Diferentes tipos de cibercriminosos: White hat, black hat, gray hat e muito mais. Os hackers usam suas habilidades para burlar a segurança digital e acessar informações restritas. Embora os hackers geralmente sejam criminosos, existem vários tipos de hackers, e nem todos são mal-intencionados.
Os hackers white hat (chapéu branco) obtêm o consentimento de seus alvos antes de orquestrar um ataque. Suas ações são legais e eles não têm a intenção de causar danos. Na verdade, eles fazem o oposto, melhorando a segurança cibernética de seus clientes.
Qual nome é dado os hackers que executam ataques por uma causa?
A resposta correta é a alternativa c) hactivist. Os hactivists são hackers que realizam ataques cibernéticos com o objetivo de promover uma causa política, social ou ideológica.
Os desenvolvedores, assim como os cibercriminosos, têm recorrido ao Go, também conhecido como Golang, por causa de sua facilidade de uso, confiabilidade e eficiência, de acordo com o relatório.
Os spywares são usados para que os hackers consigam espiar as informações dos sistemas que desejam invadir, permanecendo em segundo plano sem que sejam notados. Assim, essa é uma das formas mais perigosas de acesso, visto que os hackers terão acesso às informações e poderão também danificar os dispositivos.
Enquanto, o "cracker" é o "hacker do mal", que rouba senhas e implementa vírus, por exemplo. Esses nomes foram subdivididos em "chapéus": white hat, grey hat e black hat, que organizam essas atividades (entenda abaixo).
Os hackers podem criar programas que buscam caminhos desprotegidos em sistemas de rede e computadores. Eles podem obter acesso via backdoor, infectando um computador ou sistema com um trojan, um tipo de vírus criado por hackers para adquirir e roubar dados importantes de forma discreta.
É improvável que alguém consiga invadir seu telefone com uma ligação normal, mas os hackers podem usar mensagens de texto para infectar seu telefone. Por exemplo, alguém pode invadir seu iPhone se lhe enviar uma mensagem de phishing e você clicar em um link suspeito.
Hacker do bem, caçador de bugs ou hacker, todos esses são termos usados para designar o especialista em segurança da informação que procura por vulnerabilidades em ativos digitais em troca de recompensas.
O hacker pode atuar em setores ligados à perícia forense, pesquisas de vulnerabilidade, engenharia de projetos, desenvolvimento de softwares, testes de invasão, gestão de riscos, entre outros.
Sendo assim, as principais funções de um hacker são tentar invadir um sistema, para testar se ele é seguro o é seguro o suficiente. Caso seja constatada alguma fragilidade, ele ajuda também na resolução dessas falhas e furos, dando dicas de como deixar o sistema mais seguro.
A polícia federal dos Estados Unidos, o FBI, divulgou nesta semana uma versão atualizada da sua lista de mais procurados no ramo do cibercrime. A lista tem 41 suspeitos de crimes internacionais ... Kevin Mitnick é conhecido como o hacker mais famoso de todos os tempos.
Kevin Mitnick, o hacker mais famoso da história que na década de 1990 estava na lista das pessoas mais procuradas dos Estados Unidos , morreu neste domingo em Pittsburgh aos 59 anos.
Daniel Lofrano Nascimento, (Bauru, São Paulo, 1988), mais conhecido como Daniel Nascimento, é um empresário, consultor de segurança digital e ex-hacker, tendo sido já considerado um dos maiores hackers do Brasil.
As formas mais comuns de ataques executados pelos hackers são: Força bruta: é uma das técnicas mais comuns e de grande impacto. Consiste em adivinhar, por tentativa e erro, um nome de usuário e senha e, assim, executar processos e acessar sites, computadores e serviços em nome e com os mesmos privilégios deste usuário.
Quem são os crackers? Ao contrário dos hackers, os crackers usam suas habilidades tecnológicas para promover ações maléficas. Na maior parte das vezes, direcionam seus conhecimentos de forma desonesta, para ganhar algum tipo de “vantagem financeira” por meio de roubos ou desvios de informações.
Resumindo: ambos têm as mesmas habilidades com tecnologia, computadores e dispositivos móveis, mas se distinguem pela forma de atuação no mercado. Um hacker cria, otimiza e modifica softwares e hardwares para melhorar os sistemas de segurança, enquanto um cracker burla esses sistemas para obter vantagem ou causar dano.
Porque hackers usam Python? Hackers éticos geralmente desenvolvem pequenos scripts, e python sendo uma linguagem de script oferece desempenho incrível para pequenos programas. Python tem uma comunidade enorme, portanto, qualquer dúvida de programação relacionada é rapidamente resolvida pela comunidade.