O sistema de coordenadas pode ser dividido em sistema de coordenadas cartesianas, cilíndricas, polares, elípticas e geográficas. As geográficas têm um aspecto curvilíneo e por isso é passada em grau, minuto ou segundo, conhecidas como latitude e longitude.
Quais são os tipos de coordenadas e quais suas diferenças?
As coordenadas geográficas ou geodésicas são de caráter curvilíneo e por isso são dados em grau, minuto e segundo, conhecidas como latitude e longitude. As coordenadas planas são as que são projetadas do meio curvo (elipsóide) para o plano (cilindro envolvendo o elipsóide por exemplo).
Os sistemas de coordenadas mais utilizados são: coordenadas geográficas (baseado em coordenadas geodésicas); coordenadas UTM (baseado em coordenadas planas).
Qual a diferença de coordenadas UTM e geográficas?
Coordenadas geográficas são digitadas e apresentadas em graus decimais. Números negativos indicam longitudes oeste e latitudes sul. Coordenadas UTM sao digitadas e apresentadas em metros.
As Coordenadas UTM definem posições bi-dimensionais e horizontais. No exterior, alguns softwares consideram o hemisfério Sul como continuação do Norte extendendo o sistema de coordenadas para o Sul negativamente como em um eixo cartesiano.
Quais os 3 tipos de coordenadas utilizados na geodésia e cartografia?
As coordenadas referidas aos Sistemas de Referência Geodésicos são normalmente apresentadas em três formas: cartesianas, geodésicas(ou elipsoidais) e planas.
Como encontrar a localização de um objeto na superfície terrestre. Utilizando o sistema de coordenadas UTM, para determinar a posição de um objeto na superfície terrestre você precisa: Identificar o fuso no qual o objeto se encontra; Identificar o hemisfério no qual o objeto se encontra (norte ou sul)
A Google utiliza informações espaciais que são armazenadas como WGS84 e projetadas para WGS84 (EPSG: 4326) para o Google Earth e Pseudo Mercator (EPSG: 3857) para o Google Maps (GOOGLE INC., 2013).
O SIRGAS 2000 para coordenadas geográficas (graus decimal) será sempre o EPSG 4674; enquanto para coordenadas em UTM (unidade métrica) será diferente dependendo da zona/fuso onde está localizada sua área de estudo.
Para ver as coordenadas UTM, selecione: ferramentas / Opções. Conforme mostrado na imagem, a opção Universal Traverso de Mercator está selecionada na guia Visualização 3D. Assim, ao visualizar um dado, veremos que na parte inferior estão as coordenadas no formato UTM.
Coordenadas geodésicas estabelecem o vínculo entre os diversos sistemas de projeção cartográfica disponíveis em um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Basicamente, as informações que constam na base de dados de um SIG dizem respeito a determinada projeção cartográfica.
Para identificar o sistema de coordenadas correto, analise a extensão do conjunto de dados. Determine qual tipo de sistema de coordenadas corresponde melhor às informações de extensão do conjunto de dados e acesse o artigo relacionado para esse tipo específico de sistema de coordenadas.
A coordenada geográfica de um determinado ponto da superfície da Terra é obtida pela interseção de um meridiano e um paralelo. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte–sul, ligando um polo ao outro. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste–oeste.
Latitude é a distância em graus de um ponto na superfície terrestre até a Linha do Equador. Ela vai de 0 a 90º tanto no Hemisfério Norte quanto no Hemisfério Sul. Longitude é a distância em graus de um ponto na superfície terrestre até o Meridiano de Greenwich.
As zonas UTM são numeradas de 1 a 60, começando na linha internacional de data (zona 1 aos 180 graus Oeste de longitude) e progredindo para Este de volta à linha internacional de data (zona 60 aos 180 graus Este de longitude) tal como ilustrado na figure_utm_zones.
UTM (Urchin Tracking Module ou Módulo de Rastreamento Urchin) são links de rastreamento que adicionam extensões específicas ao final de cada link para entender a origem do tráfego. Através da UTM, é possível saber onde foi publicado e qual o conteúdo e campanha veiculados a determinado link.
É um sistema universal, isto é, utilizado internacionalmente para representação da superfície da Terra. A projeção UTM é uma projeção analítica que tem como objetivo minimizar todas as deformações de um mapa a níveis toleráveis, representando-os em um sistema ortogonal.
As coordenadas referidas aos Sistemas de Referência Geodésicos são normalmente apresentadas em três formas: cartesianas, geodésicas(ou elipsoidais) e planas.
Aqui no Brasil, atualmente, o primeiro é o sistema geodésico de referência oficial, desde 2005. Mas afinal, o que é um datum? Ele nada mais é que um elipsóide de referência para cálculos e medições. Este elipsóide consiste em uma superfície matemática que se aproxima do geóide, ou seja, ao real formato da Terra.
A Geodésia Superior, dividida entre a Geodésia Física e a Geodésia Matemática, trata de determinar e representar a figura da terra em termos globais; A Geodésia Inferior, também chamada Geodésia Prática ou Topografia, levanta e representa partes menores da Terra onde a superfície pode ser considerada “plana”.
Abra o desenho no Métrica TOPO, clique na aba Topografia ferramenta Convert. No campo Origem insira as informações: - Coordenada: Plano Topográfico Local. - Elipsoide: Selecione o elipsoide desejado para a conversão.