A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para cons- truir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...
Freinet (1975) organizou sua pedagogia em quatro pilares: livre expressão, autonomia, cooperação e trabalho. Freinet dizia que todo ser humano tem necessidade de exprimir seus sentimentos e ideias, comunicar-se, criar, agir e conhecer.
Freinet priorizava a disciplina e harmonia dentro da sala de aula, por isso, deveria ter constante interação entre aluno e professor, que um poderia aprender com o outro e vice-versa. O que mais chama atenção na pedagogia Freinet é que ele não desprezava a opinião do aluno em nenhum momento de seu aprendizado.
Quais são os princípios básicos da pedagogia Freinet?
O trabalho considera os princípios de Célestin Freinet: livre expressão, cooperação, educação para o trabalho, reflexão individual e coletiva, sociabilidade, autonomia, comunicação e experimentação.
Para além do que foi mencionado, há de ser considerado que, na BNCC (2018), o ensino da Língua Portuguesa articula-se através de quatro eixos de ensino: a leitura, a produção escrita, a oralidade e a análise linguística.
No ensino do sistema de escrita alfabética, é importante considerar quatro eixos: consciência fonológica, conhecimento do alfabeto, compreensão do princípio alfabético e prática da leitura e da escrita. As autoras deste curso defendem que esses eixos devem ser trabalhados de forma integrada, pois são interdependentes.
Os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, estão organizados em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto vida. E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.
Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade.
Celestin Freinet: Uma Pedagogia de Atividade e Cooperação
Os eixos da nova pedagogia são: cooperação, comunicação, documentação e afetividade. O livro busca apresentar a grande contribuição da pedagogia de Freinet à educação.
A técnica pedagógica de Freinet é construída com base na experimentação e documentação, almejando uma prática educacional totalmente centrada na criança, atribuindo grande ênfase aos trabalhos (atividades) manuais, tendo em vista a formação de crianças ativas, que serão responsáveis por uma futura transformação social.
Quais são os quatro eixos da pedagogia de Freinet?
A pedagogia de Freinet se fundamenta em quatro eixos: a cooperação (para cons- truir o conhecimento comunitariamente), a comunicação (para formalizá-lo, transmiti-lo e divulgá-lo), a documentação, com o chamado livro da vida (para registro diário dos fatos históricos), e a afetividade (como vínculo entre as pessoas e ...
Freinet assegura que o educando tem motivações e entusiasmos que o educador deve liberar e favorecer; este, por sua vez, deve criar um espaço favorável ao processo de ensino, facilitando sua aprendizagem através das 'técnicas pedagógicas para a vida'.
Freinet também idealizou uma escola que fosse centrada na criança, onde o papel do professor seria o intermediar e ajudar a construção de sua personalidade.
Freinet, a aula-passeio é um momento de vivenciar, descobrir, redescobrir e sentir novas sensações, despertando novos interesses e curiosidades nos alunos e alunas. As aulas-passeio foram e continuam a ser realizadas em museus, exposições, pontos culturais, teatros, escolas, associações e universidades.
Quais outras contribuições ao fazer pedagógico Freinet trouxe?
Os resultados apontam que a Pedagogia Freinet possui elementos que podem contribuir para uma mudança qualitativa na prática pedagógica dos professores, uma vez que ela traz como elemento basilar o trabalho, entendido como atividade construtiva, e tem como subsídio a afetividade, a cooperação, a autonomia e a autogestão ...
A teoria Freinetiana é formulada a partir de suas experiências em sala de aula, realizando interlocuções, observações, anotações e experimentações. Trata-se de uma teoria pedagógica fundamentada em princípios como: educação e trabalho, livre expressão, cooperação e tateamento experimental.
Qual a contribuição de Freinet para a educação infantil?
Em suas obras, Freinet deixa claro que ninguém consegue desenvolver sua aprendizagem sozinho, que o ponto principal a ser trabalhado para este desenvolvimento é a cooperação. Freinet defende a valorização do conhecimento já adquirido por seus alunos, e a importância da mediação professor-aluno.
O Livro da Vida é uma prática pedagógica proposta por Célestin Freinet, a partir da qual, em um caderno da turma, os alunos registram suas impressões e descobertas sobre si e sobre o seu cotidiano escolar, por iniciativa própria e/ou de forma dirigida.
Qual era o nome dado por Freinet aos recursos pedagógicos e métodos de ensino que ele desenvolveu?
O francês também criou as “Invariantes Pedagógicas”, as quais eram princípios que deveriam ser sempre levados em conta na educação, independente da época ou do lugar. As “Invariantes” são consideradas os grandes pilares do projeto pedagógico de Freinet.
Quais são os pontos de grande relevância para Freinet?
Freinet considera três pontos como sendo de grande relevância para o processo pedagógico: a comunicação, a divisão do trabalho escolar e o desenvolvimento da aprendizagem.
De acordo com Audet (2010), a proposta de Freinet em 1939 foi considerada suspeita e seu livro ficou sob censura quando ocorreu uma mudança na forma política de governo.
Você sabe como montar seu itinerário formativo? A tendência é que surjam itinerários de várias entidades. Veja: os itinerários formativos precisam estar dentro de um ou mais desses 4 eixos: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.
Quais são os 4 conceitos estruturantes da educação?
O conceito deda educação é firmado em quatro Pilares são eles: pilares que são: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade.
São eles: Eixo I – Currículo e Prática de Ensino na Educação Básica, suas Modalidades e Atendimentos Específicos1; Eixo II – Gestão Educacional; e Eixo III – Grandes Temas da Educação.