Existem 4 tipos de atenção: sustentada; seletiva; dividida; alternada. É o nível mais básico da atenção. Consiste em manter a concentração por um longo período de tempo.
As quatro principais funções da atenção são: atenção seletiva, vigilância, sondagem e atenção dividida. Pode-se escolher prestar a atenção em determinados estímulos e ignorar outros.
Para melhorar a atenção dividida é essencial realizar um treinamento constante. CogniFit possui ferramentas de avaliação e reabilitação para potencializar esta e outras funções cognitivas. Esta habilidade deveria ser exercitada cerca de 15 minutos por dia, de 2 a 3 vezes por semana.
A atenção pode ser definida como a capacidade do indivíduo responder predominantemente os estímulos que lhe são significativos em detrimento de outros.
Quais são as principais características da atenção?
Sobre a atenção:
Inabilidade em atender diversos estímulos ao mesmo tempo. Capacidade limitada do processo atencional. O ato de prestar atenção aumenta a sensibilidade perceptual para discriminar a informação reduzindo a interferência causada por estímulos distratores.
A atenção é o processo pelo qual a consciência é direcionado para determinado estímulo (de origem externa ou interna), que pode ser uma imagem perceptiva ou representativa, um afeto ou um pensamento. Há uma concentração de atividade mental em um determinado objeto (ou alguns objetos) em detrimento dos outros.
A atenção é a capacidade de focalizar a atividade psíquica sobre um ou alguns dos vários estímulos que estão presentes em um determinado local. São recrutadas simultaneamente áreas límbicas, corticais e reticulares do encéfalo. Pode ser dividida em atenção espontânea ou vigilância e atenção voluntária ou tenacidade.
Atenção seletiva: a habilidade para se centrar em um estímulo ou atividade na presença de outros estímulos que desviam a atenção. Atenção alternada: a habilidade para alterar a atenção focada entre dois estímulos. Atenção dividida: a habilidade para se centrar ou prestar atenção a diferentes estímulos ao mesmo tempo.
O modelo de organização brasileiro segue a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que define três diferentes níveis de atenção à saúde: o primário, o secundário e o terciário. Eles focam no atendimento ao paciente de acordo com a complexidade necessária para cada ação.
Para conseguir a atenção de alguém, precisa ser despertado o seu interesse. A estabilidade é a duração do estímulo dominante. Neste item deve-se considerar que existem oscilantes, pois o mecanismo neurológico da atenção é inato e involuntário, mas a atenção não é inata e sim, treinável.
Ela é importante para que a concentração se desenvolva, sendo um dos fatores primordiais no processo da leitura, escrita, desenvolvimento cognitivo, interação e aprendizagem. A falta de atenção, distração ou não concentração são um dos fatores mais comuns apresentados como causas da não aprendizagem.
Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.
Orienta-se pelos princípios da uni- versalidade, da acessibilidade e da coordenação do cuidado, do vínculo e continuidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social.
Consiste em concentrar voluntariamente toda a atenção da mente em um objetivo [2]. A memória nos permite registrar, conservar e evocar experiências, ideias, imagens, eventos, sentimentos, etc. Também representa a capacidade de manter as informações em nossa mente e recordá-la em algum momento futuro [3].
Na atenção alternada, espera-se que o indivíduo execute, alternadamente, mais de uma tarefa, enquanto que na atenção dividida avalia-se a capacidade de executar duas tarefas simultaneamente.
A atenção pode ser avaliada por meio de vários testes, escalas, atividades e observações clínicas do profissional psicólogo, preferencialmente, o psicólogo com formação em neuropsicologia. As queixas escolares estão relacionadas à falta de atenção e foco nas atividades, geralmente identificadas pelas professoras.
Já a atenção dispersa, é a mais errada possível. É aquela aonde o condutor foca a sua visão fora do eixo do trânsito. Ou seja, em um celular, computador, central multimídia e etc. Já a difusa, é a mais indicada para condução.
A atenção define-se pelo direcionamento da consciência e estado de concentração mental sobre determinado objeto. Caracteriza-se por selecionar, organizar e filtrar as informações, funcionando como uma filmadora.
Atenção pode ser entendida como um porteiro. várias informações sensoriais, mnemônicas e processos cognitivos. Ajuda a monitorar a interação do indivíduo com o meio, estabelecer contiguidade entre lembranças e sensações e controle das ações futuras.
A forma mais elementar de manifestação da atenção é chamada atenção involuntária. Esta é considerada um fenômeno natural e tem, em sua base, a ocorrência do reflexo orientado e da ativação de respostas a determinados estímulos novos, que se extinguem paulatinamente na medida em que ocorre a adaptação.