Quais são as infecções puerperais?
A infecção puerperal é qualquer infecção de origem bacteriana do trato genital feminino durante o período do puerpério. As principais formas incluem endometrite e paramiometrite. O puerpério é o período que se inicia após a dequitação da placenta até 6 semanas após o período pós-parto.Como identificar infecção puerperal?
Sinais e sintomas flogísticos locais: dor, rubor e calor. Febre moderada ocasional. Secreção, por vezes purulenta. Em casos raros, quando existe contaminação por Clostridium perfringens, a infecção pode evoluir com necrose dos tecidos afetados.Quando deve ser considerada a infecção puerperal?
A Infecção Puerperal é caracterizada como a que ocorre no aparelho genital da mulher que passou por processo de parto recente. O tempo estabelecido para esse "parto recente" são os 10 primeiros dias pós-parto, excluindo-se as 24h primeiras horas do evento.Quais os sinais de infecção pós-parto?
Sintomas das infecções do útero após o partoOs sintomas das infecções uterinas costumam incluir dor na parte inferior do abdômen ou da pelve, febre (geralmente no prazo de um a três dias após o parto), palidez, calafrios, sensação geral de doença ou desconforto e, muitas vezes, dor de cabeça e perda de apetite.
Infecção puerperal - Aula de Obstetrícia do Curso Extensivo de Residência Médica
São fatores de risco para infecção puerperal?
Fatores de Risco para Infecção PuerperalOutros fatores predisponentes incluem ruptura prematura de membranas ovulares, anemia, uso de fórceps, lacerações do canal de parto, trabalho de parto prolongado e infecção vaginal, todos associados ao aumento do risco de endometrite após o parto vaginal.
Quais são as principais complicações do puerpério?
Hemorragias; Infecção Puerperal; Tromboflebites; Mastite; Infecções do Trato Urinário. Hemorragia: É toda perda de sangue maior que 500ml no parto normal ou maior 1000ml na cesariana após o parto.Como evitar a infecção puerperal?
A higiene perineal deve ser realizada com água e sabonete no mínimo 3 (três) vezes ao dia e após as eliminações fisiológicas, diurese e evacuação.Qual a definição de infecção puerperal pela OMS?
trato genital a qualquer momento do rompimento das membranas ou do trabalho de parto até o 42º dia do pós-parto, com, no mínimo, dois dos seguintes critérios: dor pélvica, febre, corrimento vaginal anormal, corrimento com odor fétido/anormal ou atraso na involução uterina." (OMS, 2015; WOODD, 2019; SANTOS; LAGO, 2022).Quais os cuidados de enfermagem na infecção puerperal?
No entanto, os cuidados do enfermeiro para o controle de infecção puerperal incluem principalmente a avaliação frequente de sinais vitais, escuta assíduas as queixas das puérperas, prestar cuidados adequados nas incisões cirúrgicas para controle das infecções hospitalares.O que são lóquios fetidos?
Os lóquios possuem odor característicos semelhantes ao sangue menstrual, qualquer modificação desse odor para – odor fétido – pode indicar uma infecção puerperal sendo necessário buscar orientação de um especialista.O que é metrite puerperal?
A metrite é a inflamação da parede uterina. É causada por uma infecção bacteriana e é quase sempre observada após um parto distócico ou uma infecção uterina por via exógena. A sua gravidade varia desde infecções subclínicas a quadros com febre e diminuição da produção de leite.O que é exame puerperal?
Consiste na consulta realizada em, no período de quarenta e dois dias apos o parto, com finalidade da conclusão da assistência obstétrica. Puerpério é o período que ocorre logo após o parto, também denominado de pós-parto.Como saber se estou com infecção puerperal?
A mulher com infecção puerperal terá queixas de calafrios e de mal estar geral, dor no baixo ventre, útero dolorido e apresentará subinvolução uterina, lóquios purulentos e fétidos (OMS, 2005). A infecção puerperal pode manifestar-se de três formas: localizada, propagada e generalizada.Qual o agente causador da febre puerperal?
A febre puerperal é uma condição febril que ocorre após o parto, causada por uma infecção no útero que pode se espalhar para outros órgãos, tornando-se uma infecção generalizada. Muitas vezes, é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes. Seus sintomas iniciais incluem febre, delírios e dores abdominais intensas.O que são lóquios purulentos?
Eles consistem em uma mistura de sangue, tecido uterino e muco que são eliminados do corpo da mulher nos dias e semanas seguintes ao nascimento do bebê.O que é considerado o estado puerperal?
O estado puerperal ocorre logo após o parto, é o período de readaptação do corpo da mulher após o nascimento do bebe. Esse período traz diversas alterações físicas e psicológicas, gerando uma grande variação hormonal, sendo muito comum a ocorrência de depressão pós-parto. DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940.O que é sepse materna?
Um exemplo disso é uma sepse ou um choque séptico que ocorre após uma hemorragia pós parto, podendo até mesmo determinar a morte de uma mulher que já esteja comprometida. Quando falamos em sepse falamos em disfunção orgânica, que é ameaçadora à vida e causada por uma resposta desregulada de um hospedeiro à infecção.Quais os sintomas de infecção no útero?
Portanto, é bom ficar atenta se perceber:
- inchaço e vermelhidão na vagina;
- coceira na região genital;
- dor no útero, no pé da barriga;
- vontade frequente de urinar;
- dor durante a relação sexual;
- sensação de peso ou pressão na região pélvica;
- corrimento amarelado ou esverdeado (ocorre quando há infecção por bactéria).
São sinais de complicações puerperais?
Após o parto, a mulher deve estar atenta a alguns sintomas como febre, perda de grande quantidade de sangue, corrimento com mau cheiro ou falta de ar, que podem indicar complicações e devem ser tratadas imediatamente pelo obstetra.O que é sepse pós-parto?
A sepse ocorre quando a resposta do corpo à infecção prejudica seus próprios órgãos e tecidos. Infecções causam 11% das mortes maternas.O que causa infecção na placenta?
Possíveis causasA corioamnionite é causada por uma infecção bacteriana ou fúngica no trato genitourinário da mulher que pode alcançar o útero e afetar as membranas que envolvem o bebê, como córion ou âmnio, mas também pode afetar a placenta ou o líquido amniótico.
Como saber se estou com infecção pós-parto?
Esse quadro clínico é raro, mas grave.
- A infecção no útero pode começar logo depois do parto.
- A mulher sente dor na parte inferior do abdômen, febre e tem uma secreção com odor fétido.
- Em geral, o uso de antibióticos cura a infecção.
Qual a pior fase do puerpério?
A tristeza pós-parto é quase fisiológica. Dependendo da estatística, de 50% a 80% das mulheres apresentam certa tristeza, ela também é conhecida como baby blues. Essa tristeza e irritabilidade que têm início em geral no terceiro dia depois do parto e dura uma semana, 10, 15 ou 20 dias, e desaparece espontaneamente.Quais são os sinais de alerta no puerpério?
- -> Hemorragia pós-parto: avaliar e investigar perdas de sangue súbita e abundante ou aumento persistente dessa perda, desmaios, tonturas, palpitações.
- -> Infecção puerperal: avaliar e investigar febres, calafrios, dor abdominal, ferida cirúrgica (em caso de cesariana ou episiotomia), cor e odor de leucorreia presente.