Há várias maneiras de marcar um gol, isto é, de introduzir a bola na baliza adversária, como por exemplo o gol de cabeça, o gol de letra, o gol olímpico, o gol de falta e o de pênalti, ou até mesmo um gol contra.
Trivela é um tipo de passe/remate aplicado no futebol. É uma técnica de passe/remate pouco utilizada pela generalidade dos futebolistas, pois exige uma particularmente elevada capacidade técnica. Executado com a parte exterior do pé, é de difícil execução, mas também de grande espectacularidade e imprevisibilidade.
Gol Contra ou Autogolo é um lance do futebol no qual um jogador faz a bola entrar no gol de sua própria equipe, resultando em gol para a equipe adversária.
- Se terá marcado um gol quando a bola tenha ultrapassado totalmente a linha e meta entre os postes e por baixo do travessão, sempre que a equipe a favor da qual se marcou o gol não tenha cometido previamente alguma irregularidade às Regras e Jogo.
Estes fundamentos, que constituem o suporte do futebol, devem ser aprendidos e treinados para uma boa execução durante a prática desportiva. Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.
Um gol ou golo (um anglicismo, do inglês goal, "objetivo") é o ato mais importante do jogo de futebol e esportes similares, e ocorre sempre que a bola ultrapassa por completo uma barreira imaginária entre os postes ("traves" em português brasileiro) e sob a trave ou a barra ("travessão" em português brasileiro), ...
Grande área é uma das duas áreas que antecedem o gol num campo de futebol. Tem um formato retangular, e se estende por 16,5 metros a cada um dos lados do gol, e 16,5 à sua frente. Dentro da grande área está a marca do pênalti, a 11 metros da linha do gol, diretamente alinhada com o seu centro.
São considerados "gols a partir de bolas paradas" as jogadas que se desenvolveram rapidamente após uma cobrança de lateral, escanteio, falta ou pênalti. Fazem parte do levantamento os casos em que houve uma rebatida ou uma troca de poucos passes após a execução da cobrança de bola parada.
Além disso, o centroavante posou para a foto fazendo um gesto com três dedos conhecido como "saudação Kühnen", que é associado a grupos neonazistas da Europa. O gesto foi criado por Michael Kühnen, falecido líder neonazista alemão, para "driblar" a proibição à saudação nazista tradicional.
A palavra 'gol', em português, vem da palavra inglesa 'goal', e nós a adaptamos à nossa grafia. No entanto, há uma curiosidade: o plural continua à inglesa: 'gols'.
O gol ocorreu aos 40 minutos do primeiro tempo e foi o segundo de Pelé no jogo. O gol foi tão bonito, que foi o primeiro gol no Brasil a ser homenageado com uma placa. Na linguagem do futebol brasileiro, tornou-se uma expressão usada para designar gols que, por sua rara beleza e dificuldade, também merecem uma placa.
É uma arte de pesca muito usada na captura de peixes de fundo, em parcéis, bancos e bordos da plataforma continental. Compõem-se das seguintes partes: linha, alça, chumbada e anzol.
Na terminologia do futebol, um poker, ocorre quando um futebolista faz, no mesmo jogo, quatro gols (golos), apesar de haver várias divergências quanto a um poker válido. São computados os gols feitos no tempo regulamentar, acréscimos ou prorrogação, sendo apenas para alguns essa a condição de ser um poker válido.
Nesse critério, Pelé marcou 77 gols em 91 jogos com a camisa da seleção brasileira. Já nas contas da CBF, o Rei do Futebol balançou as redes 95 vezes em 113 aparições defendendo o país. Ou seja, para Neymar ser considerado pela CBF o maior artilheiro da história do Brasil, precisará anotar ao menos mais 17 gols.
No futebol, gol olímpico (ou golo de canto, em Portugal) é o gol(o) marcado diretamente através de uma cobrança de escanteio/canto. Por ser um chute sem ângulo, é um evento raro de acontecer, mas possível, bastando-se colocar um efeito na bola.
A caneta consiste em passar a bola no meio das pernas do adversário e recuperá-la atrás dele. Na maior parte das vezes, a melhor forma de dar uma caneta é fintar o adversário ao fazê-lo abrir as pernas para que a bola tenha espaço para passar. Na prática, existem muitas maneiras de fazer isso.