indivíduos que valorizam a capacidade de trabalhar remotamente e preferem ambientes de trabalho que suportem a colaboração digital e a aprendizagem contínua.
Eles gostam de aprender fazendo, gostam de criar e inventar, gostam de interagir. E essa abordagem pode ser uma aliada em sala de aula, especialmente porque esse grupo de crianças e adolescentes precisará ser muito mais inventivo e crítico quando sair da escola.
As crianças da geração Alpha são ágeis para lidar com equipamentos eletrônicos e conseguem encontrar facilmente na internet as informações de que necessitam, além de conseguirem ensinar às pessoas mais velhas como resolver problemas tecnológicos.
Entre as principais características, o estudo menciona também como essa geração é extremamente visual. Ao contrário das gerações anteriores, que tinham somente a TV e o Cinema para escolher entre o conteúdo disponível, essa geração hoje assiste o que quer, quantas vezes quiser, não importa a hora ou o lugar.
A Geração Alpha consome uma quantidade significativa de conteúdo digital. Eles preferem plataformas visuais e interativas, como YouTube, TikTok e jogos online. Ou seja, as marcas que desejam alcançar esse público precisam estar presentes nessas plataformas e criar conteúdo envolvente e dinâmico.
Smartphones, tablets, assistentes virtuais, redes sociais… A geração Alfa tem contato com essas tecnologias e aprende a utilizá-las desde cedo. Como resultado, o ambiente digital faz parte das suas interações e aprendizados, não existindo, de fato, uma separação do mundo físico — é o chamado phygital-first.
Os Alphas são crianças atentas e observadoras. É comum ouvir falar que são a geração mais inteligente de todas por estarem inseridas em ambientes em que recebem estímulos, como informações visuais, sonoras e interativas por meio das múltiplas telas, constantemente em qualquer hora e lugar.
Geração Alfa é o grupo demográfico após a Geração Z. Os pesquisadores e a mídia usam o começo do ano de 2010 (ou início de 2011, 2012 ou 2013) como o início e 2024 como o fim. Batizada com o nome da primeira letra do alfabeto grego, a Geração Alfa é a primeira a ter nascido totalmente no século XXI.
Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.
Geração Z: Habilidades digitais avançadas, mas ainda aprendendo. Geração Alpha: Considerados "nativos digitais" completos, com habilidades avançadas desde a infância.
Geração Y ou Millenials: nascidos entre 1981 e 1996 e fazem entre 28 e 43 anos em 2024. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010 e fazem entre 12 e 27 anos em 2024. Geração A ou Alfa: nascidos a partir de 2010 e que nascerão até 2025, até lá possuirão no máximo 15 anos.
Hiperconectados. Uma das principais características da Geração Alpha é a hiperconectividade, uma resultante dos estímulos sociais que os nativos digitais recebem todos os dias. Os Alphas são a primeira geração verdadeiramente digital, sabendo operar desde cedo smartphones, tablets, assistentes de voz e muito mais.
No mundo animal, o termo designa aquele que exerce a liderança e o domínio em um grupo da mesma espécie. Da mesma forma, o ser humano qualificado como macho alpha é aquele que assume o papel de autoridade tanto em situações sociais quanto em profissionais.
Inovação, resolução de problemas e empreendedorismo são naturais para a geração alfa. Seus membros são empreendedores desde a mais tenra idade. Isso, sem dúvida, influenciará a forma como administrarão os negócios no futuro.
dificuldades perceptíveis de direcionamento da atenção, já que a geração alpha está habituada a um sem-número de estímulos simultâneos, o que pode se revelar um obstáculo no contexto do processo de ensino-aprendizagem, prejudicando o foco e afetando a concentração para estudar, por exemplo.
Com base na ordem do alfabeto grego, tendo em vista que a última geração nomeada foi a “Alpha”, estima-se que a próxima será a Geração Beta. Essa geração ainda não está atuante no mercado, considerando que são os nascidos a partir de 2020.
Por isso, a educação da geração Alpha precisa utilizar metodologias ativas de aprendizagem, com aulas mais dinâmicas, que priorizem o protagonismo do aluno na busca do próprio conhecimento, principalmente porque alunos dessa geração, muitas vezes, chegam na aula já tendo visto o conteúdo em canais do YouTube e outras ...
Dentre as pessoas que pertencem à geração Alpha, a maioria são filhos de Millennials, ou seja, adultos que reconhecem a importância da tecnologia e cresceram rodeados por ela. Além do fácil acesso ao mundo digital, as crianças da gen A também possuem outros aspectos, como o benefício de ter pais mais presentes.
Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.