São tradicionalmente considerados talheres as colheres, os garfos e as facas. Os pauzinhos orientais (em japonês hashi) também podem ser considerados talheres. Os talheres variam de design, de acordo com seu propósito e utilidade, como comer carne, peixe, sobremesa, tomar sopa, mexer o café etc.
De modo geral, existem dois tipos de talheres: os talheres principais e os talheres de sobremesa. Os talheres principais são utilizados nas refeições principais, o que pode incluir sopas, entradas, peixe e prato principal.
- Sempre use os talheres na ordem de fora para dentro; - As facas ficam à direita do prato, com as costas viradas para fora. Os garfos ficam do lado esquerdo, com os dentes voltados para cima, a menos que o talher tenha um desenho ou brasão no dorso.
Comportamento à Mesa - Da Série: "Pra Que Serve e Como Usar" - Talheres
Como se organiza os talheres?
Vamos à posição dos talheres. Siga sempre a ordem decrescente, ou seja, garfos, facas e colheres maiores ficam próximas ao prato. Os garfos que serão utilizados para as refeições principais e saladas devem ser colocados do lado esquerdo do prato, com os cabos sempre voltados para a pessoa que irá se sentar à mesa.
Garfos sempre vão à esquerda do prato, enquanto facas e colheres vão à direta; A disposição dos talheres deve ser de fora para dentro, considerando a ordem de uso. Portanto, nas extremidades posicione os talheres de entrada. Em seguida, os de peixe, somente se for servir algum.
O quarto dente teria surgido na segunda metade do século XVII para atender ao Rei Fernando II das Duas Sicílias (Fernando de Bourbon), o qual não gostava dos fios longos de espaguete escorregarem nos garfos de três dentes. Na Inglaterra não chegou antes de meados do século XVII, trazido pelo viajante Thomas Coryat.
Os talheres de prata são ideais durante jantares e almoços importantes ou ocasiões especiais como aniversários e celebrações. Já os garfos de plástico são a melhor a opção para ocasiões mais informais ou eventos que reúnam um grande número de pessoas e haja dificuldade para substituir os talheres.
São tradicionalmente considerados talheres as colheres, os garfos e as facas. Os pauzinhos orientais (em japonês hashi) também podem ser considerados talheres.
A faca, por sua vez, é considerada o mais antigo dos talheres e sua criação é atribuída ao Homo erectus, que utilizou as pedras para criar um objeto cortante para caça e defesa.
Os garfos maiores são para o jantar principal, para uma alimentação mais completa e com maior variedade dentro da comida, já os menores são para a sobremesa, sendo mais delicados e para uma refeição menor, realizada após o prato principal, por exemplo.
garfo de peixe: ele é o primeiro a ser usado, caso exista no menu a opção de peixe; faca de jantar: é a maior, também conhecida como a faca de carne; faca de peixe: tem um formato especial para a refeição; colher: é um talher principal, utilizado caso seja servida alguma sopa.
O garfo de sobremesa tem um tamanho menor com três dentes para ajudar a comer aquele bolo gostoso e outras sobremesas “sólidas”. Suas pontas também são mais afiadas para poder cortar pedaços sem necessitar de uma faca.
Coquetel de camarão come-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na mão esquerda. Se houver camarões graúdos, devem estar descascados. Se estiverem sobre a borda da taça, devem ser colocados dentro da taça e cortados com a colher antes de levá-los à boca.
Os garfos ficarão sempre à esquerda do prato e as facas sempre à direita se você quiser organizar o serviço de uma refeição como manda o figurino. As colheres virão ainda mais à direita, depois das facas e talheres de sobremesa acima do prato, no topo, perto das taças.
Para solicitar o próximo prato, o talheres devem ficar cruzados ao centro do prato, com o garfo apontado para frente, e caso o cliente não tenha gostado do menu ele deve cruzar a faca entre os dentes do garfo.
🍴Durante a conversa, descanse os talheres dentro do prato para conversar, faca à direita e o garfo à esquerda se estiver usando o estilo europeu. 🍴Ao terminar a refeição, posicione os talheres juntos na vertical ou na horizontal. O guardanapo volta à esquerda do prato.