Como posso saber se a homocinética está estalando?
É possível descobrir qual homocinética está fazendo barulho ao observar o movimento que causa esse ruído. Se acontecer quando o carro está virando, é provável que o problema esteja na homocinética externa.
Em outras palavras, sem a presença da junta homocinética, o veículo seria incapaz de se deslocar quando as rodas estivessem viradas. A quebra ou desgaste dessa peça pode resultar em problemas significativos, afetando não apenas o desempenho, mas também a segurança do veículo.
COMO SACAR DO EIXO, DE FORMA FÁCIL E RÁPIDA, UMA JUNTA HOMOCINÉTICA. FORD ECOSPORT 2003.
Como saber se precisa trocar a homocinética?
A junta homocinética é essencial para transmitir a força do motor às rodas de forma constante. Sua durabilidade depende das condições de uso do veículo. É recomendado avaliar a junta entre 5 mil km e 10 mil km e estar atento a ruídos com o veículo esterçado e em movimento, pois pode indicar a necessidade de reparação.
Pode ser perigoso andar com uma junta homocinética estalando porque ela pode romper causando além da parada do veículo danos em componentes do sistema de suspensão e direção do veículo.
O que acontece se a homocinética do carro quebrar?
Se a junta homocinética quebrar, o incidente pode causar o travamento da roda, o que resultará em direção difícil ou até em uma avaria completa. Uma peça que está com problemas nem sempre faz barulho e pode demorar um pouco para você perceber, mas de qualquer forma, ela deve ser verificada e reparada, se necessário.
Os tiques ou estalos geralmente indicam algum problema físico, na mecânica e componentes da direção. Estes barulhos convencionalmente são sintomas de desgastes em juntas homocinéticas, rolamentos ou até na própria coluna de direção.
Mão de obra. Além do custo da peça, é necessário considerar a mão de obra. O serviço de troca da homocinética geralmente é feito em uma oficina especializada e pode levar algumas horas. O preço da mão de obra pode variar entre R$ 150 e R$ 400, dependendo da região e da complexidade do serviço.
A vida útil das juntas homocinéticas é longa. Geralmente 50 mil km revisao-50-000-km rodados. Os problemas podem ser percebidos a partir de ruídos de atrito metálico durante as manobras com o carro.
🏁🏁🏁 Junta deslizante ( mais conhecido como Bolachão ), esse está com folga 😰, causando estralos 😵 Essa peça é encarregada de transmitir a força gerada pelo câmbio para as rodas . Fiquem atentos 👉🏻 Antes dela quebrar normalmente ela faz alguns barulhos, como se fosse uns estralos .
“O excesso de torque e trancos na arrancada podem provocar maior desgaste na peça”, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Segundo Silva, veículo com problema de alinhamento e que esterce acima do máximo recomendado pode até provocar a quebra da junta homocinética.
“Juntas homocinéticas danificadas podem ocasionar paradas desnecessárias e não programadas já que, quando comprometidas, as rodas podem travar ou perder a tração, fazendo com que o veículo pare em local e hora não programado”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
BARULHO NA RODA - Quando o pneu está com algumas partes consumidas que outras, surge esse som que remete a um ventilador em funcionamento. Com o tempo esse som se torna mais áspero, como se a borracha estivesse repleta de areia. É um problema do rolamento que precisa ser reparado para não causar travamento da roda.
Junta homocinética desgastada: um dos problemas mais comuns que podem causar estalos ao virar o volante é o desgaste da junta homocinética. Essa peça é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas, permitindo que elas girem enquanto você vira o volante.
A falta de lubrificação nas peças móveis do sistema de direção pode causar um atrito excessivo, resultando em rangidos ao movimentar o volante. Verificar e adicionar lubrificação adequada pode resolver esse problema.
O que pode causar um barulho de estalos na roda dianteira?
Esse ruído geralmente indica falta de lubrificação nas peças do sistema de direção, como as juntas esféricas e as barras de direção. O atrito entre essas peças causa o rangido característico. É importante verificar o nível de lubrificação e adicionar graxa adequada para resolver esse problema.
A direção hidráulica pode gerar um ruído contínuo e agudo, assim como vibração no volante ao esterçar. O motivo é o baixo nível do fluido do sistema de direção. Para evitar esses problemas, basta completar o nível do óleo lubrificante do sistema.
Pode ser perigoso andar com uma junta homocinética estalando porque ela pode romper causando além da parada do veículo danos em componentes do sistema de suspensão e direção do veículo.
Apresentando sinais de desgaste acentuado, caso não seja substituída, a junta homocinética pode se romper e o resultado pode ser a perda de tração, travamento ou mesmo danificar peças importantes do carro como: semi-eixos, câmbio, rodas e suspensão.
Isso pode estar ligado a diversos problemas, como excesso de gás, falta de torque, conflito da tubulação com outros componentes de compressão e até falta de limpeza do ar-condicionado. Independentemente da causa, procure um especialista e faça uma avaliação.
Segurança na direção: Se a coifa rasgar, a junta homocinética fica exposta a esses elementos. Como resultado, isso pode levar a seu desgaste e travamento, ocasionando perda de controle do veículo em situações de risco.
Não existe um tempo específico para a troca da junta homocinética, pois isso depende de diversos fatores, como o tipo de veículo, as condições de condução e a frequência de uso.