A CBO possui duas funções. A primeira é servir como código utilizado na hora de contratação de profissionais admitidos. Esse código é encontrado na carteira de trabalho, e para o governo é uma das formas de utilizar informações de benefícios, seguridade social e direitos trabalhistas de acordo com o cargo registrado.
A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata a realidade das profissões do mercado de trabalho brasileiro. Foi instituída com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002.
A informação sobre a CBO na carteira de trabalho está nas páginas “contrato de trabalho”, no campo “CBO nº”. Esse dado é obrigatório e a empresa deve preencher logo que efetuada a contratação.
A CBO possui duas funções. A primeira é servir como código utilizado na hora de contratação de profissionais admitidos. Esse código é encontrado na carteira de trabalho, e para o governo é uma das formas de utilizar informações de benefícios, seguridade social e direitos trabalhistas de acordo com o cargo registrado.
Assim como todas as outras informações que a empresa coloca na carteira do empregado, o CBO deve aparecer nas folhas de contrato e você pode encontrá-lo no campo “n° CBO”. Ele é obrigatório neste documento e deve ser preenchido assim que o funcionário for contratado.
Como saber se o CBO exige nível superior? Para o Ministério do Trabalho todo cargo de analista exige o nível superior, isso pode ser facilmente verificado em “características do trabalho” logo após lançar o código do cargo a ser consultado no site da CBO.
Por isso que, quando não há a classificação exata de uma função na CBO, o profissional de DP pode colocar o código de uma profissão similar ou que descreve funções parecidas.
Na verdade, o principal objetivo desse documento é ser uma referência para a adoção de medidas públicas que favoreçam a empregabilidade, bem como o desenvolvimento de estudos e estatísticas sobre o mercado de trabalho no Brasil. A CBO foi desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
A estimativa da média salarial anual da empresa Grupo CBO varia de aproximadamente R$ 15.045 para o cargo de Coodenador a R$ 250.000 para o cargo de Coordenador.
Como é organizada a CBO? A CBO é como uma árvore de diretórios, em que um grande grupo de ocupações é dividido em vários subgrupos principais, que por sua vez se dividem em subgrupos mais específicos. Cada um desses grupos é chamado de família.
A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) identifica as profissões reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Dentre elas, há o CBO auxiliar administrativo, que identifica a profissão, cargos semelhantes e também descreve as atribuições desses.
O que a CBO garante? Como mencionamos anteriormente neste artigo, o objetivo do CBO é resguardar o direito do trabalhador de ter a sua ocupação registrada na carteira de trabalho e todos os seus demais direitos protegidos. Ademais, permite que o Ministério do Trabalho gere estatísticas sobre a taxa de desemprego.
Como mencionamos anteriormente neste artigo, o objetivo do CBO é resguardar o direito do trabalhador de ter a sua ocupação registrada na carteira de trabalho e todos os seus demais direitos protegidos. Ademais, permite que o Ministério do Trabalho gere estatísticas sobre a taxa de desemprego.
Enquanto o cargo é estabelecido por lei e possui características específicas, o emprego é o vínculo contratual entre o servidor e a administração pública. Já a função está diretamente ligada às atividades desempenhadas pelo servidor no seu dia a dia de trabalho.
Para o Ministério do Trabalho todo cargo de analista exige o nível superior, isso pode ser facilmente verificado em “características do trabalho” logo após lançar o código do cargo a ser consultado no site da CBO.
Como consultar meu CBO pelo CPF? O Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza um sítio eletrônico próprio para a realização das buscas por CBO, o qual pode ser acessado no seguinte link: www.cbo.maisemprego.mte.gov.br.
Quais são os cargos que demandam formação profissional?
As funções de porteiro, auxiliar de limpeza, encarregada de limpeza, auxiliar de serviços gerais, controlador de acesso, auxiliar de conservação, supervisor de serviços, auxiliar de escritório e zelador encontram-se previstas na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), demandam formação profissional e não exigem ...
Cursos Profissionais - Assistente Comercial - CBO 4110-10. CERTIFICADO DE 480 HORAS VÁLIDO EM TODO O BRASIL! Acesso liberado por 1 ANO após a matrícula! Oferecido na modalidade online, o curso permite a flexibilidade de horários, uma vez que o aluno poderá rever as aulas quando lhe for mais conveniente.