Quais são os sintomas do virabrequim ruim?

Os sintomas de que o virabrequim pode estar com problemas são os seguintes: superaquecimento do motor, aumento do consumo de combustível, barulho metálico, consumo excessivo de óleo combustível, água ou metais no óleo combustível.
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Como saber se o virabrequim está com problema?

Como identificar os problemas do virabrequim?
  1. Desempenho reduzido do motor. Quando o virabrequim está desgastado ou danificado, a eficiência do motor diminui. ...
  2. Excesso de fumaça no escapamento. ...
  3. Consumo excessivo de óleo.
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O que acontece quando o virabrequim estraga?

Além disso, se houver rachaduras ou danos no virabrequim, a água do sistema de refrigeração pode infiltrar-se no óleo. Esses contaminantes comprometem a capacidade do óleo lubrificante de proteger os componentes do motor contra o desgaste, o que pode levar a danos adicionais e falhas no motor.
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O que causa problemas no virabrequim?

As rupturas do virabrequim são muito mais frequentemente causadas pelo seguinte: Sobrecarga mecânica do virabrequim devido a falhas de combustão, golpes de aríete, etc. Bloqueio súbito do motor devido a uma transmissão defeituosa, contrapesos soltos, etc.
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Como saber se é preciso retificar o virabrequim?

O ideal para fazer a retifica do virabrequim é a cada 200 mil Km, devido a utilização do motor, alta temperatura, atrito das peças, terreno e o desgaste. Contudo, em alguns casos, o que conta é o mau uso do carro, em que a vida útil pode chegar somente aos 50 mil quilômetros.
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Quanto custa arrumar virabrequim?

Trocar ou consertar o virabrequim? Em caso de danos ao virabrequim, você pode optar por consertá-lo ou substituí-lo. A troca do componente custa, em média, entre R$ 700 e R$ 900, dependendo do modelo do veículo e da região.
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Qual a vida útil do virabrequim?

No entanto, baseado nessas observações, podemos dizer que o virabrequim tem uma duração de 80 mil até 250 mil quilômetros rodados. Mas, se o seu cliente não tiver cuidado com o automóvel, a peça pode não durar 50 mil quilômetros rodados.
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O que faz danificar o virabrequim?

Consumo excessivo de óleo lubrificante

Danos no virabrequim podem levar a um aumento no consumo de óleo lubrificante pelo motor, devido ao desgaste prematuro das bielas e mancais.
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O que acontece com o carro com folga no virabrequim?

As consequências diretas da folga no virabrequim são a diminuição na conversão do movimento retilíneo dos pistões em movimento rotativo, resultando em perda de potência do motor, aumento do consumo de combustível, vibrações anormais e até ruídos metálicos.
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Como saber se o eixo do motor está ruim?

SINTOMAS TÍPICOS DE EIXOS DESALINHADOS
  1. Falha prematura de rolamento, vedação, eixo ou acoplamento;
  2. Vibração radial e axial excessiva;
  3. Alta temperatura da carcaça próxima aos rolamentos ou alta temperatura do óleo de descarga;
  4. Quantidade excessiva de vazamento de óleo nas vedações do mancal;
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Qual a principal função do virabrequim?

Para que serve o virabrequim? A função desse componente é transformar o deslocamento proveniente do sobe-e-desce dos pistões em movimento de rotação. Grosso modo, é o virabrequim que transmite a energia gerada pelo propulsor para a transmissão, que a distribui para as rodas motrizes do veículo.
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Onde fica o sensor do virabrequim?

O sensor de rotação fica localizado próximo ao virabrequim do motor. Este, por sua vez, fica no interior do bloco do motor, sendo uma das peças mais importantes da sua parte inferior, onde ocorre a combustão dos gases.
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O que causa vazamento no virabrequim?

As mais comuns são o excesso de óleo, desgaste da junta do cabeçote, retentores e problemas no cárter.
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O que é folga axial do virabrequim?

Folga axial: distância milimétrica entre a esfera/rolo e o anel externo do rolamento. Folga radial: é a distância deslocamento entre o anel interno do anel externo.
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Como saber se o sensor de rotação está com defeito?

Os sintomas de um sensor de rotação com defeito podem variar, mas alguns sinais comuns podem indicar que há algo errado. Por exemplo, você pode notar que o motor do seu veículo está funcionando de maneira irregular, ou seja, ele pode falhar ou até mesmo parar completamente durante a condução.
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Como saber se o virabrequim está estragado?

Sinais de um sensor de virabrequim com desgaste
  1. Verifique se a luz do motor está acesa no painel do carro.
  2. Partida difícil e/ou parada.
  3. O motor funciona mal ou falha na ignição.
  4. Má economia de combustível.
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Quanto custa um virabrequim novo?

R$ 1.392,00.
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É possível retificar o virabrequim?

A retífica do virabrequim é um procedimento realizado em uma retífica cilíndrica específica para essa finalidade. Durante esse processo, os colos de biela, os mancais e a folga axial lateral do virabrequim são retificados com precisão, seguindo as medidas determinadas pelas tabelas dos fabricantes de motores.
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O que acontece quando o virabrequim está ruim?

Além do próprio virabrequim, essas falhas podem causar danos em outras partes do motor, como em pistões, bielas, mancais e até nas válvulas. O desgaste do eixo pode fazer com que a peça trave e isso significa que o motor fundiu. Neste caso, uma retífica completa será necessária e isso não fica barato.
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O que faz estragar o virabrequim?

Originalmente, a folga axial mantém as peças alinhadas e evitam o atrito lateral com os mancais e previne desalinhamento das bielas. O aumento da folga pode ocasionar diversos problemas ao virabrequim, bloco e peças móveis como bronzinas.
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Como saber se o virabrequim foi retificado?

A retífica acontece internamente no motor, por isso não há muitos sinais aparentes. O que você pode verificar é se o propulsor está muito limpo, se o cabeçote parece ter sido “lustrado” e se nota sinais de excesso de cola na tampa do carter, que fica embaixo do bloco e onde o óleo lubrificante fica mantido.
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Quanto tempo dura um virabrequim retificado?

Um motor retificado, quando recondicionado corretamente, tem duração comparável à de um motor novo. Muitos podem durar por mais 100.000 km ou mais, dependendo da qualidade da retificação e das práticas de manutenção subsequentes.
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Como é feita a retífica de virabrequim?

A retífica do virabrequim é realizada em uma retífica cilíndrica, específica para a função, em que é efetuada a retífica em colos de biela, mancais e folga axial lateral do virabrequim, em medidas de precisão, determinadas pelas tabelas dos fabricantes dos motores.
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Qual o valor da mão de obra para trocar a junta do cabeçote?

É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00.
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