Os princípios e práticas da diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) têm sido cada vez mais incorporados nos âmbitos profissionais e acadêmicos visando combater as múltiplas dimensões das desigualdades e outras estratificações existentes na sociedade que remetem às injustiças sociais.
O princípio da diversidade da base de financiamento estipula que a contribuição para a seguridade social deverá ser feita não somente pelos trabalhadores, como também por empresas e orçamentos de órgãos específicos. Desta feita, todos fazem sua parte para alcançar o bem-estar social.
Resposta: Assim, a diversidade representa um princípio básico de cidadania, que visa assegurar a cada um condições de pleno desenvolvimento de seus talentos e potencialidades”.
Para incentivar a diversidade é necessário compreender e abordar seus seis pilares: gênero, étnico-racial, LGBTAQIAPN+, geracional, pessoas com deficiência e origem.
Diversidade, inclusão e vieses inconscientes | Cristina Kerr | TEDxFAAP
Quais são os principais elementos da diversidade?
Diversidade em língua, religião, costumes e tradições
Essa mesma diversidade pode ser observada quando analisamos religiões, costumes e tradições; elementos que influenciam e são influenciados pela maneira como vivemos e como a nossa sociedade foi formada.
É possível definir a diversidade como um grupo de diferenças e semelhanças que define pessoas, as tornando únicas de acordo com sua etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade.
Isso significa vivenciar tradições, aprender novas habilidades, ter uma visão mais ampla e menos egoísta de nós mesmos para edificação de uma sociedade mais justa. Essa é a importância da diversidade: proporcionar a oportunidade de reforçar o nosso desenvolvimento como sociedade.
Diversidade refere-se à presença de uma variedade de características, como raça, gênero, idade, orientação sexual, origem étnica e habilidades, dentro de um grupo ou organização. É sobre a representação de diferentes identidades e perspectivas.
Para elas, diversidade é uma questão de natureza ética. Diz respeito à inclusão, singularidade, equidade e liberdade. Representa uma bandeira de direitos humanos. Uma defesa bem-vinda do nosso mais que humano direito à diferença.
De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”, ou seja, é tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.
A Diversidade inclui todas as formas pelas quais as pessoas diferem e abrange todas as diversas características que tornam um indivíduo ou grupo diferente de outro.
A diversidade como princípio formativo tem sido apresentada atrelada à educação inclusiva e educação integral, e resulta do enfrentamento dos discursos dominantes homogeneizadores.
Diversidade social é o encontro de pessoas de diferentes lugares e com experiências de vida diversas. Inclui variadas etnias, religiões, culturas, idiomas, identidade e gênero, classe social, níveis de educação, ritmo de aprendizagem, pontos de vista e habilidades únicas.
Diversidade pode ser entendida como quaisquer características que diferem as pessoas uma da outra. Também significa multiplicidade e variedade, estando ela relacionada a todos os atributos que caracterizam ou diferenciam os indivíduos dentro de uma sociedade.
A diversidade étnica é a união de diferentes povos em uma mesma sociedade. Etnia são grupos de pessoas que possuem a mesma origem, idioma, religião e cultura. Diversidade de gênero é uma concepção de que não só existem dois gêneros, mas uma diversidade de gêneros.
A diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes manifestações que moldam a identidade de um povo. Nossa cultura, nossas tradições e costumes são os elementos que moldam a nossa identidade e que promovem a diversidade cultural de um povo, de uma sociedade.
Diversidade sexual é um conceito amplo, relacionado às múltiplas vivências e manifestações da sexualidade humana, que engloba aspectos relacionados ao sexo biológico e à identidade de gênero, que levam em conta elementos biológicos, psicológicos e sociais.
Diversidade é a capacidade de reconhecer, aceitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, seja em termos de raça, gênero, idade, orientação sexual, habilidade, religião ou qualquer outra característica que possa diferenciar um indivíduo de outro.
Falar sobre diversidade é falar sobre todos nós, pois é exatamente disso que somos feitos, das nossas diferenças. A diversidade é vital e enriquecedora para qualquer sociedade. Experimentar a diversidade em nossa vida diária, significa estar em contato com pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das nossas.
Diverso é todo ser humano que por suas características - físicas ou não - se apresenta como diferente do modelo padrão. O modelo padrão é "escolhido" pela sociedade e se apresenta de forma diferente em culturas diferentes, cada cultura tem seu modelo padrão que se perpetua no tempo por meio de paradigmas.
A diversidade é importante porque promove a inclusão, estimula a inovação e criatividade, fortalece as relações interpessoais, contribui para a igualdade de oportunidades, enriquece a troca de ideias e perspectivas, e cria ambientes mais justos, equitativos e respeitosos para todas as pessoas.
A diversidade é uma construção social. Isso significa que as distinções não existem em si mesmas. Elas são sempre produto da cultura. Ao definirmos pessoas ou atitudes como estranhas, estamos comparando-as a parâmetros previamente estabelecidos.