A Teoria Burocrática possui uma postura altamente técnica e mecanicista. Além disso, a preocupação é apenas com a estrutura e seu conjunto de cargos e funções. O comportamento pessoal das pessoas não é levado em consideração. Sendo assim, podemos citar como vantagens do modelo, a consistência e a eficiência.
A burocracia, então, podia ser definida da seguinte forma: aparato técnico-administrativo, formado por profissionais especializados, selecionados segundo critérios racionais e que se encarregavam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.
Max Weber (1864-1920), um dos autores mais influentes da Sociologia, ao criar, no início do século XX, uma bibliografia sobre as organizações da sua época, cunha o termo burocracia. O modelo surge como uma resposta às práticas desumanas e injustas presentes nas organizações durante a Era Vitoriana.
fidelidade tradicional); o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação.
TEORIA DA BUROCRACIA | Max Weber | Administração | Resumo
Quais são os três tipos de autoridade defendida por Weber?
Para Weber, dominação difere-se de poder, visto que a dominação é a aceitação do poder e estabelece-se de três formas legítimas: a legal, a tradicional e a carismática.
O sociólogo alemão apresenta 3 tipos de dominações sociais: a tradicional, a legal e a carismática. Como esse é um assunto recorrente na prova de ciências humanas do Enem, Fábio Medeiros sugeriu uma questão para que o aluno possa revisar (veja vídeo abaixo).
Burocracia designa, em Weber, um quadro de funcionários que, organi- zados dentro de uma forma específica e submetidos a normas de conduta também específicas e determinadas, exercem autoridade legal.
Qual é o foco da teoria da burocracia de Max Weber?
Para Weber, a burocracia moderna não é apenas uma forma avançada de organização administrativa, com base no método racional e científico, mas também uma forma de dominação legítima. Os atributos que regem o funcionamento da burocracia sintetizam as formas de relações sociais das sociedades modernas.
Levando em consideração os conceitos das ações sociais, é possível dizer que Max Weber defendia que a partir do uso das ações sociais, os indivíduos poderiam modificar a sociedade, a política, as relações sociais e as organizações institucionais e governamentais.
A ação social, para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais: ação social racional com relação a fins, ação social racional com relação a valores, ação social afetiva e ação social tradicional.
Para Weber, as ideias, as crenças e os valores eram os principais catalizadores das mudanças sociais. Ele acreditava que os indivíduos dispunham de liberdade para agir e modificar a sua realidade. A ação social seria, portanto, qualquer ação que possuísse um sentido e uma finalidade determinados por seu autor.
O problema central da burocracia, segundo Weber, não é organizacional ou administrativo; é político. Max Weber não fez teoria das organizações; fez sociologia política. O destaque da abordagem weberiana está onde a burocracia se coloca no seu quadro de pensamento social (WRONG, 1970).
Em uma definição sintética, o tipo ideal weberiano de burocracia seria composto por um corpo funcional e estável de cargos públicos, preenchidos por funcionários selecionados por seu mérito técnico especializado, organizados por estrutura profissional permanente.
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Weber não considerou a burocracia como um sistema social, mas principalmente como um tipo de poder.
O modelo burocrático idealizado por Max Weber representa um conjunto de pressupostos clássicos que caracterizam uma estrutura organizacional profundamente marcada pelo formalismo, legalidade, impessoalidade e profissionalismo.
Quais os princípios da teoria burocrática de Max Weber?
Weber agrupa em três categorias as características da burocracia que compõem o seu tipo ideal: – formalidade; – impessoalidade; – profissionalismo. Burocracia: – a obediência é determinada pelas leis; – o que conta é o cargo e não a pessoa.
Como os princípios burocráticos são aplicados nas empresas modernas Max Weber?
De acordo com Weber, a administração burocrática segue alguns princípios como a hierarquia de cargos, por exemplo. Entende- -se, nessa estrutura, que os funcionários superiores controlam os demais. O autor diz, ainda, que a autoridade hierárquica dá-se em qualquer estrutura burocrática, seja ela pública ou não.
A burocracia tem as seguintes características: di- visão do trabalho, hierarquia de autoridade, racionali- dade, regras e padrões, compromisso profissional, registros e escritos e a impessoalidade.
Assim, “o Estado consiste em uma relação de dominação do homem sobre o homem; fundada no instrumento da violência legítima” (WEBER, p. 60, 19740, de modo que o Estado só existe sobre a condição de que “os homens dominados se submetam à autoridade continuamente reivindicada pelos dominadores” (WEBER, p.
O modelo burocrático weberiano é um modelo organizacional que desfrutou notável disseminação nas administrações públicas durante o século XX em todo o mundo. O modelo burocrático é atribuído a Max Weber, porque o sociólogo alemão analisou e sintetizou suas principais características.
a) TIPOLOGIA DA AÇÃO SOCIAL: Classificação e explicação dos tipos de ação social propostos por Weber: Tradicional (motivada por costumes e hábitos); Afetiva (motivada por sentimentos e emoções); Racional relativo a valores (motivada por princípios); Racional relativo a fins (motivada por objetivos).
Quais os 3 tipos de dominação propostos por Weber?
Irão existir, para Max Weber, três tipos de base de legitimidade da dominação (tipos puros de dominação legítima): Dominação Legal, Tradicional e Carismática (funda-se no puro afeto).
Weber classifica este tipo de dominação como sendo estável, uma vez que é baseada em normas que, como foi dito anteriormente, são criadas e modificadas através de um estatuto sancionado corretamente. Ou seja, o poder de autoridade é legalmente assegurado.