- 10 RECURSOS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. Denise Ferreira da Rosa. ...
- LIVRO. O primeiro recurso é o mais simples e o mais importante e essencial o LIVRO, disponíveis em bibliotecas públicas, livrarias é o mais fácil de adquirir, é uma ótima opção de presente também. ...
- LUVA. ...
- COLHER. ...
- RECURSO NÃO ESTRUTURADO. ...
- PAINEL. ...
- PALITOCHE. ...
- FANTOCHE.
Quais os recursos que pode usar na contação de história?
Como sabemos, existem inúmeros recursos que podem ser utilizados em sala de aula para contar histórias, principalmente na Educação Infantil, podem ser usados: fantoches, palitoches, avental de histórias, guarda-chuvas, caias de histórias, etc...Quais as principais técnicas para contar uma história infantil?
Como contar histórias para crianças?
- Contar histórias que já existem. ...
- Conte histórias desde o útero. ...
- Escolha temas adequados à faixa etária da criança. ...
- Movimente o corpo e module a voz. ...
- Capriche nos recursos visuais. ...
- Boas histórias geram boas noites de sono.
O que é necessário para planejar uma contação de história?
Prepare o ambiente para a leitura da história e conduza este momento. Esteja atento aos elementos que compõem uma contação, garantindo interação entre você e as crianças participantes. O contato e o olhar são fundamentais, bem como a entonação da voz e movimentos do corpo para potencializar a história.Quais elementos não devem faltar na hora de preparar uma aula de contação de histórias?
Para elaborar um plano de aula de contação de histórias no Ensino Fundamental, é importante definir os objetivos da atividade, escolher uma história adequada à faixa etária dos alunos, preparar o ambiente e os materiais necessários, estabelecer as etapas da atividade e avaliar o desempenho dos alunos.Recursos para Contação de Histórias
Qual é a maior ferramenta do contador de histórias?
Apesar, do uso comum de adereços cênicos, a paixão pela história é, segundo o contador, a principal ferramenta de trabalho de de quem narra histórias.Como trabalhar a contação de história em sala de aula?
Envolva as crianças na história, dialogue com elesFale com elas de forma infantil e use recursos como os fantoches para elas interagirem melhor. Quando acabar a história, converse com elas sobre qual a parte que elas mais gostaram, o que elas mudariam e deixe a criatividade delas transparecer.
Qual a metodologia utilizada na contação de história?
METODOLOGIAA história no varal é um ótimo recurso para a contação, pois as crianças conseguem visualizar melhor o texto e as ilustrações. Enquanto se conta, são feitas perguntas sobre o enredo, personagens e as características do cenário. Depois da contação, pergunta- se quem quer recontar a história para os colegas.
O que não pode faltar em uma contação de histórias?
O que não pode faltar em uma contação de histórias? Na contação de histórias, o narrador utiliza diferentes técnicas, recursos e linguagens, como a entonação de voz, gestos, expressões corporais e faciais, além de objetos cênicos, para criar uma experiência envolvente e cativante para sua audiência.Quais são as técnicas de contar histórias?
Aprenda como contar histórias para um público e engajá-lo!
- Faça pausas. ...
- Utilize a jornada do herói. ...
- Escreva e ensaie o seu discurso. ...
- Não se esqueça dos gestos. ...
- Mantenha contato visual. ...
- Mantenha uma fisionomia tranquila. ...
- Cuidado com a sua aparência. ...
- Treine como contornar suas dificuldades de fala.
Qual é uma das primeiras formas de contar histórias?
A oralidade, além de ser uma das primeiras formas de comunicação, foi também o princípio da transmissão de conhecimentos de modo prático.Qual o principal objetivo da contação de história?
A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.Como iniciar uma contação de histórias?
Formas de iniciar uma história
- Era uma vez…
- Há muitos e muitos anos…
- Certa vez…
- Há muito tempo…
- Houve um tempo em que…
- Agora minha gente (Música Ciranda, Cirandinha)
- Uma história vou contar,
- Uma história bem bonita,
O que trabalhamos na contação de história?
A contação de histórias permite o contato com diferentes linguagens e maneiras de contar um mesmo acontecimento. A articulação entre corpo, voz e recursos cênicos possibilita o alargamento do imaginário e dos sentidos, assim como ajuda na interpretação textual.Qual a importância do lúdico na contação de história?
As atividades lúdicas têm capacidade de desenvolver várias habilidades na criança, proporcionando-lhe divertimento, prazer, convívio profícuo, estímulo intelectivo, desenvolvimento harmonioso, autocontrole e auto-realização. Não só as crianças são beneficiadas pelas atividades lúdicas, mas também os professores.O que avaliar na contação de história na educação infantil?
A contação de história deve ser exposta ás crianças em uma linguagem que as mesmas entendam que seja bem clara e de forma dinâmica para uma compreensão satisfatória. De nada adianta contar uma história utilizando uma linguagem fora da faixa etária das crianças da educação infantil.O que diz a Bncc sobre a contação de história?
A Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42).Qual a diferença entre contação de história e leitura?
Ler uma história é uma forma de apresentar a obra conforme sua linguagem original. Contar histórias envolve improvisação, interação e elementos agregados.O quê Vygotsky fala sobre a contação de história na educação infantil?
De acordo com Vygotsky: O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.O que diz a Bncc sobre a contação de histórias na educação infantil?
A contação de histórias é um excelente estímulo para trabalhar esse campo da BNCC de maneira lúdica, valorizando a construção da própria identidade, de relações e afetos entre as crianças.O que Paulo Freire fala sobre a contação de histórias?
A contação de história pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo.O que diz Piaget sobre a contação de história?
Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.O que fazer depois de uma contação de história na educação infantil?
Assim, depois de contar uma história, você pode fazer:
- Brincadeiras inspiradas na história. ...
- Colagens para recriar elementos do livro. ...
- Desenhos sobre a história. ...
- Faça perguntas! ...
- Teatro usando elementos da história. ...
- Pensar em um final diferente do que está escrito! ...
- Caça ao tesouro com as ilustrações dos livros.