São eles: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional. A Bandeira, o Hino e as Armas foram estabelecidos, em novembro de 1889, com a proclamação da república.
Nesta quarta-feira (7) se comemora a Independência do Brasil, um feriado nacional que carrega muita história. Em homenagem a essa data tão especial, contamos a história dos quatro símbolos que representam o Brasil: a Bandeira, o Hino, o Selo e o Brasão.
Todo país tem símbolos que representam ou identificam a nação. No Brasil, os símbolos nacionais são quatro: a bandeira, as armas, o selo e o hino. Eles representam o nosso país em cerimônias, eventos, documentos importantes e missões oficiais.
Os símbolos nacionais são usados em prédios públicos, lugares de grande circulação de pessoas e em eventos esportivos. A Bandeira e o Hino são os símbolos nacionais mais conhecidos. Antes de se iniciar cerimônias, faz-se a execução do Hino Nacional com o hasteamento da Bandeira.
SÍMBOLOS DA PÁTRIA/ SEMANA DA PÁTRIA/ EDUCAÇÃO INFANTIL/ENSINO FUNDAMENTAL/ PROFESSORA NAYARA ARRUDA
Quais são os quatro símbolos nacionais e seus significados?
Os símbolos nacionais são os quatro símbolos, estabelecidos pela lei brasileira, que representam a identidade e cultura do Brasil. São eles: Bandeira Nacional, Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional. A Bandeira, o Hino e as Armas foram estabelecidos, em novembro de 1889, com a proclamação da república.
Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.
Quais são os símbolos nacionais e em que dia eles são comemorados?
Os símbolos nacionais são quatro: a Bandeira, as Armas, o Selo e o Hino. Em cerimônias, eventos esportivos, documentos importantes e localidades oficiais, esses símbolos representam o Brasil – por isso, devem ser respeitados por todos os cidadãos.
O conceito de independência pode ser associado a vários conceitos, por exemplo: 1) liberdade, autonomia, autodeterminação; 2) isenção, imparcialidade, neutralidade; 3) soberania, insubmissão, ausência de subordinação; 4) bem-estar, fortuna, prosperidade.
O 7 de setembro é uma data de profundo significado para o Brasil, pois marca o momento em que o país deixou de ser uma colônia e se afirmou como uma nação independente, capaz de trilhar seu próprio caminho no cenário internacional.
As Armas Nacionais ou o Brasão de Armas do Brasil, comumente chamado Brasão da República, é um dos quatro símbolos oficiais da República Federativa do Brasil, conforme estabelece o art. 13, § 1.º, da Constituição do Brasil. Os outros símbolos da República são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional e o Selo Nacional.
Eles representam valores, crenças e tradições, servindo como uma linguagem visual que comunica significados compartilhados dentro de uma comunidade específica. Significado Religioso e Espiritual: Muitas tradições religiosas usam símbolos para representar conceitos sagrados, deidades ou princípios.
A Bandeira Nacional foi estabelecida em 19 de novembro de 1889. A Bandeira Nacional é talvez um dos símbolos nacionais mais importantes, sobretudo, pela identificação que gera entre a população e o país.
A bandeira do Brasil constitui a bandeira nacional da República Federativa do Brasil. É composta por uma base verde em forma de retângulo, sobreposta por um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes.
Brasília, 16/11/2018 – Retângulo verde, losango amarelo, círculo azul com constelações e a faixa branca com a frase “Ordem e Progresso”. Essa composição é inconfundível para os brasileiros.
Quais são os símbolos da pátria e seus significados?
São 27 estrelas, representando os 26 estados e o Distrito Federal. O losango amarelo ao centro representa o ouro e o retângulo verde, representa nossas matas e florestas. As Armas Nacionais ou Brasão Nacional representam a glória, a honra e a nobreza do Brasil e foram criadas na mesma data que a Bandeira Nacional.
A espada representa a Justiça; a esfera central, de cor azul, contém a constelação do Cruzeiro do Sul, um dos símbolos do Brasil. Na esfera figuram 20 estrelas de prata, representando os então 20 Estados do Brasil (atualmente 27, contando o Distrito Federal) e a unidade federativa do país.
Após os eventos, a flâmula é guardada em um relicário que fica na sala do comandante. A Bandeira do Brasil foi instituída em 19 de novembro de 1889, e representa um dos quatro símbolos oficiais do país, assim como o hino, o brasão e o selo nacional.
Por que o Hino Nacional brasileiro é considerado um símbolo da pátria?
O Hino Nacional, enquanto um símbolo nacional que ressalta os valores do país e homenageia a nação, só passou a existir no começo do século XX. Considera-se que surgiu em 1909, sendo oficializado pelo governo brasileiro, em 1922, por ocasião do centenário da independência do Brasil.
Utilizamos como símbolo oficial do Bicentenário o punho de Dom Pedro I erguendo sua espada durante o Grito da Independência, imortalizado pelo quadro de Pedro Américo. O gesto foi o marco inicial da liberdade do Brasil perante intervenções estrangeiras, tornando-se então independente e soberano.