Contenção verbal: Refere-se a usar todos os recursos da comunicação terapêutica. Contenção química: designa todo o tipo de terapêutica psicoativa que é utilizada para inibir um determinado comportamento ou movimento. Restrição física: uso de dispositivo ou equipamento que limitam o movimento do corpo.
Contenção ortodôntica fixa. A contenção fixa, assim como o nome sugere, é o modelo de contenção que é fixo. ...
Contenção móvel. A contenção móvel, assim como o nome sugere, é uma contenção removível, sendo assim, pode ser retirada e colocada a qualquer momento. ...
A contenção reta é mais indicada, como demostra o vídeo feito pelo Prof. Jorge Faber. A contenção higiênica, apesa de ter esse nome, promove muito mais acúmulo de placa e tártaro, dificultando a remoção com o fio dental!
TIPOS DE CONTENÇÂO ORTODÔNTICA | VANTAGENS E DESVANTAGENS | QUAL A MELHOR?
Quais são os métodos de contenção?
Os métodos de contenção podem ser químicos ou físicos. A con- tenção química ocorre por meio da aplicação de tranquilizantes, sedativos e anestésicos enquanto a contenção física é realizada em bretes, troncos ou empregando cordas.
A contenção fixa pode ser utilizada juntamente à removível de placa de acetato, contudo, a placa deverá ser confeccionada de forma recortada que não possibilite o contato com a fixada aos dentes. A movimentação dos dentes se deve graças a certas fibras colágenas que puxam o dente para a posição anterior ao tratamento.
A contenção é um dispositivo que deve ser utilizado pelo paciente após a retirada do aparelho convencional ou do alinhador invisível. A sua função é manter os dentes na posição final do tratamento, garantido a manutenção dos resultados obtidos.
Apesar de ambas apresentarem a mesma finalidade, os benefícios que cada uma traz são diferentes. A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes.
A contenção física do paciente é utilizada para segurar, conduzir e restringir os movimentos físicos do paciente. Para que a técnica seja usada de forma adequada sem correr os riscos de ferir seriamente o paciente ou o profissional ou ambos, necessita de no mínimo cinco profissionais para executá-la.
Ressalta-se que a contenção física pode ou não ser acompanhada pela contenção química que é a utilização de medicamentos parenterais com o intuito de sedar o paciente. A contenção mecânica é utilizada para restringir os movimentos do paciente com o uso de dispositivos.
2º A contenção mecânica de paciente será empregada quando for o único meio disponível para prevenir dano imediato ou iminente ao paciente ou aos demais.
A contenção fixa superior consiste num fio metálico, que o dentista deixa fixo na face interior dos dentes do paciente. Na maioria dos casos, a contenção fica nos seis dentes da frente, os chamados anteriores. O tratamento, que até pouco tempo era pouco comum, começou a ganhar notoriedade nos consultórios.
Os sistemas de contenção existem para proteger o operador e o ambiente da exposição a produtos potentes e tóxicos. Manipular ativos potentes requer muita atenção e segurança para evitar riscos. Essas contenções podem ser feitas com equipamentos rígidos (aço e vidro) ou flexíveis descartáveis (polímeros).
Uma possível razão para a tensão com um alinhador ou aparelho de contenção é o movimento dos dentes. Não usar o seu aparelho de contenção ou alinhador permite que os seus dentes saiam da posição e pode fazer com que se sinta ainda mais tenso quando tentar colocá-lo novamente.
Existe a contenção física realizada de forma manual pelos profissionais de saúde, contenção mecânica onde os profissionais iram utilizar faixas ou amarras e a contenção química onde o profissional irá fazer uso de medicamentos.
A contenção é um aparelho ortodôntico especial recomendado pelo dentista para depois da conclusão do tratamento com o aparelho fixo, como uma continuação do tratamento. Em geral, a contenção é indicada obrigatoriamente para todos os pacientes que utilizaram o aparelho fixo.
O ideal é que a contenção fique bem justa ao céu da boca, mas, ao mesmo tempo precisa ser confortável ao paciente. A parte metálica da frente deve cobrir a metade dos dentes e o ideal é que não encoste na gengiva. Caso contrário, será necessário informar ao seu ortodontista para avaliar sua contenção.
Normalmente sim! É o período mais importante de uso, pois o aparelho fica por mais horas contínuas na boca. A quantidade de horas de uso da contenção varia de um caso para o outro. Às vezes é indicado o uso de 24h/dia removendo somente para comer e escovar os dentes, em outras somente o uso noturno já é suficiente.
Geralmente, a contenção fixa é indicada para os dentes inferiores, porque eles têm uma suscetibilidade maior para a recidiva. A contenção móvel, por sua vez, é mais utilizada nos dentes superiores. Vale ressaltar que todo paciente que faz o Tratamento Ortodôntico precisa utilizar algum tipo de contenção.
O aparelho de contenção tem um preço médio de R$ 750 (setecentos e cinquenta reais). Lembrando que se trata de um preço médio, podendo varia de acordo com o profissional, a clínica, os valores podem mudar também de região para região.
Quanto tempo tenho que ficar com contenção fixa nos dentes?
Em média, as contenções móveis costumam ser usadas por um ano. Já os modelos fixos têm um período de uso indeterminado. Atualmente, é comum que os dentistas recomendem a contenção fixa pelo maior tempo possível, realizando apenas trocas, e não a remoção completa.
A contenção pode ser fixa ou removível. A versão fixa é feita de fios de aço presos à face interna dos dentes anteriores e, geralmente, é utilizada na arcada inferior e pode ficar ali por um longo período.
A contenção periodontal desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde periodontal após o tratamento ativo. Sendo assim, ela visa controlar a recorrência da doença periodontal, prevenir a progressão da perda óssea e promover a estabilidade dos tecidos periodontais.