Quais os três aspectos clínicos da cetoacidose diabética?
A cetoacidose diabética é uma complicação aguda do Diabetes Mellitus (DM) caracterizada por hiperglicemia, acidose metabólica, desidratação e cetose, na vigência de deficiência profunda de insulina.Quais as principais manifestações clínicas do paciente em cetoacidose diabética?
Os sintomas iniciais da cetoacidose diabética são sede e micção excessivas, perda de peso, náusea, vômito, cansaço e dor abdominal, sobretudo em crianças. A respiração tende a se tornar profunda e rápida enquanto o organismo tenta corrigir a acidez do sangue.O que causa cetoacidose diabética?
É uma emergência médica, e acontece quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue do paciente diabético encontram-se muito altos e estão acompanhados do aumento da quantidade de cetonas no sangue também.Como explicar cetoacidose?
Cetoacidose diábetica é um distúrbio do metabolismo das proteínas, lípides, carboidratos, água e eletrólitos, conseqüente à menor atividade da insulina frente à maior atividade (absoluta ou relativa) dos hormônios contra- reguladores, caracterizado por hiperglicemia (geralmente acima de 250 mg/dl), presença de ...TUDO SOBRE CETOACIDOSE DIABÉTICA? QUAIS OS SINTOMAS? COMO TRATAR?
O que fazer em uma crise de cetoacidose?
Para tratar a cetoacidose, o portador deve ir ao hospital. Lá deve ser administrada insulina, é necessário hidratar as veias, deve-se corrigir a alteração dos íons do sangue e acompanhar a consciência do paciente, para que ele não desmaie.Como eu sei que meu corpo está em cetose?
Os efeitos colaterais de curto prazo da cetose incluem dor de cabeça, fadiga, constipação, desidratação e mau hálito. Eles geralmente desaparecem alguns dias ou semanas após o início da dieta cetogênica mas, no longo prazo, ela também está associada a diversos problemas para a saúde.Como se desenvolve a cetoacidose diabética?
A cetoacidose diabética consiste em uma complicação aguda e grave do diabetes mellitus. Ocorre devido uma profunda deficiência do hormônio insulina, que gera elevação importante da glicose com presença de cetonas no sangue e redução do pH sanguíneo.Quais são as emergências Diabeticas?
As emergências glicêmicas mais frequentes são a hiperglicemia, decorrente da Cetoacidose Diabética (CAD) ou do Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar (EHH), e a hipoglicemia.O que acontece quando a glicose está acima de 500?
A cetoacidose diabética é uma emergência médica e costuma ocorrer quando os níveis de glicose no sangue ultrapassam os 500 mg/dl. Os sinais e sintomas mais comuns da cetoacidose são náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental, prostração e dificuldade respiratória.Quais exames pedir para cetoacidose diabética?
Os exames laboratoriais iniciais são os mesmos indicados para o paciente diabético que chega em estado de cetoacidose diabética:
- Glicemia.
- Glicosúria / Cetonúria (Glicose/Cetona na urina)
- Eletrólitos (Sódio, Potássio, Cloreto, Cálcio, Magnésio, Fósforo)
- Gasometria arterial.
- Uréia.
- Creatinina.
- Hemograma.
- Insulina.
Como prevenir a cetoacidose diabética?
4 dicas para evitar a cetoacidose diabética
- Fazer acompanhamento médico regular;
- Aplicar corretamente as injeções de insulina;
- Realizar as medidas da glicemia capilar com o glicosímetro;
- Fazer controle da dieta para evitar alimentos com alto teor de açúcar e que podem levar à cetoacidose.
Porquê tem dor abdominal na cetoacidose?
Manifestações clínicas da cetoacidose diabéticaOs cetoácidos são irritativos em associação com a desidratação intensa, causam dor abdominal (até 50% dos pacientes), náuseas e vômitos e, muitas vezes, simulam um quadro de abdome agudo na emergência.