Posto que a medida mais utilizada é a do palete europeu ou europalete (1.200x800 mm) também existem outras medidas habituais como os pallets de 1.200x1. 000 mm, conhecidos como palete PBR ou palete brasilero, e os de 1.200x1. 200 mm.
Os pallets de 1.000×1.200 mm e de 1.200×1.200 mm, fabricados com os critérios e a qualidade do europalete, são denominados “tipo europalete”. No Brasil o palete mais comumente utilizado é o Tipo 1 de 1.000×1.200 mm denominado PBR1.
Basicamente, assim que os modelos foram reconhecidos nacionalmente, todos os modelos de palete no Brasil passaram a ser produzidos seguindo as dimensões de ambos. Enquanto o Palete PBR1 é modelado seguindo as dimensões 1000 mm X 1200 mm, o Palete PBR2 é montado em 1050 mm X 1250 mm.
Os paletes para armazenagem feitos de madeira (eucalipto ou pinus) são mais resistentes e têm maior capacidade de carga, o que traz uma melhor relação custo-benefício.
Seguindo os critérios de construção para esses suportes estabelecidos pela norma, são adotadas as medidas de 1.200x1. 000 mm. O peso máximo permitido para o pallet PBR é de 42 kg e sua capacidade de carga está entre 2.500 e 3.000 kg para cargas estáticas e 1.500 e 2.000 para cargas dinâmicas.
Criada em 1992, a PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália, e foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram que o sonho em comum se tornaria realidade.
Pinus. O pinus ou pinheiro é uma madeira de reflorestamento que possui alta durabilidade, resistência e um ótimo custo-benefício. Desse modo, é uma boa opção para a confecção de pallets utilizados no transporte e armazenamento de produtos pesados e volumosos.
O fato desse modelo receber a classificação de descartável, torna seu custo mais baixo, porém sua estrutura não é tão reforçada como o PBR, o que limita seu em situações de movimentação interna da carga, visto que não são capazes de suportar impactos durante esse processo.
Para pallets onde estão presentes itens comerciais, geralmente se utilizam os identificadores 02 (GTIN da caixa) e 37 (Número de caixas) para pallets incompletos, e estes identificam o tipo de produto e a quantidade de itens presentes no pallet.
Bom, a diferença entre pallet e palete está apenas no idioma. No inglês, pallet é um substantivo usado para se referir às estruturas utilizadas para cargas pesadas. No português, o significado é o mesmo, alterando apenas a estrutura da palavra, que se torna palete. Sendo assim, as duas formas estão corretas.
O palete PBR I tem uso amplo e genérico, houve revisões de modelo ao longo do tempo, sendo a última em dezembro de 2017, denominada PBR NG. Já o PBR II tem uso exclusivo para bebidas e sua última versão é de 1999. A construção deve ser feita em madeira reflorestada, podendo ser em eucalipto ou eucalipto e pinus.
Para um cálculo rápido, pode utilizar esta fórmula básica: Número de paletes = (comprimento do contentor / comprimento da palete) x (largura do contentor / largura da palete).
Entre os tipos mais comuns, temos o de madeira, o de plástico e o de aço. Além disso, eles podem ser novos, usados, descartáveis ou de contenção. Cada tipo tem características específicas que atendem a diferentes necessidades do setor logístico e de armazenamento.
Qual é o pallet mais resistente? Pallets de metal são os mais resistentes, oferecendo uma durabilidade superior e capacidade de suportar cargas extremamente pesadas. Eles são ideais para ambientes industriais e situações que exigem alta resistência.
A madeira de pinheiro, ou pinus, então, é muito utilizada para construir pallets de qualidade e que possam atender às necessidades logísticas de grande parte das empresas do mercado.
✓ A altura total deve ser 137 mm, com tolerância de 5 mm para mais ou para menos. ✓ O vão livre deve medir 99 mm, com tolerância de 4 mm para mais e 5 mm para menos.
A sigla PBR significa Palete Padrão Brasileiro. Esse tipo de pallet possui dimensões padronizadas que tornam mais eficaz todo o processo de carga e descarga em armazéns, estoques e supermercados de todo o Brasil.