Merchandising é uma estratégia de marketing focada na apresentação dos produtos no ponto de venda. Envolve exposição, layout e técnicas para influenciar a decisão de compra do consumidor. Se você trabalha com lojas físicas ou virtuais, sabe que ninguém conhece a sua mercadoria melhor do que você mesmo, certo?
O merchandising é uma ferramenta importante usada pelas empresas para atrair a atenção dos consumidores, aumentar as vendas e reforçar a imagem da marca. Ao atingir esses objetivos, o merchandising pode ajudar a impulsionar o sucesso de uma empresa e aumentar sua base de clientes fiéis.
Um exemplo de merchandising é a utilização de displays, cartazes e outros materiais gráficos no ponto de venda, que destacam as características e benefícios do produto, chamando a atenção do cliente.
Merchandising é uma técnica de marketing que tem objetivo de repassar ao cliente em potencial as informações sobre os produtos e serviços disponíveis de forma atrativa.
O merchandising é assunto de interesse geral. Vale para marcas que querem se destacar no mercado e para as empresas que vendem seus produtos e serviços. Porque a concorrência é sempre tão intensa que não basta apenas repetir a estratégia daqueles que disputam o público com você.
O que é merchandising? Essa é uma ferramenta de marketing cujas técnicas têm a finalidade de apresentar e repassar informações sobre os produtos disponíveis nos pontos de venda. O objetivo final é que as mercadorias tenham giro, ou seja, grande rotatividade, evitando que fiquem paradas muito tempo no estoque.
Organização dos produtos na loja física com foco na identidade visual para atrair clientes e estimular compras. Utiliza técnicas de persuasão, como brindes, promoções e cupons de desconto, para estimular a compra. Envolve ações sutis na internet, como uso de redes sociais, blogs e vídeos de influenciadores digitais.
Qual é a diferença entre marketing e merchandising?
Sendo assim, podemos definir o merchandising como uma ferramenta do trade marketing — para sermos mais específicos, podemos dizer que é a parte visível do trade marketing — que busca atender diretamente o consumidor final (o shopper) e entender como ele se relaciona com o produto.
Visual Merchandising (VM) é uma estratégia de Marketing para atrair a atenção dos clientes para a loja física, proporcionando uma experiência que fortalece a identidade da marca.
PDV é a sigla para “Ponto de Venda”. Esse é o ambiente em que são realizadas as vendas de uma empresa. Desse modo, pode ser um lugar físico, virtual ou ambos para a oferta dos serviços e dos produtos.
Promotor de Vendas e Merchandising: o melhor uso dos materiais. Promotor de Vendas e Merchandising caminham juntos. O Promotor de Vendas é o profissional responsável por abastecer a loja, respeitando a estratégia desenvolvida pela equipe de Trade Marketing.
Embora vendas e merchandising sejam duas funções intimamente relacionadas, elas não são a mesma coisa. Merchandising é o processo de levar um cliente a uma venda, enquanto o termo “vendas” se refere a um consumidor que realmente seleciona um produto e conclui uma transação de compra.
Trazendo o conceito para a prática, o visual merchandising no ponto de venda não é nada mais do que expor e apresentar os produtos de modo adequado e estratégico. Portanto, o intuito é estimular visualmente o consumidor a comprar algo que não necessariamente esteja em sua mente.
Fatores como a cor, iluminação, aroma, layout e higiene do espaço, são o que compõem o merchandising e os principais fatores que criam impacto na tomada de decisão de compra dos consumidores no ponto de venda retalhista (PDV).
Além disso, o merchandising consegue estabelecer uma conexão do consumidor com os produtos de seu ecommerce. Essa conexão contribui para a decisão de compra e faz com que o cliente queira a experiência de comprar aquele produto. Portanto, lembre-se sempre que o resultado de um merchandising bem aplicado é a conversão.
Uma máquina virtual (VM) é um ambiente virtual que funciona como um sistema de computação com sua própria CPU, memória, interface de rede e armazenamento. Esse sistema virtual é criado a partir de um sistema de hardware físico (localizado on-premise ou não).
Merchandising é uma ferramenta de marketing que utiliza técnicas para expor produtos no ponto de venda (PDV) com o objetivo de motivar e influenciar a decisão de compra do consumidor. No caso do varejo, o merchandising só reforça a sua importância.
Visual merchandising é uma prática de marketing que usa plantas baixas, cores, iluminação, displays, tecnologia e outros elementos para atrair a atenção do cliente. Seu objetivo final é usar o espaço de varejo para gerar mais vendas, destacando a loja e atraindo compradores.
O objetivo do visual merchandising é criar uma experiência de compra atraente e agradável para o consumidor, a fim de aumentar as vendas e a fidelidade do cliente. Ele também pode ser utilizado como uma forma de transmitir a identidade da marca e reforçar sua imagem no mercado.
A diferença entre PDV e merchandising é que o merchandising se concentra na exposição de produtos/marcas dentro do PDV. Enquanto o Visual Merchandising se ocupa da gestão completa do PDV, incluindo planejamento, execução, comportamento de compra, disposição de produtos.
Visual Merchandising é uma estratégia que tem a proposta de chamar a atenção do cliente por meio do apelo visual e também na oferta de uma experiência repleta de sensações. Para isso, as lojas constroem uma apresentação de destaque que começa na arquitetura, mas também passa pela disposição e destaque dos produtos.