Os segmentos de reta são classificados como: consecutivos, colineares, congruentes e adjacentes. Segmentos Consecutivos: Dois segmentos de reta são consecutivos se, a extremidade de um deles é também extremidade do outro, ou seja, uma extremidade de um coincide com uma extremidade do outro.
Retas paralelas: são retas que não possuem interseção e estão em um mesmo plano. Retas concorrentes são retas que têm um ponto em comum. As retas perpendiculares são retas concorrentes que formam entre si um ângulo reto. Retas reversas são retas que não têm interseção entre elas e que não são paralelas.
A reta é a linha que possui uma única direção, sendo ilimitada nos dois sentidos de crescimento. Então, podemos afirmar que a reta é infinita e não possui começo nem fim. ✓ Por um ponto podemos traçar infinitas retas. ✓ Por dois pontos distintos podemos traçar uma única reta.
Um segmento de reta nada mais é do que uma parte de uma reta que possui um ponto inicial e um ponto final, chamados de “extremos”. Na figura a seguir temos uma reta r, e a parte vermelha compreendida entre os pontos A e B é um segmento de reta.
Triângulos são figuras geométricas formadas por três segmentos de reta que se encontram nas extremidades. Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices.
Retas são figuras geométricas planas ou espaciais que podem ser classificadas em concorrentes, coincidentes e paralelas. Ouça o texto abaixo! Na Geometria, as retas são definidas apenas como conjuntos de pontos. Sabemos, além disso, que as retas são linhas que não fazem curvas e que são ilimitadas e infinitas.
As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.
Para calcular o comprimento desse segmento de reta, utilizamos uma fórmula deduzida do teorema de Pitágoras. Dados os pontos A(xA, yA) e B (xB, Yb), para calcular a distância entre esses dois pontos, utilizamos a fórmula dAB² = (xB – xA)² + (yB – yA)². Não pare agora...
Quais são as características de um segmento de reta?
Segmento de reta
Segmentos de reta possuem fundamento parecido com o da semirreta. A diferença está no fato de o segmento de reta possuir início e fim, diferentemente da semirreta, que só possui um ponto de início, mas não possui fim.
O ponto médio de um segmento de reta é o ponto que separa o segmento em duas partes com medidas iguais. Ouça o texto abaixo! Podemos concluir que AB = 2 * (AM), considerando que M é o ponto médio do segmento AB. Por meio de um método análogo, conseguimos demonstrar que yM = (yA + yB )/2.
Lados: segmentos de reta que caracterizam o quadrado; Vértices: Pontos de encontro entre dois lados; Ângulos internos: os ângulos retos; Diagonais: Segmentos de reta cujas extremidades são dois vértices de um polígono, mas que não são lados.
Retas: As retas são linhas formadas por pontos e sem espaços entre eles. Elas são infinitas e ilimitadas. Semirreta: Linha indefinida numa só direcção e sentido, partindo de um ponto de origem. Segmento de Reta: é uma parte da reta, marcada por dois pontos.
As retas podem ocupar três posições: horizontal, vertical e inclinada. A linha do horizonte está na posição horizontal. Toda reta que está em uma posição semelhante a da linha do horizonte, dizemos que é uma reta horizontal.
Para que os três segmentos formem um triângulo, existe o que conhecemos como condição de existência, que é a seguinte: a soma de dois lados é sempre menor que o terceiro lado.
Podemos identificar um segmento de reta por meio dos seus dois pontos (extremos) indicados por duas letras latinas maiúsculas (pontos), com um traço sobre as duas letras. Para o caso da figura desta seção, representamos o segmento de reta da seguinte forma: ; ou .
Qualquer ponto cujas coordenadas formam uma solução para equação da reta podemos dizer que este ponto pertence à reta. Para saber se um ponto pertence à uma reta basta verificar se suas coordenadas formam uma solução para a sua equação. Exemplo: A equação y = − 3 x + 1 é uma reta com coeficiente angular igual a -3.