AVELÃ – Toda Fruta. Características gerais: Existem duas principais espécies de avelã sendo Corylus avellana a que é encontrada em estado selvagem na Europa ocidental e na Inglaterra e Corylus maxima a que é nativa do sudeste da Europa e Ásia ocidental.
A avelã é a semente do fruto da aveleira e originária da América do Norte. A fruta é mais redonda, de consistência lenhosa, casca bem firme e rodeada por uma camada de folhas.
Conhecida também como avelaneira ou avelãzeira, a aveleira é uma espécie que se encontra naturalmente um pouco por toda a Europa e na Ásia Menor. É cultivada especialmente pela avelã, uma das principais culturas de frutos de casca rija do mundo, depois das amêndoas, nozes, pistácios e cajus.
Os frutos são aquénios (avelãs) com 1,5-2 cm, de cor vermelho-escuro. Cada avelã está envolvida por um invólucro de brácteas soldadas e peludas, verde-claro, castanho na maturação, que quase ocultam o fruto.
A noz da avelã cai da casca quando madura, cerca de sete a oito meses após a polinização. Seu núcleo contém uma semente comestível, apropriada para consumo cru ou assado, moído, em pasta, farinha ou óleo.
Você conhece a árvore da avelã e quais são os principais usos da avelã ?
Qual a melhor forma de consumir avelã?
O óleo de avelã é uma opção versátil para cozinhar ou como molho em saladas, oferecendo sabor e mantendo os benefícios nutricionais. Avelãs torradas, com sabor realçado, podem ser adicionadas a saladas, iogurtes ou consumidas como lanche saudável.
As porções de oleaginosas recomendadas para um adulto saudável são, em média, as seguintes: Macadâmias & amêndoas: 7 unidades por dia. Castanha de caju: 4 unidades por dia. Avelã: 4 unidades por dia.
Mas o País tem condições para uma boa produção e a procura mundial de frutos secos tem vindo a aumentar, essencialmente por questões de saúde. Em 2018, esta cultura ocupava apenas 350 hectares, resultando numa produção de 250 toneladas.
É uma árvore que pode chegar a medir uns 6 a 7 metros de altura (porte pequeno), tem uma copa irregular e geralmente encontra-se ramificada desde a base. A sua casca muda de cor à medida que cresce: avermelhada ao início, acinzentada ao amadurecer. São caducas, ou seja, mudam de cor e acabam por cair.
AVELÃ – Toda Fruta. Características gerais: Existem duas principais espécies de avelã sendo Corylus avellana a que é encontrada em estado selvagem na Europa ocidental e na Inglaterra e Corylus maxima a que é nativa do sudeste da Europa e Ásia ocidental.
A avelã é o fruto da aveleira, um arbusto que cresce naturalmente em quase toda a Europa (exceto no extremo norte), Ásia Menor, América do Norte e em regiões de clima temperado da América do Sul.
A avelã consiste em um fruto mais ou menos esférico a ovoide, lenhoso e indeiscente, cuja casca é extremamente resistente. Em seu interior, encontra-se a semente comestível, de sabor levemente adocicado e algo oleaginosa.
Avelã, Amêndoas e Castanha-do-Pará são apenas alguns dos alimentos que fazem parte do grupo das Oleaginosas, que podem ser encontradas nas barrinhas de cereais ou a granel. As Oleaginosas são ricas em nutrientes, bem saborosas e fáceis de consumir.
Pode Comer Avelã com Casca? Enquanto a casca externa da avelã é removida antes do consumo, a pele fina que envolve a noz pode ser consumida e é rica em antioxidantes.
A avelã possui uma casca lisa e uma semente comestível no interior, podendo ser consumida na sua forma natural, acrescentada em iogurtes, frutas, saladas ou usada no preparo de granola, vitaminas ou leite.
A colheita é realizada no outono, por meio da coleta de frutos no chão, que se abrem naturalmente. Cresce naturalmente em quase toda a Europa, Ásia Menor (da sua origem, margens do Mar Negro) e parte também da América do Norte.
Seu gosto é doce e amargo ao mesmo tempo, proporcionando uma sensação de que amarra a boca. Pode ser consumida crua, tostada ou moída na forma de pasta. O fruto está presente em diversas receitas doces ou salgadas. Além de ser muito gostosa, são inúmeros os benefícios da avelã para o organismo.
Seus ramos tendem a se desenvolver a partir da base; já a sua casca começa avermelhada e se torna acinzentada quando atinge o desenvolvimento máximo. Quanto à sua copa, ela cresce sem uniformidade, o que exige algumas podas. A avelã apresenta forma ligeiramente oval, com a parte externa lenhosa e resistente.
Ingredientes: açúcar, óleo vegetal de palma, avelãs (13%), leite desnatado em pó (8,7%), cacau em pó parcialmente desengordurado (7,4%), emulsificantes lecitinas, aromatizante. Componentes do leite 8,7%. ALÉRGICOS: CONTÉM AVELÃS E DERIVADOS DE LEITE E DE SOJA. CONTÉM LACTOSE.
A avelã pode ser consumida crua, moída ou como avelã torrada. Além de ser muito consumida, principalmente em receitas doces, a avelã torrada traz inúmeros benefícios para o organismo humano. Esse fruto é rico em vários nutrientes, proteínas, minerais, gorduras e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Elas não precisam ser armazenadas na geladeira, a não ser que você more em ambientes de calor extremo e precise preservar esses produtos por um período muito longo.