Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.
Quais são as características de sabedoria que vem de Deus?
V. 17: “Mas a sabedoria que vem do alto é, em primeiro lugar, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia”.
Constatamos que a palavra “sabedoria” advém do grego sophia e significa excelência mental no sentido mais pleno. Portanto, sabedoria inclui não apenas o conhecimento, mas a habilidade e o julgamento para aplicar tal conhecimento às circunstâncias e situações da vida.
As Escrituras Sagradas podem nos tornar sábios "para a salvação pela fé em Cristo Jesus" (2 Timóteo 3:16). Devemos buscar sabedoria constantemente, a fim de se ter êxito em todo teste de fé e perseverança. Podemos pedi-la a Deus, com sinceridade de coração, para que nos guie em nossas decisões (Tiago 1:5).
A sabedoria é a base para tomar boas decisões na vida pessoal e profissional. Conceitualmente, ela se refere a saber coisas importantes para guiar as escolhas que precisamos fazer todos os dias. Ter sabedoria também diz respeito a ser prudente, ter razão e conhecimento.
A sabedoria de Deus deve nos impactar fortemente e nos levar a confiar nele e na maneira como ele sabiamente conduz nossa vida. Sim, devemos ser gratos a ele, e por tudo o que ele faz, sabendo que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus (Rm 8.28).
Para quem não está familiarizado com a narrativa cristã, vale a lembrança: Salomão nasceu por volta de 974 a.C. e foi coroado rei de Israel aos 12 anos. Diante de Deus e da chance de conquistar qualquer coisa, pediu sabedoria para governar seu povo.
Qualquer um que tenha interesse em tentar coisas novas e refletir sobre o processo tem capacidade de obter sabedoria. Aprendendo tanto quanto possível, analisando suas experiências e colocando seu conhecimento em teste, pode se tornar uma pessoa mais sábia.
Consiste em olharmos com os olhos de Deus para as situações do nosso cotidiano. Na prática, o Dom da Sabedoria está presente quando não olhamos e agimos conforme a nossa busca por prazer, conforme os nossos sentimentos ou emoções do momento, mas quando olhamos e agimos segundo os olhos e a vontade de Deus.
O autoconhecimento importa tanto porque nos ajuda a ter uma noção precisa do que precisamos para estar satisfeitos, o que significa que poderemos fazer escolhas mais sábias, especialmente com relação a amor e trabalho. Este é o segredo da sabedoria.
Distinguiu três sabedorias: a sabedoria filosófica, que era uma sabedoria adquirida; a sabedoria teológica, também adquirida; e a sabedoria enquanto dom. Para Descartes, a sabedoria é o conhecimento de todas as coisas.
Assumem suas responsabilidades e não culpam os outros pelas próprias inadequações, problemas ou sofrimentos, fazendo o que tem que ser feito, sem serem tomados pelas emoções. Em outras palavras, possuem uma elevada inteligência emocional.
A sabedoria de Deus é encontrada nas escrituras, nos ensinamentos dos profetas (como nas conferências gerais) e, é claro, em nossas orações. Há muito que podemos aprender hoje mesmo sobre a sabedoria.
Ao invés de pedir riquezas, poder ou sucesso militar, Salomão surpreendeu ao solicitar sabedoria a Deus. Em um momento em que Deus lhe concedeu a oportunidade de escolher qualquer coisa, Salomão reconheceu a importância da sabedoria para governar com justiça e discernimento.