Qual a operação de maior risco num posto de gasolina?
O principal risco aos trabalhadores ocorre ao inalar algumas dessas substâncias, como o benzeno, relacionado em pesquisas com casos de câncer. Entre os riscos do ambiente de trabalho em postos de combustíveis podemos destacar o risco químico, o risco ergonômico e o risco de explosão.É perigoso trabalhar em posto?
Dentre os principais riscos presentes nos postos revendedores de combustíveis podemos citar: os riscos físicos, químicos, de acidentes e ao meio ambiente. Os riscos químicos estão diretamente ligados aos combustíveis, como a gasolina, o diesel e o álcool.É perigoso morar perto de posto de gasolina?
Com outros contaminados por derivados de combustível que vivem próximos a postos, no Distrito Federal e em Goiás, ele criou a Anvig (Associação Nacional de Vigilância Ambiental e dos Vizinhos de Postos de Gasolina). Segundo ele, os derivados de combustíveis, como o benzeno, são altamente cancerígenos.Qual o perigo da gasolina?
A gasolina, por exemplo, contém benzeno, tolueno e xileno (conhecidos como BTX), além de outros agentes químicos. O contato com a gasolina pode causar intoxicações, doenças crônicas (como o câncer) e até levar à morte. Fique atento às informações e cuide da sua saúde!Exposição a gasolina e álcool podem trazer sérios riscos a saúde
Quais os riscos em um posto de gasolina?
Em Posto de Serviço podem ocorrer aciden- tes com fogo, explosão, atropelamentos, quedas, choques elétricos, intoxicação com produtos, entre outros. Estes acidentes podem provocar morte, lesões pessoais, contaminação de meio am- biente e prejuízos ao patrimônio das pessoas.Qual o grau de risco de um frentista?
Com os resultados da análise, foi possível observar que os frentistas estão sujeitos a riscos químicos de grau grave, devido à exposição aos vapores e gases de combustíveis derivados do petróleo e de substâncias do óleo, além de estarem expostos a alguns riscos de grau moderado e grau tolerável.Faz mal sentir cheiro de gasolina?
“Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas. Em condições crônicas, a gasolina também afeta o comportamento das pessoas, como agressividade e ansiedade”, alerta o otorrinolaringologista Rodrigo Pêgo.Quais as doenças que os frentistas estão expostos em postos de combustíveis?
Ao comparar frentistas e funcionários de pos- tos de conveniência, os pesquisadores registraram problemas de saúde respiratórios (25,5% entre os funcionários e 21% nos frentistas) e oftalmológicos (31,5% e 32,9%, respectivamente). Metade dos tra- balhadores das lojas relatou sofrer de sonolência e cefaleia.O que a gasolina faz na pele?
O contato dos combustíveis com a pele também pode causar problemas, como leves queimaduras, ressecamentos e, em casos mais graves, a dermatite.Quem trabalha em posto tem periculosidade?
Quem trabalha em posto de combustível tem direito ao adicional de periculosidade? A Lei nº 2.573 de 1955 garante aos frentistas que operam em postos de gasolina o direito ao adicional de periculosidade, equivalente a 30% do salário-base, e a possibilidade de aposentadoria especial após 25 anos de serviço.Como é trabalhar em posto de gasolina?
Quem decide trabalhar como frentista em posto de gasolina, estará sempre em interações sociais e com uma rotina dinâmica que incluirá várias atividades além do abastecimento de veículos.Ao exercer essa função, você precisa saber que estará em uma carreira que cobra simpatia, observação, seriedade e responsabilidade.Quem trabalha em posto tem insalubridade?
Trabalhadores de postos de gasolina exercem suas atividades em contato direito com agentes insalubres e, por isso, eles têm direito de se aposentar mais cedo por meio da aposentadoria especial do INSS.O que a gasolina pode causar no corpo humano?
Cefaleia, tontura, irritação à pele e olhos, distúrbio do sono, disfunção psicossomática, perda de memória e de percepção ao odor. Essas são algumas das doenças decorrentes da exposição ao benzeno, relatadas por médicos que estudam essa matéria há mais de 30 anos.O que não é permitido dentro de um posto de combustível?
“O propulsor em funcionamento gera energia que também pode causar algum tipo de fonte de ignição”, garante o gerente de Engenharia da rede ALE. Fora isso, fumar e usar isqueiros é altamente proibido (e perigoso) em postos de combustível.Como evitar a explosão no abastecimento de gasolina nos postos?
Como diminuir esses riscos?
- Não fumar dentro do posto de combustível ou locais de abastecimento.
- Não abastecer com veículo ligado.
- Utilizar materiais adequados para o manuseio de inflamáveis.
- Não abastecer em recipientes não apropriados.