Quais são os tipos de trajetórias de chute no futsal?
Tipos de Chutes no FutsalChute de bate-pronto: Realizado imediatamente quando a bola toca o chão. Chute de voleio: Realizado com a bola no ar. Chute de Bico: Costuma ser o chute mais fácil e realizado com a ponta do pé. Ele não costuma ser muito preciso pelo pouco espaço de contato.
Quais são os tipos de chutes realizados no futsal?
Existem vários tipos de chute, dentre eles estão o chute simples (realizado com o dorso ou a parte interna do pé); chute de bico (feito com a ponta do pé); chute por cobertura (o pé se posiciona embaixo da bola, com o objetivo de obter altura); e chute de voleio (chute realizado com a bola no ar).
Classificações do Passe: Quanto a sua trajetória ele pode ser: rasteiro, meia altura ou parabólico. Em relação a distância: curto (de até 4 metros de um jogador até outro), médio (de 4 à 10 metros) ou longo (acima de 10 metros).
São muitas as variações de passe, como o “passe de letra”, passe de peito, de cabeça, de calcanhar e todos os tipos que a criatividade permita inventar. O Passe é classificado em rasteiro, meia altura ou parabólico.
Um chute simples consiste em bater com a parte interna do pé na bola para afastá-la da área ou direcioná-la ao gol adversário. Já o chute bate- pronto deve ser usado quando não há espaço para domínio de bola. O chute com o bico de pé costuma não ter uma boa precisão, pois o espaço de contato é reduzido.
Passe: o passe é a forma que o jogador tem para movimentar a bola até um companheiro de equipe, para assim dar continuidade à jogada (COSTA, 2007). Chute: caracteriza-se por bater na bola com o pé, cabeça ou outra parte do corpo, fazendo com que essa vá em direção ao gol (COSTA, 2007).
3 - Chute. Pode ser resumido como o ato de acertar a bola com o intuito de marcar um gol ou impedir a progressão de uma jogada do adversário. É um fundamento muito semelhante ao passe, mas com objetivos distintos.
Os principais fundamentos do Futsal são o passe, o drible, o cabeceio, o chute, a recepção e a condução de bola. Dependendo da posição em quadra, um atleta pode ser melhor em um fundamento do que em outro.
Onde foi criado o Futsal? A versão mais aceita da origem do Futsal é que Futebol de Salão teve sua origem no Uruguai quando começou a ser praticado na década de 1930 em Montevidel,também na Associação Cristã de Moços.
1) Recuo: a perna do chute é recuada para trás e o joelho flexionado. 2) Balanço: rotação superior e inferior da perna devido a rotação e flexão do quadril. 3) Impacto e flexão do joelho.
Quais são os chutes de acordo com as regras do futebol? Os principais são: chute livre, chute do gol (tiro de meta), chute angular (escanteio) e o pênalti.
Lucena (2008) afirma que, além do chute, no jogode futsal existem outros recursos que podem ser usados com o objetivoda marcação dos gols, como o cabeceio, o calcanhar, a coxa, o peitoou qualquer outra parte do corpo, exceto as mãos.
Aprovada pela comunidade. Chute de Bico: Costuma ser o chute mais fácil e realizado com a ponta do pé. Ele não costuma ser muito preciso pelo pouco espaço de contato; Chute por Cobertura: Com o pé por baixo da bola é possível fazer com que ela ganhe altura.
Antecipação – Ação defensiva que consiste em anteveros movimentos de ataque para se adiantar no espaço e no tempo ao adversário,impedindo a recepção da bola. Apoio – Principio de colaboração entrejogadores de uma equipa no ataque. Jogador em condições de receber a bola, parafacilitar a ação do colega de posse de bola.
O Chute no Futsal é a ação que se dá para deslocar a bola, é o ato de enviar a bola em uma certa direção. O Chute pode ser realizado com qualquer parte do corpo permitida pelas regras, ou seja, com os pés, coxa, peito ou de cabeça . O melhor chute sem dúvida, é aquele que une precisão e força.
São eles: passe de peito (é um passe para curtas e médias distâncias); passe picado ou quicado (nesse passe a bola toca o solo antes de ser lançada ao companheiro); passe por cima da cabeça (é quando a bola é lançada por cima do marcador); passe de ombro (é realizado com as duas mãos, com o objetivo de alcançar longas ...
Os fundamentos técnicos básicos do futebol, de acordo com PAOLI & GRASSELI (2003)[5] são: passe, chute, cabeceio, condução de bola, drible, finta, domínio, recepção e marcação.
Os esquemas de jogo mais adotado pelas equipes são: 2-2, 1-3, 3-1, 1-2-1. Estes esquemas são os comumente praticados durante o desenvolver de uma partida, sendo que uma equipe varia constantemente tais esquemas, de acordo com as necessidades e principalmente de acordo com o adversário.
Diferentemente do futebol, o futsal requer um uso muito mais ativo e criativo de dribles por parte dos jogadores, justamente por conta do espaço reduzido da quadra, menor número de jogadores e outras diferenciações entre ambos os esportes citados.
Caneta. É quando o jogador está sendo marcado frente a frente e rola a bola por debaixo das pernas do marcador e corre para o outro lado para buscar a bola.