Serviços Socioassistenciais
- Fortalecimento da convivência familiar e comunitária;
- Referência para escuta e apoio sociofamiliar e informação para garantia de direitos;
- Geração de trabalho e renda;
- Orientação para outras políticas públicas;
- Prevenção;
- Atendimento às situações de violação de direitos violados ou ameaçados.
O que a assistência social oferece?
Seu objetivo é garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.Quais os programas que fazem parte da assistência social?
Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade
- Serviço de Acolhimento Institucional, nas seguintes modalidades: Abrigo institucional. Casa-Lar. ...
- Serviço de Acolhimento em República.
- Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
- Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.
Quais os serviços que os assistentes sociais atuam?
Os/as assistentes sociais possuem e desenvolvem atribuições localizadas no âmbito da elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, como tam- bém na assessoria a movimentos sociais e populares.Quem a assistência social atende?
A Assistência Social, diferentemente da previdência social, não é contributiva, ou seja, deve atender a todos os cidadãos que dela necessitarem.Debate com candidatos à Prefeitura de São Paulo #DebateRecordEstadão
O que se resolve na assistência social?
Todas as pessoas podem ser atendidas no CRAS, principalmente famílias em situação de pobreza, ausência de renda, falta de acesso aos serviços públicos e com fragilização dos vínculos familiares e comunitários.Como pedir ajuda à assistência social?
O cidadão pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município para rece- ber as informações sobre o BPC e os apoios necessários para requerê-lo. É importante destacar que, para receber o BPC, não é necessário pagar intermediários.Quais são os tipos de serviços sociais?
(Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, 2013 – reimpressão).
- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
- Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.
Qual é a diferença entre Serviço Social e assistência social?
Serviço social: é a profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.662/1993. Assistente social: profissional com graduação em Serviço Social (em curso reconhecido pelo MEC) e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalha.Quais são os serviços da assistência social?
Serviços Socioassistenciais
- Fortalecimento da convivência familiar e comunitária;
- Referência para escuta e apoio sociofamiliar e informação para garantia de direitos;
- Geração de trabalho e renda;
- Orientação para outras políticas públicas;
- Prevenção;
- Atendimento às situações de violação de direitos violados ou ameaçados.
Quem é o público-alvo da assistência social?
Constitui o público usuário da política de Assistência Social, cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos, tais como: famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento e sociabilidade; ciclos de vida; identidades estigmatizadas em termos étnico, ...Quais são as três funções do sistema único de assistência social?
Suas ações segundo PNAS/2004 visa “garantir a materialização das funções da assistência social presentes na LOAS e na PNAS, que são: a proteção social de assistência social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos”.Quais são os profissionais da assistência social?
Atualmente os profissionais que atuam na política pública denominada como Assistência Social é constituído por assistentes sociais, psicólogos/as, sociólogos/as, pedagogos/as, musicoterapeutas, advogados/as entre outras profissionais.Quais são os programas da assistência social?
Conheça mais:
- Bolsa Família. Atende a famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza. ...
- Benefício de Prestação Continuada (BPC) ...
- Garantia-Safra. ...
- Seguro-Defeso (Pescador Artesanal) ...
- Auxílio Brasil. ...
- Auxílio Emergencial. ...
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Quem pode receber assistência social?
Conforme o projeto, terão direito ao benefício a pessoa com deficiência ou idosa com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a 3/4 do salário mínimo, ou R$ 909 em valores de 2022. Atualmente, pela Loas, a renda familiar mensal per capita exigida deve ser igual ou inferior a 1/4 salário mínimo, ou R$ 303.Qual é o papel de um assistente social?
Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.O que o assistente social não pode fazer?
Aqui estão algumas das atividades que um assistente social não pode fazer:
- Diagnosticar ou prescrever tratamentos médicos;
- Realizar procedimentos clínicos;
- Praticar psicoterapia;
- Representar judicialmente;
- Emitir receitas médicas;
- Realizar atividades que violem a privacidade ou ética profissional;
Quando procurar um assistente social?
De modo geral, as instituições que requisitam o profissional de Serviço Social ocupam-se de problemáticas relacionadas a: crianças moradoras de rua, em trabalho precoce, com dificuldades familiares ou escolares, sem escola, em risco social, com deficiências, sem família, drogadas, internadas, doentes; adultos ...Para que serve a assistência social?
Implantado em 2005 em todo o território nacional, o SUAS tem como objetivo proporcionar às famílias em situação de vulnerabilidade ou em risco social e pessoal, garantias de maior acesso aos programas sociais.Em quais áreas o assistente social pode atuar?
Primeiro Setor: Entidades Públicas, como: hospitais, albergues, abrigos, presídios, prefeituras, judiciário, escolas entre outras. Segundo Setor: Entidades Privadas, como: empresas industriais, comerciais e de serviços; Terceiro Setor: Entidades Sócio-Assistenciais; ONGS, associações de moradores, fundações.Quais são os exemplos de serviços?
Como outros exemplos de prestação de serviços podemos citar:
- Atividades de transporte;
- Serviços educacionais;
- Alimentação;
- Telecomunicações;
- Atendimentos de saúde;
- Procedimentos de beleza ou estética;
- Marketing;
- Advocacia;