Quais são os tipos de ação declaratória?

Existem dois tipos de ação declaratória, a positiva e anegativa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quais são as ações declaratórias?

É um pedido que a pessoa faz para que o Judiciário declare a existência (ou inexistência, se o juiz assim entender) de uma relação ou situação jurídica. Por exemplo, ação de pedido de naturalização.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnmp.mp.br

Quando é cabível uma ação declaratória?

Essa ação é uma alternativa para as situações em que não existe uma controvérsia concreta sobre um fato ou uma relação jurídica, mas sim uma incerteza quanto a sua existência. Por exemplo, quando há dúvidas se determinado contrato é válido ou não, ou se determinado bem pertence a uma pessoa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Qual é o rito da ação declaratória?

A ação declaratória é uma ação imprópria (pois seu rito processual é ordinário, inexistindo ritos especiais próprios para as ações movidas pelo contribuinte). É imprópria, então, por estar submetida ao regime jurídico geral de processo civil (art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quais são os 4 tipos de sentenças?

  • Sentença Declaratória.
  • Sentença Condenatória.
  • Sentença Constitutiva.
  • Sentença Constitutiva Negativa.
  • Sentença.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Ação declaratória, constitutiva e condenatória. Entenda as suas diferenças.

O que é uma sentença declaratória?

Com a sentença declaratória, esta certificação já se deu. O direito foi declarado e determinado. Falta somente a atuação para efetivar a obrigação de dar, fazer ou não fazer alguma coisa, isto é, falta o provimento jurisdicional satisfativo, que o vencedor obterá mediante a propositura do processo de execução.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www2.senado.leg.br

Qual a classificação da ação?

Segundo a doutrina tradicional, a classificação correta é a ternária, que divide a ação em: cognitiva (declaratória, constitutiva e condenatória), executiva (satisfativa) ou cautelar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em semanaacademica.org.br

Qual a natureza jurídica da ação declaratória?

4. Natureza jurídica. Portanto, a natureza jurídica da ação declaratória trata-se de procedimento especial de jurisdição contenciosa, cujo objetivo é o declarar a existência ou não de situações, estado ou relações jurídicas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual o valor da causa de uma ação declaratória?

2. O valor da causa, inclusive em ações declaratórias, deve corresponder, em princípio, ao do seu conteúdo econômico, considerado como tal o valor do benefício econômico que o autor pretende obter com a demanda.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em stj.jus.br

O que é uma ação declaratória incidental?

A ação declaratória incidental, assim, é tipo de ação que se propõe no curso de outra, em que a parte pede que o Juiz declare a certeza de relação jurídica, que tem por conteúdo determinado direito que é impugnado pela outra parte e que constitui premissa necessária para o julgamento da ação principal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em monografias.brasilescola.uol.com.br

Qual o artigo da ação Declaratória?

Art. 16. Proposta a ação declaratória, não se admitirá desistência. Art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Qual o prazo prescricional da ação declaratória?

As ações meramente declaratórias não prescrevem e a elas não se aplica a disposição constitucional relativa à prescrição extintiva do direito de ação (Constituição Federal, art. 7º, XXIX).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em zhadvogados.com.br

O que é ação Declaratoria negativa?

A ação anulatória de débito fiscal distingue-se da ação declaratória negativa de débito fiscal, porque a primeira pressupõe o lançamento e tem por escopo anula-lo, enquanto que a segunda, deve ser proposta antes do lançamento para que seja declarado que não existe débito fiscal a ser pago.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando é cabível ação Declaratoria?

É cabível sempre que houver dúvida sobre a validade ou existência de uma relação jurídica preestabelecida, desde que não seja por violação de direito somente. A ação pode ser de início ou no curso de outra ação, tramitando de forma incidental, apensado a outro processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quais as características da etapa declaratória?

Fase declaratória

Nesta fase, o dono da propriedade é notificado sobre a necessidade do governo em relação ao imóvel. Além disso, ele também é informado sobre o valor que será oferecido de indenização. Lembrando que essa fase é preliminar e marca o início do processo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em serasa.com.br

Quais os efeitos da sentença declaratória?

Os efeitos da ação de caráter declaratória pura são "ex tunc", ou seja, produz efeitos retroativos desde os fatos, diferentemente da ação constitutiva, que produz efeitos "ex nunc", ou seja, produz efeitos somente a partir de sua prolação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em iabnacional.org.br

Quais os tipos de ações declaratórias?

Exemplos de ações declaratórias: ação de usucapião, ação de consignação em pagamento, ação de desapropriação, ação declaratória de constitucionalidade, ação de liquidação etc.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem decide o valor da causa?

O juiz julgará sempre de acordo com o pedido (arts. 141 e 492 do CPC), por isso, valor do pedido ou dos pedidos, será o valor da causa. Se o juiz somente pode julgar nos limites do pedido, este será o limite para a atribuição ao valor da causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br

O que diz o art 292 do CPC?

art. 292, incisos II e VI do CPC: Art. 292. O valor da causa constará da petição inicial ou da reconvenção e será: II - na ação que tiver por objeto a existência, a validade, o cumprimento, a…
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Para que serve a ação declaratória?

Alguns exemplos de cabimento da ação meramente declaratória são o reconhecimento de tempo de serviço para fins previdenciários, o reconhecimento da união estável homoafetiva como sociedade de natureza familiar, independentemente de prévia formalização do vínculo por meio de escritura pública e a previsão constante na ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quando Cabe ação declaratória de nulidade?

A declaração de nulidade do negócio jurídico é medida excepcional e somente deve ocorrer quando constatada a ausência de algum dos requisitos de validade do negócio jurídico ou quando provada a existência de um dos vícios enumerados no artigo 171 do Código Civil .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é ação declaratória no Direito Tributário?

A ação declaratória no Direito Tributário, como o próprio nome já induz, visa à obtenção de declaração judicial acerca da existência ou inexistência de uma relação jurídico-tributária específica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que é ação declaratória e condenatória?

As Ações Declaratórias visam uma declaração quanto a uma relação jurídica, e a ação visa desfazer, tornando certo aquilo que é incerto, desfazer a dúvida em que se encontram as partes quanto à relação jurídica. As Ações Condenatórias visam uma sentença de condenação do réu.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em prolegis.com.br

Quais são os três elementos da ação?

A ação é composta por três elementos: as partes, o pedido e a causa de pedir.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que vem a ser tutela declaratória?

E, em consequência, a tutela declaratória seria o veículo pelo qual o Poder Judiciário expressaria tal segurança às partes e a terceiros, reconhecendo a existência ou inexistência de determinada relação jurídica ou a autenticidade ou falsidade de determinado documento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em enciclopediajuridica.pucsp.br