Quais são os sintomas de câncer no sistema linfático?
O linfoma ou câncer linfático é um tipo de câncer que se desenvolve no sistema linfático e provoca a multiplicação anormal de linfócitos, um tipo de célula de defesa, causando sintomas como aumento de ínguas (linfonodos) no corpo, febre, suor noturno e perda de peso.
Os principais sintomas dos linfomas não Hodgkin são o aumento dos gânglios do pescoço, das axilas ou da virilha, suor noturno em excesso, febre, coceira na pele, cansaço e perda de peso superior a 10% sem motivo aparente.
Tomografia computadorizada (TC): é usada para detectar gânglios linfáticos ou órgãos aumentados e anormalidades no abdômen, pelve, tórax, cabeça e pescoço.
Primeiro sintoma é o inchaço, diz médica sobre câncer linfático | LIVE CNN
Onde é a coceira do linfoma?
De modo geral, o linfoma de Hodgkin costuma aparecer em pessoas mais jovens, entre 15-25 anos e os sintomas mais comuns são aumento dos linfonodos (popularmente conhecidos como caroços ou ínguas) na região do pescoço e axilas; prurido (coceira); sudorese noturna e cansaço.
As causas do linfoma não estão bem esclarecidas, mas podem estar relacionadas a infecções crônicas, que podem predispor a mutações das células linfáticas, a fatores ambientais e a infecção pelo vírus Epstein-Barr, causador da mononucleose. A infecção pelo HIV e pela bactéria H.
O linfoma é encontrado em um grupo de linfonodos e atingiu um órgão próximo (IIE). Pode também ter atingido outros grupos de gânglios linfáticos do mesmo lado do diafragma. O linfoma pode ter alcançado área ou órgão ao lado dos gânglios linfáticos (IIIE), o baço (IIIS) ou os dois (IIISE).
“O linfoma é um câncer altamente curável, no entanto o prognóstico varia de acordo com os subtipos, mas, especialmente, com o diagnóstico precoce, assim como o tratamento”, observa o especialista.
Quando o linfoma de Hodgkin afeta os gânglios linfáticos do tórax, o aumento de tamanho dos linfonodos pode comprimir a traqueia e provocar tosse ou mesmo dificuldade para respirar, principalmente quando deitado. Algumas pessoas podem sentir dores nessa região.
A taxa de sobrevida relativa geral de 5 anos para pessoas com linfoma não Hodgkin é de 74%. Mas é importante ter em mente que as taxas de sobrevida podem variar para diferentes tipos e estágios de linfoma.
As pessoas com linfoma de Hodgkin normalmente percebem um ou mais linfonodos aumentados, mais frequentemente no pescoço, mas, às vezes, na axila ou na virilha. Embora normalmente indolores, em raras ocasiões os linfonodos aumentados podem doer por algumas horas após a pessoa beber bebidas alcoólicas.
Como saber se o sistema linfático está com problema?
Manifesta-se por edema (inchaço), que atinge mais frequentemente os braços ou as pernas, acompanhada muitas vezes por sensação de endurecimento, limitação do movimento, desconforto e infecções recorrentes. Pode, de forma menos frequente, acometer outras regiões como: tórax, cabeça, pescoço e genitália.
A maior parte dos doentes (90%) se apresenta ao diagnóstico com doença avançada, mas a taxa de sobrevida global em 5 anos alcança 72%-77% e a sobrevida média é de cerca de 8-10 anos. Já o linfoma difuso de grandes células é um linfoma agressivo e na ausência de tratamento a sobrevida esperada é de semanas a meses.
Ela causa vermelhidão na pele do corpo todo com rachaduras nas palmas das mãos e plantas dos pés. Em pessoas com pele escura, a vermelhidão pode ser sutil e difícil de ser detectada. O aumento do tamanho de linfonodos é geralmente leve.
Com o passar do tempo, essas células malignas podem se disseminar para tecidos próximos, e, se não tratadas, podem atingir outras partes do corpo. A doença origina-se com maior frequência na região do pescoço e na região do tórax denominada mediastino.
Articulações normalmente doloridas e, às vezes, inchadas. Inchaço em ambos os lados, geralmente no pescoço, mas, às vezes, na região das axilas ou na virilha.
Um linfoma é um câncer que acontece quando os linfócitos, que são um tipo específico de glóbulos brancos, se tornam malignos. Já na leucemia, pode ocorrer a malignidade dos linfócitos, mas também de outras células sanguíneas.
Esse sintoma é definido como sensação subjetiva e persistente de cansaço, exaustão física, emocional e/ou cognitiva, desproporcional à atividade recente, que não melhora com repouso e sono e que interfere nas atividades de vida cotidiana; pode ser diagnosticado pela verbalização espontânea de cansaço, canseira e/ou ...
Dor nas costas, particularmente na região lumbar; dor tipo ciática. Aparecimento de nódulos cutãneos no caso de linfoma da pele. Febre persistente, geralmente mais acentuada à noite. Suores nocturnos, por vezes obrigando a mudar de roupa.
O linfoma costuma ser confundido com outras doenças? Dra. Júlia - Existem outras doenças que podem evoluir com o aumento dos gânglios linfáticos. É muito comum que em doenças infecciosas ou quadros infecciosos, como dores de garganta ou uma dor de dente, apareçam gânglios na região do pescoço.
No domingo (25), cantora contou que o câncer voltou em quatro locais diferentes do corpo. A cantora Preta Gil contou neste domingo (25) que o "câncer voltou" em quatro locais diferentes do corpo: dois linfonodos, uma metástase que fica no peritônio e uma lesão no ureter.
O estágio 4 é o mais avançado do linfoma. O linfoma que começou nos linfonodos e se espalhou para pelo menos um órgão do corpo fora do sistema linfático (por exemplo, pulmões, fígado, medula óssea ou ossos sólidos) é um linfoma avançado.
Para manter-se saudável, o corpo precisa não apenas estar em pleno funcionamento, mas também defender-se de ataques. Este é o papel dos linfócitos, os glóbulos brancos do sangue responsáveis por defender o organismo contra vírus, bactérias e outros perigos.