Fabio Konder Comparato, uma das maiores inteligências da sociedade atual, em sua obra Ética, apresenta três princípios éticos de significante importância: A VERDADE, A JUSTIÇA E O AMOR, que entendidos, pode nos levar a responder as interrogações acima.
Ética racionalista: Utilizada e estudada pelos gregos antigos, ela explica que o indivíduo submete sua vontade e determina suas atitudes por meio da razão. ...
Ética teleológica: Analisa e reflete as consequências possíveis de uma ação. ...
Ética teológica ou cristã: A ética está fundamentada na fé.
Para que uma conduta possa ser considerada ética, três elementos essenciais devem ser ponderados: a ação(ato moral), a intenção(finalidade), e a circunstância(consequências) do ato.
Honestidade. Entre as características e valores morais que compõem o comportamento ético, ser honesto faz parte delas, mesmo em situações em que você será prejudicado. ...
São eles: beneficência, não-malefi- cência, autonomia e justiça ou eqüidade. O princípio da beneficência relaciona-se ao dever de ajudar aos outros, de fazer ou promover o bem a favor de seus interesses.
Quais são os 3 princípios fundamentais éticos em pesquisa humana?
Elas colocam como princípios fundamentais: a autonomia; a não maleficência e a justiça. Vale lembrar que qualquer pesquisa com seres humanos envolve riscos, ainda que as pesquisas sejam no campo educacional e não somente na área da saúde.
Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver. O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.
Ética é uma área da filosofia que busca problematizar as questões relativas aos costumes e à moral de uma sociedade, sem recorrer ao senso comum. A ética tenta estabelecer, de maneira moderada e com uma visão questionadora, o que é o certo e o errado e a linha, muitas vezes tênue, entre o bem e o mal.
Ética normativa, sobre os meios práticos de se determinar as ações morais; Ética aplicada, sobre como a moral é aplicada em situações específicas; Ética descritiva, também conhecido como ética comparativa, é o estudo das visões, descrições e crenças que se tem acerca da moral.
A ética é um campo fundamental da filosofia que se preocupa com a moralidade das ações humanas e os princípios que orientam o comportamento. Ela abrange uma ampla gama de questões relacionadas ao que é certo e errado, justo e injusto, desempenhando assim um papel regulador nas relações humanas.
Quais são os tipos de ética? De acordo com sua área de estudo, podemos classificar a ética em metaética, normativa, descritiva e aplicada. Segundo a maneira pela qual responde da teoria à ação moral (isto é, à prática da ação humana), podemos classificar a ética em aristotélica, utilitarista, kantiana e outras éticas.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
Ser ético é agir e viver conforme as regras e normas determinadas em sociedade, é construída através do coletivo. Moral é seguir as regras e normas determinadas pela consciência individual de cada ser humano. Por tanto essa pode ter influência com a cultura do meio vivido ou da criação.