Quais são os possíveis efeitos negativos da publicidade?
No entanto, a publicidade pode ter efeitos negativos na percepção de valor da marca se não for bem planejada e executada. Campanhas publicitárias mal elaboradas podem gerar uma imagem negativa da marca, transmitindo informações equivocadas ou não condizentes com os valores da empresa.
Quais os pontos negativos da publicidade e propaganda?
Os pontos negativos apontados dizem respeito a conteúdos desinteressantes, repetitivos e longos, que quando não propagados de maneira eficiente pelos anunciantes, podem levar o usuário a não ter interesse pelo produto ou serviço, ou gerar uma imagem negativa da empresa.
Quais são os possíveis efeitos negativos da publicidade quando ela provoca o consumo excessivo de mercadorias ou seja o comportamento consumista?
A publicidade acaba moldando comportamentos sociais através do consumismo. Algumas das consequências foram aqui relatadas como: a autotransformação das pessoas em mercadorias (ideia elencada por Bauman); o superendividamento; segregação social e Oneomania (compulsão por acúmulo de bens).
A propaganda pode influenciar de forma diferenciada, sendo fundamental na decisão de compra do consumidor, utilizando-se de veículos de comunicação, persuadindo e instigando o desejo de compra, por influencia de promoções, propagandas, meios de comunicação, entre outras.
Quais são as principais consequências do excesso de publicidade para o consumismo e o meio ambiente?
A inesgotabilidade aparente das matérias-primas e a obsolescência programada dos produtos desenvolveram a mentalidade do desperdício e, por conseguinte, da degradação ambiental do planeta.
Saiba como a publicidade infantil influencia na vontade das crianças | DTUP
Quais são os riscos da publicidade para a sociedade?
Boa parte dos anúncios publicitários estimula a competição, o individualismo, o preconceito e a adulação como forma de conseguir o produto anunciado. A Organização Mundial de Saúde (OMS) defende o fim da publicidade de alimentos não saudáveis para as crianças devido à sua correlação com a obesidade infantil.
Isso faz com que a criança idealiza aquele objeto e que em algumas situações os pais não podem comprar. E as consequências desse comportamento podem ser gravíssimas, sendo: estímulo a violência, estresse familiar, distorção de valores, consumismo, ansiedade, distúrbios alimentares, obesidade infantil, dentre outros.
Ela cria conscientização, molda percepções, incentiva o consumo impulsivo e cria desejos nos consumidores. Os efeitos da publicidade no comportamento do consumidor são diversos e podem ser positivos ou negativos, dependendo da forma como são utilizados.
Em um primeiro momento, pode-se afirmar que a publicidade é uma forma de manipulação que utiliza estratégias psicológicas para persuadir as pessoas a tomar ações específicas. Muitas campanhas publicitárias, por exemplo, utilizam gatilhos emocionais como medo, felicidade, tristeza e humor para atingir seu público-alvo.
Além disso, essas plataformas possuem todos os gostos e interesses dos usuários, assim como seus critérios demográficos. Em outras palavras, as redes sociais são plataformas eficientes de anunciar, pois permitem que o anunciante veicule campanhas diretamente para o público-alvo.
Quando a propaganda se torna um problema para o consumidor?
Promessas falsas, falta de informação ou exagero no conteúdo: essas são algumas características de uma publicidade enganosa. A publicidade é uma forma de comunicação que tem o objetivo de divulgar um produto ou serviço, mas quando ela apresenta informações falsas ou omissão de dados, pode causar danos ao consumidor.
Quais são os pontos negativos da publicidade infantil?
#01 Publicidade infantil estimula consumismo nas crianças: FATO. Publicidade é uma comunicação mercadológica que, inegavelmente, tem como objetivo a criação de desejo de consumo. Com ações direcionadas a crianças, então, não à toa é esse público que acaba recebendo e internalizando valores consumistas.
O que os impactos publicitários podem causar ao meio ambiente?
Estes excessos de publicidade que desrespeitam os valores ambientais vão diretamente contaminar o solo, a água e o ar, vão rapidamente parar nos aterros ou lixões, onde geram mais contaminação, exercendo excessiva pressão sobre o meio ambiente, onde dentro de algum tempo pode levar o planeta a um colapso.
O que pode ser feito para combater a publicidade infantil?
No Brasil, a fiscalização da publicidade infantil é de responsabilidade da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Caso a família note qualquer tipo de irregularidade, é possível registrar no site consumidor.gov, procurar o Procon do seu estado ou solicitar auxílio do Ministério Público.
A publicidade exerce um papel tão importante como formadora de opinião que autores dizem que a mesma atua em esferas antes específicas dos meios educacionais, jurídicos, religiosos, mudando conceitos, regras, interferindo nos costumes e comportamentos outrora tidos como tradicionais.
Qual a influência da publicidade na vida das pessoas?
Ela faz uma observação em qual estímulo ocasiona um comportamento otimista ou inverso com os materiais à disposição do consumidor. Embora essa teoria tenha importância para entendermos o comportamento do consumidor, ela não nos traz informações em relação ao pensamento do indivíduo.
O artigo 37 proíbe expressamente a publicidade enganosa ou abusiva. Enganosa é qualquer modalidade de informação de caráter publicitário que seja falsa, ainda que parcialmente, ou omissa a ponto de induzir o consumidor em erro sobre o produto ou serviço.
O consumismo exagerado leva a outro grande problema praticamente universal: a destinação dos resíduos sólidos. Não apenas o Brasil sofre com a destinação dos resíduos, outros países subdesenvolvidos, e até mesmo desenvolvidos, também se deparam a situação.
A grande quantidade de propagandas espalhadas pelos centros urbanos causam a chamada “poluição visual”. Ouça o texto abaixo! A grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, entre outros, geram desconforto visual para a população.
Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Grupos virtuais fechados (42,4%) e conversas em ambientes externos (32,7%) são os locais preferidos para debater os problemas da área. Além disso, os dados mostram que 85% dos profissionais de publicidade já sentiram medo de postar algo em suas redes que pudesse comprometer seus empregos.
Os pontos positivos das propagandas influenciam das seguintes formas: ter interesse em comprar o produto ou adquirir o serviço, gerar valor ao produto ou serviço e conhecer melhor o produto ou serviço.
Como as propagandas podem influenciar as crianças?
Além da obesidade – que leva a doenças crônicas como cardiopatias, hipertensão, diabetes e alguns tipos de câncer –, a propaganda infantil também estimula o materialismo, o individualismo e a violência.
A propaganda abusiva é aquela que tem algum tipo de discriminação, incitação a violência, explora o medo ou superstição, se aproveita da condição de criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de levar o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à própria saúde ou segurança.
Ao expor constantemente os jovens a imagens idealizadas de corpos, estilos de vida e produtos, as propagandas podem criar uma pressão para se adequarem a esses padrões inatingíveis. Além disso, as propagandas podem influenciar os jovens a adotarem padrões de consumo excessivo, criando uma mentalidade de “ter é ser”.